O Traço da Terra, o simbólico do Brasil presente
Com sua estética apurada e o traço firme e preciso, Lody pulsa o Brasil nas telas e paletas de cores construídas sempre com muita harmonia e carregadas de simbolismo.
“O Traço da Terra, o desenho brasileiro de Raul Lody” é uma viagem de vida pelos 70 anos desse renomado antropólogo e artista através de seus desenhos e pinturas.
Editado para fácil interação e compreensão o livro “O Traço da Terra” pode ser aberto em qualquer página e dela partir para uma viagem sobre as suas muitas temáticas: danças, culinária, candomblé, vestuário, adornos, na reconstituição imagética do artista Raul Lody.
Com inúmeros trabalhos gráficos realizados como as artes de Orixás para a Loteria Federal ou as capas de livros, Raul Lody também participou de exposições como: no Museu da Cidade do Salvador, Bahia; na Sala Bernardelli, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro; no Museu Emílio Goeldi, Belém, Pará; ou na mostra antológica Tradição e Ruptura, no pavilhão da Bienal de São Paulo.
O universo pictórico de Raul é um mundo de traços e cores cativantes, que revelam o antropólogo e pesquisador através de imagens que parecem contar histórias. Pode ser o desenho de um pote de barro ou o universo colorido dos Orixás, as telas se sucedem desafiando e encantando o observador.
O artista tem um traço muito marcante, como se não tirasse a tinta do papel, desenhando de uma talagada só, com a delicadeza presente em todo trabalho. E trabalha com harmonia especial nas cores que impregna o papel. Multifacetado, Raul utiliza muitas técnicas com a sua abordagem delicada e poética, nos transportando para o mundo retratado pelos objetos, cenas e personagens. Lembrando muitas vezes os escultores populares, Lody gera em sua arte todo o universo mitológico da temática abordada. Pinta, por exemplo, os personagens de Congos e Congadas, ou desenha dezenas de moringas de água em suas mais diversas interpretações.
O ritual traz o movimento, onde os personagens parecem dançar. A emoção ritual, onde a vivência do candomblé tem notada influência, pontua o olhar da tradição e da construção identitária, que surpreendem no olhar de Lody voltado sempre para o novo, para o contemporâneo, mesmo que retratando uma lenda mitológica. E nesse interlace contemporâneo que Raul apresenta sua arte, dos meios digitais as capas de livro, até nos bilhetes de loteria e seus Orixás.
Como um prolongamento dos sentidos e sentimentos de Raul Lody “O Traço da Terra” apresenta com muitos detalhes a riqueza do artista nômade e estudioso, que diz: “A imagem é um dos meus idiomas”. As imagens de Lody aqui apresentadas guardam muitos idiomas.
Boa viagem pelo Brasil de Raul Lody!
RAUL LODY – O autor por ele mesmo
Sou antropólogo, museólogo, curador, e autor de vasta obra publicada nos campos da cultura material/arte/artesanato; das artes étnicas de matriz africana; da gastronomia/antropologia da alimentação. Nestes 52 anos de ofício, tenho a alegria de ter publicado mais de 100 livros, centenas de artigos, e roteiros/argumentos para vídeo e cinema.
Sinto-me um autor multimídia que se amplia no exercício vocacionado de ilustrador. A realização do desenho/pintura é uma extensão do meu olhar e do meu desejo de comunicar através das imagens.
Destaco que o meu primeiro livro publicado, Símbolos Mágicos na Arte do Metal (1974), é um livro-documento da antropologia visual, sendo uma viagem iconográfica sobre
as ferramentas dos orixás no candomblé. Esses desenhos foram feitos a nanquim.
E com técnicas mistas apresentei meus desenhos/pinturas nas ilustrações dos meus três livros infantis, publicados pela Pallas Editora. Também ilustrei muitos outros livros, dezenas, para me expressar mais ainda pelas imagens.
Neste caminho da imagem, destaco que todos os bilhetes da Loteria Federal de julho de 1986 foram ilustrados com os meus desenhos, cujos temas eram os orixás, numa tiragem de milhões de frações, sendo uma das mais emocionantes maneiras na qual o meu desenho chegou ao público.
Também, realizei exposições em espaços nos quais pude manifestar a minha fala através das imagens. Exposições, que na sua maioria foram individuais, como as realizadas no Museu da Cidade do Salvador, Bahia; na Sala Bernardelli, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro; no Museu Emílio Goeldi, Belém, Pará. Ainda, participei na antológica Tradição e Ruptura, no pavilhão da Bienal de São Paulo; além de outras dezenas de exposições de galerias e museus.
E até hoje, continuo neste ofício de fazer nascer as imagens em livros, em exposições e em linguagens digitais.
SERVIÇO
Para comprar O Traço da Terra capa dura: CLIQUE AQUI
Editora : Raiz
Idioma : Português
Capa dura : 134 páginas
ISBN-13 : 979-8333227034
Peso do produto : 404 g
Dimensões : 20.96 x 1.3 x 27.94 cm
US$ 24,80
Para comprar O Traço da Terra versão eBook: CLIQUE AQUI
Editora : Raiz
Idioma : Português
Tamanho do arquivo : 474969 KB
Número de páginas : 134 páginas
Formato : Print Replica
US$ 5