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Coleção Ronoel Simões, a maior de violão dedilhado da América Latina disponível no CCSP

Colaborando com a RAIZ

No dia 26 de abril, abertura tem recepção do Mário de Andrade por Pascoal da Conceição, projeção audiovisual dos VJs Scan e Achiles Luciano e show com Duo Siqueira Lima, com distribuição de ingressos grátis a partir de 19 de abril

Projeto Ronoel Simões: a singularidade do violão brasileiro apresenta ainda uma série de saraus, debates e oficinas.

Com patrocínio da Petrobras, eventos se somam a ampla ação de preservação e extroversão do acervo, com novas estruturas para a reserva técnica, base de dados e digitalização dos itens sonoros da coleção.

No dia 26 de abril, a partir das 20h, um evento gratuito no Centro Cultural São Paulo abre a programação em homenagem às novas instalações e digitalização dos itens sonoros da Coleção Ronoel Simões, maior acervo de violão dedilhado da América Latina. Tendo como mestre de cerimônias o Mário de Andrade interpretado por Pascoal da Conceição, um show do Duo Siqueira Lima tem acompanhamento da projeção audiovisual criada pelos VJs Scan e Achiles Luciano a partir das raridades da Coleção Ronoel Simões. A distribuição de ingressos acontece a partir de 19 de abril.

É a estreia do projeto Ronoel Simões: A Singularidade do Violão Brasileiro, que reúne ainda saraus, mesas de debate, podcast, oficinas e visitas educativas para escolas da rede pública e grupos agendados (cerca de 1 mil pessoas) no Centro Cultural São Paulo, para prestigiar e debater a importância desse acervo, que registra a história do violão dedilhado do século XX (programação completa abaixo). Por isso, o conjunto de eventos agrada em cheio os fãs, instrumentistas e pesquisadores interessados por violão, um dos instrumentos mais populares da música universal.

A Coleção Ronoel Simões, acervo especial pertencente à Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, reúne amplo conjunto documental e musical coletado durante aproximadamente 70 anos pelo próprio Ronoel Simões (1919-2010), violonista e pesquisador reconhecido mundialmente por sua atuação no meio violonístico e pela reunião de um dos mais importantes arquivos musicais sobre o instrumento.

Coleção Ronoel Simões - CCSP
Ronoel Simões

Ao longo de décadas, Ronoel Simões viabilizou o acesso a materiais para estudantes, profissionais e diletantes, fomentou novas produções, realizou saraus e produziu conteúdo para os veículos de comunicação disponíveis à época, dentre outras atividades. As preciosidades de seu acervo (que inclui documentos de Agustín Barrios, Américo Jacomino, o Canhoto e Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto), motivaram consultas ao acervo por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

O acervo, vasto, único e representativo, se destaca inclusive pela variedade da tipologia documental reunida, e figura entre os mais volumosos conjuntos documentais sobre o assunto. O resultado da atuação e empenho de Ronoel Simões como colecionador e profundo conhecedor do violão teve tal proporção que seu nome – e legado – representa, sem dúvida, a grande fonte documental sobre o violão no século XX, no período precedente à era da Internet.

Com patrocínio da Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e Ministério da Cultura e realização da Associação dos Amigos do Centro Cultural São Paulo (AACCSP) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, além da programação que celebra esse patrimônio histórico-cultural de relevância internacional, o projeto viabilizou a adequação de uma sala exclusiva para a coleção, a aquisição de arquivos deslizantes e está realizando o tratamento, digitalização e catalogação de mais de 3 mil itens sonoros que integram a Coleção, tornando-os acessíveis a pesquisadores e público geral.

O investimento soma-se a outros realizados pela Petrobras ao longo dos últimos 20 anos no Centro Cultural São Paulo, primeiro equipamento multidisciplinar no país, tombado como patrimônio municipal. Referência na cidade como espaço de convivência e programação cultural, abriga coleções icônicas da cultura brasileira. Por meio do programa Petrobras Cultural foram viabilizados a construção da rampa que liga a instituição ao metrô Vergueiro; ações de preservação, informatização e digitalização de acervos e coleções únicas no país; gravações sonoras e audiovisuais; edições de partituras; apresentações musicais inéditas; montagem de estúdio e capacitação de funcionários para a digitalização de acervo sonoro da Discoteca, o que possibilitou o avanço permanente dos trabalhos de preservação, difusão e pesquisa do acervo; entre outras ações.

