CanaisIdentidadesLiteraturaVisuais

Antonio Candido ocupa o Itaú Cultural em SP

Colaborando com a RAIZ

Neste 2018 em que completaria 100 anos, o crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido é o homenageado da 40ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural.

Autor de livros como Formação da Literatura Brasileira e Os Parceiros do Rio Bonito, Candido é referência no estudo da literatura no Brasil e no mundo.  O Itaú Cultural apoia a organização dos acervos de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza, doados pela família ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP).

De 23 de maio a 12 de agosto, o programa Ocupação chega à sua 40ª edição e homenageia o intelectual paulista que é mineiro nascido no Rio de Janeiro. Um leitor preciso, que admirava escritores como Guimarães Rosa e Marcel Proust. Um pai acadêmico, mas que interrompia a escritura de grandes obras, como Formação da Literatura Brasileira, para brincar com as filhas. Que dançava com elas, que gostava de cantar e caminhar, que era considerado um homem bom por todos os que o conheceram: Antonio Candido.

 


 

Crítico literário e sociólogo, Candido é uma das maiores referências no estudo da literatura no Brasil e, pelas suas percepções das dinâmicas nacionais, é considerado um dos “intérpretes do país”, ao lado de nomes como Sérgio Buarque de Holanda – que foi seu amigo – e Gilberto Freyre. Falecido em 2017, Candido completaria 100 anos em 24 de julho. A exposição explora, assim, uma vida e uma obra que atravessaram um século.

A mostra é centrada no tema da literatura como direito universal, ideia que o professor desenvolveu no artigo “Direito à Literatura”, e exibe materiais inéditos selecionados do acervo pessoal do homenageado. São notas para ensaios, cadernos de estudo, projetos de pesquisa, um conjunto pelo qual transparece o processo criativo de obras essenciais como a citada Formação… e Os Parceiros do Rio Bonito.

Além disso, a Ocupação promove um colóquio internacional com a presença de pessoas próximas de Candido e do seu trabalho. Nos encontros, que ocorrem de 23 a 25 de maio, compõem as mesas o advogado Celso Lafer, os escritores Antonio Prata e Luiz Ruffato, os professores Šárka Grauová e Pablo Rocca e os pesquisadores José Miguel Wisnik, Marisa Lajolo e Walnice Nogueira Galvão.

A curadoria é do Itaú Cultural e de Laura Escorel, neta de Candido.

 

 

Antonio Candido de Mello e Souza

Foi um sociólogo, crítico literário, escritor e professor universitário brasileiro.

Seus escritos foram fundamentais para a interpretação da sociedade brasileira, navegando entre a literatura brasileira e a universal, a produção cultural e a realidade de um país desigual, entre a teoria e a militância.

Sua publicação mais conhecida é “Formação da Literatura Brasileira”, na trilha das obras antológicas de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, é peça-chave para o entendimento do nosso país.

Obras do autor
Formação da Literatura Brasileira, Itatiaia, 2000
Os Parceiros do Rio Bonito, Duas Cidades/34, 2002
Textos de Intervenção, Duas Cidades/34, 2002
Vários Escritos, Duas Cidades, 2000

 

Serviço

Exposição
quinta 23 de maio a domingo 12 de agosto de 2018
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso térreo
[livre para todos os públicos]

Visitas educativas

Realizadas de terça a domingo, conforme demanda do público. Duração aproximada de 60 minutos. Podem ser feitas em português, inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Consulte a disponibilidade.

Visitas acessíveis em Libras nos dias 1, 19 e 20 de junho, das 11h às 18h.

Visitas educativas agendadas

Oferecidas em português, inglês, espanhol e Libras a escolas, organizações não governamentais e instituições em geral. Entidades públicas ou sem fins lucrativos da cidade de São Paulo contam com serviço gratuito de ônibus. Mais informações pelo telefone 11 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.

 

Saiba mais sobre a Ocupação Antonio Candido: http://www.itaucultural.org.br/ocupac….
Sobre o colóquio internacional: http://www.itaucultural.org.br/ocupac…
Leia o verbete sobre o professor na Enciclopédia Itaú Cultural: http://enciclopedia.itaucultural.org…..

 

(Fotos Divulgação, Foto da Capa de Guilherme Maranhão)

 

Colaborando com a RAIZ