CanaisIdentidadesLançamentosPolíticas Públicas

Encontro Regional Sudeste celebra 50 anos do Programa de História Oral

Colaborando com a RAIZ

FGV sedia Encontro Regional Sudeste da ABHO e celebra 50 anos do Programa de História Oral do CPDOC.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), sediará, nos dias 14 e 15 de outubro, um dos mais relevantes eventos acadêmicos sobre memória, narrativa e oralidade no Brasil: o Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de História Oral (ABHO).

Realizado bianualmente pela Diretoria Regional Sudeste da ABHO, o encontro deste ano ocorre em parceria com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV), integrando também as comemorações dos 50 anos do Programa de História Oral do CPDOC, criado em 1975.

Com o tema “História Oral entre Lusofonias, Africanidades e Diásporas”, o evento reunirá pesquisadores, ativistas, educadores, artistas e coletivos de diversas regiões do Brasil e do exterior, em uma programação que inclui mesas-redondas, conferência, simpósios temáticos, fóruns, mostra audiovisual, lançamentos de livros, feira de empreendedoras e atividades culturais.

A abertura institucional contará com a presença de Celso Castro (diretor do FGV CPDOC), Ricardo Santhiago (UNIFESP, Presidente da ABHO), Vivian Fonseca (FGV CPDOC e UERJ, diretora Regional Sudeste da ABHO), Lucas Padilha (secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro), Nayla Oliveira (MUHCAB) e Sílvia Finguerut (FGV Conhecimento).

Entre os convidados confirmados para os debates e mesas temáticas, destacam-se nomes como Belchior Canivete, do Instituto ARPAC de Moçambique; Maria Fernanda Rollo, da Universidade Nova de Lisboa; e Mariléa de Almeida, da Universidade de Brasília, que discutirão experiências lusófonas em história oral. A conferência de abertura será ministrada por Leda Maria Martins, referência nos estudos sobre memória, performance e cultura afro-brasileira.

Outros destaques da programação incluem a participação do antropólogo e cineasta Emílio Domingos, de Deyvesson Gusmão, do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, e da professora Lívia Monteiro, da UNIFAL, que debaterão as relações entre africanidades, artes e patrimônio. A mesa sobre culturas populares e diásporas africanas contará com a presença de Maurício Barros de Castro (UERJ), além de outros convidados a serem confirmados.

O evento também será marcado por uma homenagem especial às professoras Aspásia Camargo e Ismênia Martins, que participaram da formação inicial do Programa de História Oral da FGV, com presença da professora Marieta de Moraes Ferreira (FGV/UFRJ), consolidando um momento de memória institucional e reconhecimento.

A programação se encerra, no dia 16, com atividades no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, incluindo fóruns, visitas guiadas, feira de mulheres empreendedoras, mostra de culinária afro-brasileira e apresentações culturais, como o grupo Olodum Rio e uma roda de samba.

A realização do encontro na FGV reafirma o protagonismo da instituição na produção e preservação da memória histórica, além de fortalecer os vínculos entre pesquisa acadêmica, educação e participação social. A parceria com a ABHO e demais instituições culturais também ressalta o compromisso coletivo com o aprofundamento das discussões sobre memória, oralidade e justiça social.

Serviço

Encontro Regional Sudeste da ABHO + 50 anos do Programa de História Oral do CPDOC
Data: 14 a 16 de outubro de 2025
Locais: Fundação Getulio Vargas (dias 14 e 15) e MUHCAB (dia 16), Rio de Janeiro
Realização: ABHO – Diretoria Regional Sudeste e CPDOC/FGV
Mais informações: Link

Colaborando com a RAIZ