A Coleção e a Discoteca Oneyda Alvarenga

A Coleção Ronoel Simões está sob a guarda do Centro Cultural São Paulo e integra as coleções especiais do acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga. A instituição tem dedicado inúmeros esforços para o processamento e salvaguarda de seus variados tipos documentais, dentre eles, discos de acetato, 78 rpm, 45 rpm, discos compactos, LP em 33 rpm, fitas magnéticas de rolo, fitas k7, fitas VHS, Cd’s e Dvd’s, além de partituras, álbuns, métodos, álbuns com recortes de jornais, fotografias, periódicos, catálogos, livros, entre outros.

A Discoteca Oneyda Alvarenga, antiga Discoteca Pública Municipal de São Paulo, foi fundada em 1935 pelo então Diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, sendo dirigida por Oneyda Alvarenga desde sua fundação até o final da década de 1960.

A Discoteca empreendeu importantes trabalhos relacionados às primeiras políticas de preservação do patrimônio cultural brasileiro, coletando e registrando músicas, danças e outras manifestações culturais de inúmeras localidades do Brasil por meio de discos, fotografias e filmes. O trabalho de maior fôlego ficou conhecido como Missão de Pesquisas Folclóricas (1938), ocasião na qual a equipe formada por Luís Saia (arquiteto e chefe da Missão), Martim Braunwieser (maestro), Benedicto Pacheco (técnico de som) e Antônio Ladeira (auxiliar) registrou manifestações populares e religiosas das regiões dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará.

Um dos acervos mais importantes para a cultura brasileira e considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO (2009), é um centro de informação especializado em música, com composto de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira, disponível para consulta e audição.

Duo Siqueira Lima - foto de Lou Gaioto - divulgação
Duo Siqueira Lima – foto de Lou Gaioto – divulgação

PROGRAMAÇÃO

26/04 | 20h00 | SHOW | Duo Siqueira Lima + VJ Scan e VJ Achiles Luciano + participação de Pascoal da Conceição como Mário de Andrade
Distribuição de ingressos grátis a partir de 19/4
Sala Adoniran Barbosa
Tradução em Libras

Uma das mais prestigiadas e premiadas duplas de violão em atividade, o duo é formado pela uruguaia Cecília Siqueira e o mineiro Fernando de Lima. Cecília e Fernando são reconhecidos por sua atuação técnica e virtuosismo interpretativo e também pelos arranjos ousados e originais. Nesse show, que abre o projeto, o Duo é acompanhado por projeção audiovisual idealizada pelos VJs Scan e Achiles Luciano, com live images e live painting a partir das preciosidades da maior coleção sobre violão dedilhado da América Latina. O lançamento do projeto é apresentado por Pascoal da Conceição no papel de Mário de Andrade, figura que legou à cidade de São Paulo uma Discoteca Pública em sua passagem pelo Departamento de Cultura, discoteca que hoje abriga a Coleção Ronoel Simões.

27/04 | 14h00 | DEBATE | A Coleção Ronoel Simões no CCSP
Com Pena Schmidt, Carlos Augusto Calil, Francisco Coelho e Jefferson Motta
Sala Lima Barreto
Tradução em Libras

A mesa reúne atores determinantes para a aquisição, abertura e gestão da Coleção Ronoel Simões, na Discoteca Oneyda Alvarenga, do Centro Cultural São Paulo. Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura à época da aquisição, e Francisco Coelho, Coordenador da discoteca Oneyda Alvarenga naquele momento, se juntam a Pena Schmidt, Diretor do Centro Cultural São Paulo entre 2014 e 2017, que avançou na abertura e no tratamento da Coleção, e Jefferson Motta, violonista e pesquisador, integrante da equipe da Discoteca Oneyda Alvarenga, para falarem sobre os desafios que envolvem a aquisição e salvaguarda de um dos maiores acervos de violão do mundo.

27/04 | 16h00 | DEBATE | Um legado de Mário de Andrade: a Discoteca Pública Municipal
Com Flávia Toni e Rafael Vitor B. Sousa
Sala Lima Barreto
Tradução em Libras

O encontro entre Flávia Toni, professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo e integrante da Academia Brasileira de Música, e Rafael Vitor B. Sousa, pesquisador, historiador, mestre em filosofia e Coordenador do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, abordará o legado do criador do Departamento de Cultura e da Discoteca Pública de São Paulo, Mário de Andrade, e suas ações pioneiras em Cultura.

