Cidade paulista celebra o clube negro mais antigo do estado
Mostra presta homenagem ao 28 de Setembro e reúne registros históricos, objetos e imagens que marcaram o esporte jundiaiense.
Um dos palcos mais importantes não só para a história esportiva da cidade de Jundiaí, mas também para a sociedade brasileira e a população negra, receberá uma justa homenagem, a partir do mês de outubro. Trata-se do clube 28 de Setembro, um dos destaques da mostra Cidade em Movimento, que receberá visitantes a partir do dia 04/10, no Sesc Jundiaí.
Na mostra, com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim e Luciane de Castro, e assistência curatorial de Michele Silva Joaquim, ginásios, clubes, praças e parques de Jundiaí são revisitados como lugares de sociabilidade e memória, com o público sendo convidado a refletir sobre como esses espaços marcaram a vida de gerações e contribuíram para a projeção de Jundiaí no cenário regional e nacional.
A exposição reúne registros históricos, objetos, imagens e relatos que revelam a importância dos espaços esportivos e das práticas corporais para a vida comunitária da cidade, distribuídos entre os cerca de 500 m² do percurso expositivo. A inspiradora trajetória esportiva de Jundiaí e alguns de seus personagens icônicos, os espaços que marcaram a cultura local e as memórias que conectam passado e presente estarão presentes no conjunto expositivo.

Homenagem
Dentre estes espaços homenageados está o Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro, clube social negro mais antigo em funcionamento no estado de São Paulo – fundado em 02 de abril de 1895 por ferroviários negros da Companhia Paulista de Estradas de Ferro – e terceiro mais antigo do Brasil, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Jundiaí. O clube comemorará seus 130 anos de existência junto com a inauguração da exposição e parte significativa do acervo fotográfico preservado e recentemente digitalizado será apresentado de maneira inédita na expografia da mostra.
Luta e Esperança
O nome do clube faz referência às Leis do Ventre Livre (1871) e dos Sexagenários (1885), ambas sancionadas em 28 de setembro, simbolizando a luta e a esperança da população negra ainda no período pré-abolicionista.
Alguns anos após a abolição, em um contexto de extrema exclusão social, um grupo de ex-escravizados e seus descendentes criou uma agremiação própria voltada ao lazer, à educação e à assistência mútua, num tempo em que reuniões públicas de negros eram vistas com desconfiança.
Desde então, o Clube 28 de Setembro consolidou-se como espaço de sociabilidade, resistência e formação cultural. Nas décadas seguintes, ele abrigou uma escola de samba, fundou a escola de alfabetização Cruz e Souza, promoveu saraus literários, encenações teatrais, bailes e concursos de beleza. Também ofereceu cursos de datilografia, costura e outras formações profissionalizantes, ampliando as oportunidades educacionais, inclusive para mulheres.
A relevância histórica do clube foi reconhecida oficialmente em 2016, quando foi tombado como patrimônio imaterial pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí.

Cidade em Movimento
Por meio de uma abordagem interativa e acessível, a mostra apresenta os desafios e as potencialidades que moldaram a cultura esportiva da cidade ao longo dos anos, evidenciando como o esporte se consolidou como um elemento fundamental na formação da identidade local. Para isso, o percurso expositivo terá totens informativos espalhados por toda a unidade, medindo cerca de 2,10 m, com fatos relacionados ao esporte jundiaiense, bem como imagens raras de como a cidade tem se divertido ao longo de mais de 100 anos.
EXPOSIÇÃO CIDADE EM MOVIMENTO
Visitação de 4 de outubro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026
Sesc Jundiaí
Horários: Terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, 10h30 às 17h30
Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4583-4900
Grátis – Agendamentos pelo e-mail agendamento.jundiai@sescsp.org.br
Mais informações: www.sescsp.org.br/jundiai