CanaisCinemaLançamentosVisuais

Prêmio Pierre Verger realiza a 15ª Mostra de Filmes Etnográficos

Colaborando com a RAIZ

Belo Horizonte recebe, entre os dias 19 e 26 de julho, diversas atividades gratuitas do Prêmio Pierre Verger, incluindo a 15ª Mostra de Filmes Etnográficos, a 12ª Mostra de Ensaios Fotográficos, a 2ª Mostra de Desenho e 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. A programação conta com exibição de filmes, mostra fotográfica, conferências e oficinas.

A noite de abertura do Prêmio Pierre Verger e da 15ª Mostra de Filmes Etnográficos será realizada no dia 19 de julho, no Cine Santa Tereza, com uma conferência de Ailton Krenak, escritor e liderança indígena, e Olinda Tupinambá, artista e cineasta indígena. O tema será os cinemas plurais e os perigos de uma história única.

A programação segue no local com a exibição de 27 filmes e bate-papos com Faye Ginsburg, antropóloga da Universidade de Nova Iorque, Pegi Vail, antropóloga da Universidade de Nova Iorque, Isabel Noronha, cineasta moçambicana, e Camilo de Sousa, cineasta e vice-presidente da Associação Moçambicana de Cineastas.

O Prêmio Pierre Verger (PPV), promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), é um dos principais festivais competitivos de obras fílmicas, fotográficas e gráficas produzidas no âmbito de pesquisas antropológicas na América Latina. Através destas linguagens artísticas e políticas de difusão do conhecimento, suas mostras exploram, registram, expressam e interpelam diferentes contextos e experiências socioculturais.

Foto: “O Encantar das Folhas”, documentário de César Guimarães e Pedro Aspahan
Foto: “O Encantar das Folhas”, documentário de César Guimarães e Pedro Aspahan

O Prêmio Pierre Verger acontece bianualmente desde a 20ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) realizada em Salvador/BA, em 1996, tendo mantido sua continuidade nos encontros subsequentes da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Sua Comissão Organizadora, que agrega representantes locais e de diferentes regiões do Brasil, é responsável pela seleção e envio das obras concorrentes para um Júri independente de renome internacional.

Abarcando obras fílmicas, fotográficas (incorporadas em 2002) e gráficas (incorporadas em 2022) produzidas no âmbito de pesquisas antropológicas, o PPV já se configura como um dos principais festivais competitivos de alcance internacional. O objetivo desses prêmios é apresentar e reconhecer produções de pesquisas videográficas, fotográficas e gráficas caracterizadas por enfoques antropológicos com marcante qualidade técnica e epistemológica. Em direção a uma sociedade mais democrática e inclusiva, em 2022 o PPV adere às políticas de ação afirmativa com reserva de 20% das obras selecionadas à antropólogas/os negras/os, indígenas, trans e/ou com deficiência.

Desde 2012, no interstício entre as RBA’s, ocorrem as Mostras Itinerantes do PPV, circuito que leva as obras para o Brasil e o mundo através de exibições, exposições e debates nas universidades, centros de pesquisa e espaços culturais. Essa agenda de difusão inclui também um processo crescente de internacionalização do PPV iniciado em outras gestões. Além do Brasil, temos pesquisadoras da Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Guatemala, México, Espanha, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e França. Com isso, a Mostra Itinerante do PPV busca popularizar o conhecimento, fazer circular as obras e promover o debate sobre a antropologia (audio)visual brasileira em diversos espaços culturais e de ensino.

O PPV tornou-se uma tradição das reuniões da ABA, pela valorização que ele atribui à imagem, vídeo e som produzidos por antropóloga/os na interpretação dos fenômenos culturais, tornando-se uma instância de divulgação dessas realizações e um espaço estabelecido e reconhecido de reflexão sobre a pesquisa antropológica brasileira. A realização deste evento e sua internacionalização não teriam sido possíveis sem o apoio da Wenner-Gren Foundation e da Capes, aos quais expressamos nosso sincero agradecimento.

SERVIÇO

Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site
https://site.bileto.sympla.com.br/cinesantatereza

e na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.

Colaborando com a RAIZ