27/04 | 18h00 | DEBATE | Coleção e conservação
Com Claudia Bianchi, Raquel Aranha e Jefferson Motta
Sala Lima Barreto
Tradução em Libras

A Coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauro do CCSP, Claudia Bianchi, e a criadora do Centro de Documentação Musical de São José dos Campos, Raquel Aranha, com mediação do responsável pela Coleção Ronoel Simões, Jefferson Motta, se reúnem para dialogar sobre os aspectos de preservação e processamento de documentos musicais e propor reflexões amplas sobre os temas da mesa.

28/04 | 14h00 | DEBATE | A extroversão de conteúdos do acervo da Discoteca
Com Aloysio Nogueira, Bruno Lacerda, Jefferson Motta e Marcio Yonamine
Sala Lima Barreto
Tradução em Libras

A extroversão de acervos, como forma de acesso, traz consigo grandes desafios, tais como o desenvolvimento de plataformas específicas para viabilizar acesso ao público. Nesta Mesa, Aloysio Nogueira, Bruno Lacerda e Jefferson Motta, da equipe da Discoteca Oneyda Alvarenga, conversam com Marcio Yonamine que apresenta diversos aspectos sobre a criação do Banco de Dados da Discoteca e dos acervos do CCSP.

28/04 | 16h00 | DEBATE | A tecnologia nos acervos – Discoteca como perspectiva
Com Sônia Marachlian, Jefferson Motta e Aloysio Nogueira
Sala Lima Barreto
Tradução em Libras

A Era Digital, consolidada desde a virada para o século 21, impôs aos acervos físicos desafios que passam pelos recursos tecnológicos disponíveis, bem como acentuam os processos de obsolescência dos equipamentos e suportes. Nesta mesa, a equipe da Discoteca Oneyda Alvarenga, representada por Aloysio Nogueira e Jefferson Motta, conversam com Sonia Marachlian, que conta um pouco de sua experiência na área de digitalização de suportes de acervos e o trabalho com a Coleção Ronoel Simões.

30/04 | 20h00 | SARAU PETROBRAS CULTURAL | Encontros violonísticos
Com Paola Picherzky e mediação de Flavia Prando
Tradução em Libras

Duas violonistas que frequentaram a casa de Ronoel Simões apresentam peças de violão, assim como era feito na casa de Simões, e abrem espaço para demais expressões artísticas no palco da Praça das Bibliotecas.

07/05 | 20h | SARAU PETROBRAS CULTURAL | Diálogos artísticos
Com Felipe Parra e mediação de Luz Ribeiro
Tradução em Libras

A Praça das Bibliotecas transforma-se em palco para atuação de Luz Ribeiro e Felipe Parra apresentarem e promoverem o diálogo das várias expressões artísticas que os saraus possibilitam.

14/05 | 20h |SARAU PETROBRAS CULTURAL | Choro
Com Edmilson Capelupi e convidados
Tradução em Libras

O Choro foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2024 e o violão se faz presente no coração dos conjuntos regionais dos primórdios até os dias atuais. Neste sarau, teremos o professor, arranjador e violonista Edmilson Capelupi e seus convidados no palco da Praça das Bibliotecas apresentando choros, valsas, polcas e mazurcas e abrindo o espaço para uma grande roda de músicos.

21 e 28/05 | 20h00 | SARAU PETROBRAS CULTURAL | Cordas dedilhadas antigas
Com Joabe Guilherme e mediação de Alexandre Ribeiro
Tradução em Libras

Neste sarau teremos um encontro de cordas dedilhadas antigas, espaço para apresentações de violonistas e outras expressões artísticas.

19/06 | LANÇAMENTO PODCAST Ronoel Simões: A Singularidade do Violão Brasileiro

www.centrocultural.sp.gov.br e Spotify

N°1 – O projeto Ronoel Simões: A Singularidade do Violão Brasileiro
Neste episódio a equipe da Supervisão de Acervo do Centro Cultural São Paulo apresenta o projeto e conta um pouco sobre suas fases, atribuições e os desafios na gestão da coleção.

