CanaisIdentidadesVisuais

Conheça o Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro-Indígena no Sul da Bahia

Colaborando com a RAIZ

O Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro-Indígena é um espaço inovador e natural situado no litoral da Costa do Dendê na Bahia. É uma iniciativa da Comunidade Caxuté, que tem se firmado como um corpo de referência na defesa do legado ancestral Bantu-Indígena no território, buscando construir iniciativas e parcerias que fortaleçam a ancestralidade, a produção do conhecimento das comunidades tradicionais de matriz africana Bantu-indígena, enquanto instrumento de preservação dos saberes e fazeres e fortalecimento identitário.

A presença de dendezeiros e elementos naturais enriquecem o local, que vive em harmonia com culto a natureza, a crença nos mukixi, orixás e voduns, e caboclos.

O projeto Design Dialógico – uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território continua sua itinerância pela Bahia e chega ao Baixo Sul, onde apoia a inauguração do Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro-Indígena, no dia 6 de agosto, às 11h, no povoado de Cajaíba, município de Valença.
O Museu é gerido pela Comunidade do Caxuté – que tem se firmado como um corpo de referência na defesa do legado ancestral Bantu-Indígena no território – sob a liderança da sacerdotisa Bantu Mam’etu Kafurengá (Mãe Bárbara).

 

 

O Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro-Indígena será aberto com a exposição fotográfica de Almir Bindilatti, que retratou a região mostrando sua gente e suas belezas. Nessa exposição etnocultural, o fotógrafo aborda o patrimônio material, imaterial e ambiental da região, numa pesquisa iconográfica sobre as comunidades tradicionais da Costa do Dendê, trazendo a diversidade ambiental, arquitetônica, suas manifestações culturais – como o Zambiapunga, Capoeira, Burrinha e Marujada –, samba-de-roda e a pesquisa sobre os quilombos e irmandades negras.

 

A Costa do Dendê é um recorte litorâneo do Baixo Sul, situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu. Seus 115 km de litoral abrangem as localidades de Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. A região é um mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários.

 

Portanto a grande legitimidade do Museu da Costa do Dendê, está na voz das comunidades tradicionais, visibilizadas neste espaço, fortalecendo um grande tecido sócio ambiental, constituído pela tecitura cultural, ambiental, histórica e arquitetônica abordadas neste Museu.

 

Sobre o Programa Design Dialógico
Design Dialógico – uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território é um projeto da multifacetada estilista Márcia Ganem, com base no programa capitaneado pelo Instituto de Design e Inovação – INDI. Trata-se de um programa integrado de qualificação em cultura lançado em janeiro, que tem como proposta potencializar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável de cinco territórios na Bahia – Ilha de Itaparica, Valença, Maraú, Saubara e Chapada Diamantina –, com base na identidade cultural de cada um deles. O objetivo maior é mapear, capacitar e valorizar as iniciativas culturais dos territórios que demonstrem potencial de ativação da economia criativa.

 

Serviço:
Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro-Indígena
Cajaíba, km 11 – Valença
Rua da Graciosa, Km 11, Cajaiba, Maricoabo
Valença | Bahia | 45400-000.
Fone: 55 (75) 9 9966 3720

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira, das 10hs às 17hs, com agendamento prévio.
com permanência até às 18hs.

Ingresso:
Ingresso: R$ 6,00
Meia Entrada: R$ 3,00

Visita Mediada:
O Museu da Costa do Dendê agenda visitas mediadas para os seguintes dias e horários:
Segunda a Sexta-feira: 9h30, 11h30, 13h30 e 15h30
Sábados: 10h30 e 14h
Domingos: 11h

Mais informações: www.museudacostadodende.com
(Fotos Divulgação de Almir Bindilatti)

Colaborando com a RAIZ