CanaisVisuais

Bi-centenário da Revolução Pernambucana em exposição

Colaborando com a RAIZ

O bicentenário da Revolução Pernambucana é o tema de uma exposição que vai durar todo o ano no Museu da Cidade do Recife (MCR), localizado no Forte das Cinco Pontas – local que faz parte da própria história da insurreição. Recomendamos!

Quando a Revolução Republicana triunfou em 1817, foi proclamada a república e criado em Pernambuco um governo provisório que viveu uma república à parte, livre da Coroa portuguesa por um período de 75 dias. Esse governo provisório almejava conquistar o apoio popular e, por isso, baixou impostos, libertou presos políticos e aumentou o salário de militares.
Em 15 de março, decretou o reconhecimento à imoralidade da escravidão, porém admitia a impossibilidade política de emancipar os cativos naquele momento, assegurando, assim, aos senhores de escravo a sua propriedade. Apesar de inspirados por ideais liberais, a revolução tinha esse ponto contraditório.
Esse é um dos temas abordados na nossa exposição “1817 – Revolução Republicana”, aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, e com entrada gratuita.

Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Fone: (81) 3355-3106

 

Colaborando com a RAIZ