Após 12 anos vai acontecer a Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena
Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo.
Maior encontro da rede Cultura Viva acontece em Aracruz (ES), de 24 a 29/03, com foco em justiça climática, saberes ancestrais e fortalecimento da cultura comunitária.
Depois de 12 anos volta acontecer a Teia Nacional dos Pontos de Cultura, maior encontro da rede Cultura Viva no país. A 6ª edição acontece de 24 a 29 de março, em Aracruz (ES), e marca a primeira vez que o evento é realizado fora de uma capital, em um território indígena com forte presença dos povos Tupiniquim e Guarani.
Com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática“, a Teia reunirá agentes culturais, coletivos, mestres e mestras das culturas populares, povos tradicionais e representantes da sociedade civil de todas as regiões do Brasil. A programação inclui apresentações artísticas, debates, rodas de conversa, oficinas, vivências culturais, encontros setoriais, feira de economia solidária e o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.




Pontos de Cultura: surgimento e expansão
Criados em 2004, com o lançamento do Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura são grupos e entidades que desenvolvem ações culturais de base comunitária em seus territórios. A política se consolidou como Política Nacional de Cultura Viva em 2014 (Lei nº 13.018) e completa mais de 20 anos como a principal iniciativa de cultura comunitária do Brasil.
A retomada da Teia ocorre em um momento de forte expansão da rede. Atualmente, o país conta com mais de 13.700 Pontos de Cultura certificados. Até o início de 2023, eram 4.329. Esse crescimento é resultado da retomada de investimentos e da articulação de políticas públicas como a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que garante um piso anual de R$ 400 milhões para o fortalecimento da Cultura Viva em todo o território nacional.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a volta da Teia é um marco histórico e mais uma grande conquista desta gestão. “A retomada da Teia Nacional ocorre em um contexto de reconstrução das políticas culturais no país, após um período de descontinuidade, desmonte institucional e redução de investimentos na cultura de base comunitária. Ao recolocar o encontro no calendário nacional, o MinC e o Governo do Brasil reforçam a Cultura Viva como política estratégica de Estado, articulando diversidade cultural e participação social, em diálogo direto com agendas contemporâneas como a justiça climática e o Bem Viver“, define.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, destaca o papel estratégico dos Pontos de Cultura nos territórios. “Hoje, temos mais de 13 mil Pontos de Cultura espalhados por todas as regiões do Brasil, fortalecendo identidades, promovendo inclusão e articulando ações que dialogam diretamente com a justiça social e climática. A 6ª Teia é um espaço de celebração, mas também de construção coletiva de caminhos para um futuro mais justo, sustentável e culturalmente diverso“, ressalta.




Fórum Nacional
A 6ª Teia Nacional sediará o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, convocado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC). O Fórum acontece nos dias 24 e 25 de março e reunirá delegadas e delegados eleitos nas etapas estaduais e distrital para debater, deliberar e propor diretrizes para a Política Nacional de Cultura Viva, além de eleger os novos membros da CNPdC.
A 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Espírito Santo, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Sesc e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), com apoio da Prefeitura de Aracruz.
SERVIÇO
6ª TEIA Nacional dos Pontos de Cultura
Data: 24 a 29 de março de 2026
Local: Aracruz /ES
5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura
Data: 24 e 25 de março de 2026
Local: Aracruz /ES