N°2 – Ronoel Simões na memória de amigos
O episódio mais que especial reúne três longevos frequentadores e amigos de Ronoel Simões – Ivan Paschoito, Edmar Fenício e Piero Spallanzani – para uma conversa cheia de histórias e curiosidades do aguerrido colecionador e sua valiosa coleção.

N°3 – Celebrar Ronoel Simões com música
Neste episódio conversamos com os violonistas Fernando Lima e Cecília Siqueira, o Duo Siqueira-Lima, que foram os protagonistas no concerto de abertura e lançamento do projeto Ronoel Simões: a singularidade do violão brasileiro.

N°4 – Conversa com os oficineiros
Neste episódio conversamos com os oficineiros Alessandra Cino, Thiago Rizzo e Vicente Palma, que contam um pouco sobre como foi a prática de luthieria, coral e violão com o público do Centro Cultural São Paulo.

N°5 e 6 – Conversa com os mediadores dos saraus
Nesses episódios conversamos com os mediadores dos saraus, Alexandre Ribeiro, Edmilson Capelupi, Flávia Prando e Luz Ribeiro. Eles nos contam um pouco da experiência da mediação e quais ideias levaram para o palco do Sarau em sua respectiva linguagem.

N°7 Conversa com o público
Neste episódio, convidamos o público para compartilhar suas impressões e expectativas da programação do projeto.

N°8 Conversa com equipe da Discoteca Oneyda Alvarenga / Coleção Ronoel Simões
Neste episódio, conversamos com Aloysio Nogueira e Jefferson Motta, da equipe da Discoteca Oneyda Alvarenga, e que trabalham na Coleção Ronoel Simões desde a abertura das primeiras caixas de documentos. Com isso, eles nos contam sobre a trajetória da coleção no CCSP, curiosidades e preciosidades.

PROGRAMA EDUCATIVO

OFICINAS
Inscrições até 24 de abril no site do CCSP.
Disponibilidade de Libras mediante solicitação no formulário de inscrição.
As oficinas terão certificação.

03/05 | 19h00 | OFICINA | A história dos suportes de gravação
Com Gilberto Inácio
Palco da Discoteca

Nesta oficina, o colecionador e especialista Gilberto Inácio nos apresenta, no espaço da Discoteca Oneyda Alvarenga, uma breve trajetória e curiosidades da indústria de gravações.

04/05 | 16h00 | OFICINA | Organização de coleções
Com Jefferson Motta
Palco da Discoteca

Nesta oficina, Jefferson Motta, funcionário da Discoteca Oneyda Alvarenga, apresenta noções de acondicionamento, higienização e organização de itens presentes em acervos musicais, dentre partituras, livros, discos, fitas e cds, entre outros.

07 a 10/05 | 20h00 | OFICINA | Luthieria
Com Vicente Palma
Sala de Ensaio 2

Nesta oficina, Vicente Palma apresentará noções de manutenção de instrumentos e pequenos reparos.

14 a 17/05 | 20h00 | OFICINA | Voz como instrumento
Com Alessandra Cino
Sala de Debates

A voz é também um instrumento musical e nessa oficina, a professora Alessandra Cino apresentará noções de técnica vocal com apoio do violão para estudos da voz.

21 a 24/05 | 20h00 | OFICINA | Um banquinho, um violão
Com Thiago Rizzo
Sala de Ensaio 1 e 2

Sem dúvidas, o violão é o instrumento musical que mais se identificou com a cultura brasileira, das salas de concerto aos ambientes domésticos. Nesta oficina o violonista Thiago Rizzo apresentará noções de estudo, repertório e possibilidades de uso do violão na música.

SERVIÇO

Projeto Ronoel Simões: A Singularidade do Violão Brasileiro

Abertura: 26 de abril (sexta), às 20h

Recepção do Mário de Andrade do ator Pascoal da Conceição, projeção audiovisual dos VJs Scan e Achiles Luciano e show com o Duo Siqueira Lima

Sala Adoniran Barbosa – Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo – SP, CEP 01504-000

Distribuição gratuita de ingressos a partir de 19 de abril (sexta)

Programação completa acima

Show: Grátis | Ingressos na bilheteria online e presencial a partir de 19/04

Debates e Saraus: Grátis | Ingressos liberados por ordem de chegada

Oficinas: Grátis | Inscrições via formulário até dia 24/4 pelo site do CCSP:

https://centrocultural.sp.gov.br/

Colaborando com a RAIZ