CanaisCênicas

Rede Colaborativa de atores de teatro em ação

Colaborando com a RAIZ

Atores de teatro agora tem uma Plataforma Digital para ampliar as suas conexões e trazer oportunidades e apoio entre a classe artística e discussões sobre o mercado.

Captação de recursos destinados ao Rio Grande do Sul, divulgação de projetos de membros da plataforma, hospedagem para atores de outros estados que estarão em temporada e contratação de serviços são algumas das ações que já ocorreram na Platore em menos de dois meses de funcionamento

Inaugurada em maio, com idealização da atriz Nicole Cordery e plataforma cedida por Anderson Munhoz (fundador da Enablio, empresa de plataformas virtuais), a Platore é uma rede social colaborativa para atores brasileiros que tem, como proposta, oferecer uma ferramenta para que profissionais dessa área se ajudem entre si. A rede, que atualmente conta com mais de 600 usuários, oferece grupos diversificados, que abordam temas como informes sobre prazos de editais (com espaços para dúvidas), casting e audições, cursos, matérias sobre o mercado, podcasts e videocasts, além de discussões sobre o Sated (Sindicato de Artistas e Técnica em Espetáculos de Diversões) e trocas de serviços entre atores que têm profissões secundárias.

Com acesso gratuito e voltado apenas a pessoas com DRT, registro profissional de artistas, a Platore conta com zeladoria em cada um dos grupos para garantir que os temas abordados em cada um deles estejam em conformidade com seu objetivo, criando assim um ambiente digital organizado.

Platore
Platore

Experiência de usuários

Entre os usuários da plataforma, que foi inaugurada no dia 1º de maio, está Jussara Moreira, atriz e empreendedora. A artista conta que, nos fóruns, viu muitas oportunidades aconteceram e passou por um processo de grande aprendizagem com os assuntos que eram debatidos pelos usuários, sobretudo em um fórum criado para apoiar atores do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas.

Lívia Lisboa também é uma das atrizes que está na Platore desde sua inauguração. Ela também reforça que, na plataforma, seus trabalhos secundários como preparadora e revisora de texto foram valorizados por meio da divulgação em fóruns. Além disso, ela doou peças de teatro paradas para atores interessados e recebeu apoio de atores que ofereceram serviço de costura e alimentação.

A atriz Daniela Sarabanda diz que sempre sentiu que faltava união da classe para que houvesse conquista de mais respeito e direitos da parte de contratantes. Participantes de fóruns, Daniela também está propondo que a Platore seja um espaço de exposição de castings pelo olhar do ator, ou seja, permitir acesso ao que está em curso no mercado, de forma concentrada, numa busca única.

A artista Nicole Cordery reforça que a criação da Platore veio após uma crise profunda que vivenciou ao entender que a quantidade de espaços para bons atores e bem capacitados no audiovisual era muito pequena se comparada à quantidade de reais oportunidades, uma realidade que também ocorre em relação aos editais para espetáculos teatrais.

Os zeladores da plataforma, que estão trabalhando com Nicole, são Marco Biglia, Lucas Gouvea, Christiane Lopes, Natalia Burger, Iris Yazbek, Laís Marques, Fernanda Assef, Arthur Baldin, Anelise Ferrão, Laura Lavorato, Livia Lisboa, Rita Grillo, Fernanda Gonçalves, Lucas Gouvea, Rogério Alves, Fernando Farias, Bruno Stierli, Mayra Atunes, Renata Xá, Rogério Alves e Jonathan Well e Cristina Freitas e Jussara Moreira.

Platore
Platore

SERVIÇO
Acesse a PLATORE
https://www.platore.com.br/

Colaborando com a RAIZ