CanaisLiteratura

Museu Casa Mário de Andrade inaugura evento em homenagem à vida e obra do escritor

Colaborando com a RAIZ

Realizada no mês de nascimento do poeta, a Semana Mário em Foco destaca a contribuição do modernista para a cultura brasileira

O Museu Casa Mário de Andrade inaugura uma semana de atividades em celebração ao aniversário do poeta e patrono do museu, que em 2023 completa 130 anos. A “Semana Mário em Foco” está programada para os dias 17, 18, 19 e 21 de outubro com rodas de conversa ministradas por pesquisadores da obra de Mário de Andrade, além de um passeio pelo centro de São Paulo. Para participar das atividades é necessário se inscrever nos links disponíveis no final do texto.

Organizado por Viviane Aguiar e Marcelo Tápia, coordenadora do Centro de Pesquisa e Referência e diretor do Museu Casa Mário de Andrade, respectivamente, o evento pretende retomar as diversas atuações do modernista, que, além de escritor, foi o primeiro secretário de Cultura do Brasil.

A Casa Mário de Andrade é um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

A Semana Mário em Foco inicia no dia 17 de outubro, a partir das 19h, com abertura de Marcelo Tápia, seguida da atividade “Mário de Andrade, 130 anos”, ministrada por Gênese Andrade, doutora em Literatura Hispano-Americana pela USP e pós-doutora em Literatura Comparada pela Unicamp, com vasta pesquisa sobre o movimento modernista e seus expoentes.

O bate-papo traz um panorama da atuação de Mário de Andrade, sobretudo como escritor e crítico de arte, além da relação com os vanguardistas brasileiros e hispano-americanos. Destaca também o quanto dos seus trabalhos permanecem atuais, mais de um século depois de seu nascimento e da realização da Semana de Arte Moderna de 1922.

No dia 18 de outubro, das 19h às 21h, acontece a roda de conversa “Literatura, raça e classe em Mário de Andrade”, com a participação de pesquisadores especializados pela USP: Petrônio Domingues, mestre e doutor em História; Angela Grillo, doutora e mestre em Letras pelo programa de Literatura Brasileira; e Pedro Fragelli, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Aqui, o debate é mediado por Irlani Carvalho, educadora no museu Casa Mário de Andrade, filósofa pela Unifesp, especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFABC e pós-graduanda em “As Áfricas e suas Diásporas” pela Unifesp. A atividade ocorre em torno das questões de raça e classe que permearam a vida, a atuação intelectual e a produção literária do escritor, em sua obra poética e na ópera Café.

 

Foto: Mário de Andrade em sua casa, por Gilda de Moraes Rocha, 1932. Arquivo IEB-USP
Foto: Mário de Andrade em sua casa, por Gilda de Moraes Rocha, 1932. Arquivo IEB-USP

 

A fim de destacar a atuação do modernista como gestor público municipal de São Paulo, no dia 19, das 19h às 21h, o bate-papo “Mário de Andrade, gestor cultural” conta com Vera Lúcia Cardim de Siqueira, mestre e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP; Rafael Vitor Barbosa Souza, historiador pela USP e atual coordenador do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, do Centro Cultural São Paulo; e Valquíria Maroti Carozze, mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

A conversa focará, principalmente, na Sociedade de Etnografia e Folclore, criada por Mário enquanto estava à frente do Departamento de Cultura de São Paulo, e da Missão de Pesquisas Folclóricas — expedição organizada pelo modernista com o objetivo de fazer registros de cantos populares e cerimônias afro-brasileiras no nordeste e norte do país — que completa 85 anos em 2023. Aborda, ainda, a atuação de Oneyda Alvarenga, ex-aluna de Mário de Andrade, que deu continuidade ao trabalho dele no acervo musical reunido a partir da Missão.

Encerrando a 1ª edição da Semana Mário em Foco, no dia 21, das 10h às 13h, o museu realiza o encontro peripatético “Roteiro lírico pelo Centro: Mário de Andrade, escritor de São Paulo”, comandado pela guia de Turismo Regional de São Paulo, Tereza Cristina Ferreira Batista. Essa atividade tradicional do museu, baseada no conceito do filósofo Aristóteles de ensinar passeando, percorrerá o centro paulistano para lembrar as transformações que a cidade vivenciou na virada dos séculos XIX para o XX, as quais inspiraram o escritor em sua produção.

 


SERVIÇO

Semana Mário em Foco
Inscrição para as atividades on-line disponível neste link
Prazo 18/10 – 300 vagas
Inscrição para o Encontro Peripatético disponível neste link
Prazo: 20/10 – 40 vagas

 

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 17 de outubro, das 19h às 21h
Abertura: Marcelo Tápia
Palestra: “Mário de Andrade, 130 anos”
Com Gênese Andrade
Atividade on-line, realizada por meio da plataforma Zoom

Quarta-feira, 18 de outubro, das 19h às 21h
Mesa-redonda: “Literatura, raça e classe em Mário de Andrade”
Com Petrônio Domingues, Angela Grillo e Pedro Fragelli
Mediação: Irlani Carvalho – Atividade on-line, realizada por meio da plataforma Zoom

Quinta-feira, 19 de outubro, das 19h às 21h
Mesa-redonda: “Mário de Andrade, gestor cultural”
Com Vera Lúcia Cardim de Cerqueira, Rafael Vitor Barbosa Sousa e Valquíria Maroti Carozze
Mediação: Fernanda Lé – Atividade on-line, realizada por meio da plataforma Zoom.

Sábado, 21 de outubro, das 10h às 13h (presencial)
Encontro peripatético: “Roteiro lírico pelo Centro: Mário de Andrade, escritor de São Paulo”
Com Tereza Cristina Ferreira Batista

Atividade presencial, com ponto de encontro na Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP

—-
A Casa Mário de Andrade está passando por restauro.

O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.
Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Programação gratuita

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis.

Colaborando com a RAIZ