CanaisLançamentosVisuais

A arte santeira pelo fotógrafo Marco Antonio Fontes de Sá

Colaborando com a RAIZ

“Arte Santeira, barro e madeira no imaginário, na devoção e no trabalho do povo” do fotógrafo Marco Antonio Fontes de Sá discute o uso de imagens pelo ser humano desde o Paleolítico e, como o Catolicismo as transformou em instrumento de devoção.

Arte Santeira apresenta através de entrevistas a motivação de mulheres e homens que perseveram nesse trabalho, nem sempre reconhecido e bem remunerado. E revela grande parte do universo da arte santeira brasileira, ouvindo os artistas de grande parte do território nacional. O talento fotográfico de Marco Antonio vem embasado em décadas de pesquisas e registros da cultura tradicional e popular de todo Brasil.

Conta o autor: “Há vários anos eu estava no Piauí fotografando artesãos e encontrei um santeiro, Charles de Castro Silva, modelando uma imagem de São Camilo em barro. Ele me contou que quando era menino, na época do Natal, sempre pedia para que a mãe comprasse um presépio, mas nunca era atendido. Um dia resolveu modelar, ele mesmo, um presépio de barro. Dessa época em diante, nunca mais parou de fazer santos de barro.”

E assim, as histórias modeladas em santos vão sendo contadas no livro Arte Santeira.
A maioria das entrevistas feitas com os artesãos foi filmada e está disponível no canal do autor no Youtube, acessível através do QRCode mostrado abaixo.

Canal Marco Antonio Fontes de Sá

A atividade de esculpir santos de madeira e de barro fez parte da difusão do catolicismo no Brasil colônia e império. Iniciada pelas ordens missionárias e mantida por artesãos leigos, as imagens fizeram parte da colonização e da construção de um catolicismo popular e clerical, ratificado no Concílio de Trento (1545-1563).

Hoje, artesãos de vários estados brasileiros ainda se dedicam a essa arte, enfrentando os desafios da falta de reconhecimento, da obtenção de matéria prima, da pluralidade religiosa, da laicidade da sociedade e da concorrência com a produção industrial de imagens em resina e gesso.

Sobre o autor Marco Antonio Fontes de Sá

Marco Antonio Fontes de Sá - reprodução
Reprodução do Blog do Fotógrafo

Mestre e Doutor em Ciência da Religião pela PUC de São Paulo. Tem no livro Arte Santeira o resultado da sua tese de doutorado em Ciência da Religião concluída na PUC/SP em 2021. A tese é fruto de pesquisa fotográfica realizada inteiramente no campo em contato direto com os artistas e artesãos. Marco Antonio é fotógrafo há mais de 30 anos, sempre dedicado à documentação da cultura e da religiosidade popular brasileira.

Saiba um pouco mais sobre Marco Antonio de Sá em:
https://marcoantoniosa.wordpress.com/

Marco Antonio de Sá possui perfis no Linkedin, Facebook e Instagram, sendo encontrado pelo seu nome completo.

FICHA TÉCNICA

Arte Santeira, Marco Antonio Fontes de Sá - Revista Raiz

Arte Santeira: barro e madeira no imaginário, na devoção e no trabalho do povo
Sá, Marco Antonio Fontes de. Arte santeira: barro e madeira no imaginário, na devoção e no trabalho do povo. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

Autor: Marco Antonio Fontes de Sá


Editora: Pluralidades
Referência: 1PL224F2
Ano da edição: 2022
Peso: 504g
Dimensões: 16×23
Idioma: Português
ISBN: 9786589465232
Número de páginas: 332


A TV RAIZ entrevistou Mestre Zezinho, santeiro nacionalmente conhecido originário de Tracunhaém, em Pernambuco.

Assista e conheça mais sobre essa cidade feita de barro e artistas.

Colaborando com a RAIZ