CanaisIdentidadesMúsicas

Mestre Cupijó terá obra regravada em DVD por músicos paraenses

Colaborando com a RAIZ

Baile do Mestre Cupijó” será no dia 06/06, às 20h, no teatro Margarida Schivasappa, em Belém.

O Projeto faz parte de documentário da cineasta Jorane Castro, contemplado pelo Programa Petrobras Cultural.

Mestre Cupijó, natural de Cametá, incorporou o saxofone às sonoridades tradicionais de comunidades quilombolas do Baixo Tocantins – uma ousada combinação dos ritmos ancestrais com instrumentos de sopro. E foi justamente essa junção que o tornou conhecido por reinventar o Siriá. Falecido em 2012 e com sua obra pouco sistematizada, ele será homenageado no DVD “Baile do Mestre Cupijó”, a ser gravado no dia 6 de junho, às 20h, no Teatro Margarida Schivassapa (Centur), em Belém, com direção da cineasta Jorane Castro.

Mestre Cupijó

O show terá participação especial de Felipe Cordeiro, Dona Onete, Kim Marques, Lucas Estrela, Waldo Squash e mais 12 artistas de diferentes vertentes da música paraense, com direção musical de JP Cavalcante e produção musical de Daniel Serrão. O show não será uma forma de reinterpretá-lo, com rearranjos, mas a tentativa de apresentar siriás, banguês e mambos, sobretudo, conforme o próprio Mestre tocava e seu peculiar invencionismo sonoro. A gravação do DVD será uma forma do público descobrir o som das festas do Mestre Cupijó.

“Vi vários shows dele e a música que ele criou é muito contagiante. Tenho muito respeito pela obra que deixou como legado para a cultura e a música paraense. Era calado, reservado, conversava pouco, falava só o necessário. Não gostava de dar entrevista nem de falar sobre o que ele fazia, talvez por isso temos poucos registros de sua trajetória. Durante a pesquisa sobre o trabalho dele, não encontramos muito além dos discos gravados. Foi isso que me motivou a realizar o DVD e o documentário, para preencher esta lacuna”, comenta Jorane Castro.

Felipe Cordeiro em foto de Daryan Dornelles
Durante a jornada ao Baixo Tocantins, JP Cavalcante, diretor musical, pode compreender melhor a partir das conversas com pessoas próximas ao Mestre, o gosto de Cupijó e suas referências. Com isso, incluiu na banda para a gravação do DVD dois saxofones, um trompete e um trombone, além de um banjo – que não era tão comum em suas músicas, mas um desejo do próprio mestre. Daí ele convidou a banjista Renata Beckmann para tocar o instrumento. Para a voz, JP dividirá a função com Kleyton Silva, da banda Na Cuíra Pra Dançar.
A conversa foi o início de tudo, para compreendermos a trajetória do Mestre Cupijó. Ele tocava sax e às vezes, mais de três músicos o acompanhavam, como o Mestre Gabriel, além do trompete, trombone, guitarra, baixo, bateria e percussão. O banjo existe em algumas músicas, mas não é dominante. Só não tinha mais porque o banjista não morava em Cametá e não poderia comparecer aos ensaios. Ele também tocava os Sambas de Cacete e siriás à sua maneira”, comenta.

 

Documentário

Contemplado pelo edital Programa Petrobras Cultural, o DVD integra o documentário longa-metragem Mestre Cupijó e seu Ritmo, que irá compor um retrato audiovisual de um dos mestres da música tradicional paraense: Joaquim Maria Dias de Castro, mais conhecido como Mestre Cupijó, que buscou inspiração em ritmos tradicionais de sua região para suas composições. O audiovisual, além do registro do processo de captura do show “Baile do Mestre Cupijó”, será composto também por imagens de arquivo, entrevistas do Mestre Cupijó e com seus parceiros musicais.

Como foi no Baixo Tocantins que ele constituiu sua obra, Jorane voltou junto com JP Cavalcante e Daniel Serrão ao município em que o Mestre Cupijó residia. A equipe coletou depoimentos de integrantes da sua antiga banda, o conjunto Azes do Ritmo, e de pessoas que eram muito próximas a ele. Este material foi usado para realizar a concepção do show e será utilizado como material para o documentário, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2017.
Além do registro, o produtor musical Daniel Serrão também está reescrevendo as partituras das composições de Mestre Cupijó, que foram perdidas ao longo do tempo. Mestre Cupijó e sua banda Azes do Ritmo costumavam animar os bailes da região do Tocantins até o sol raiar. Este projeto visa reproduzir este clima festivo, dos anos 1970 e 1980.

 

Serviço

Baile do Mestre Cupijó – Show de gravação do DVD

Data: 06/06, às 20h

Local: Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bittencourt, 650, entre Tv. Quintino e Tv. Rui Barbosa – Nazaré)

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 com meia entrada

Vendas antecipadas: Loja Ná Figueredo (Estação das Docas)

Informações: (91) 3229-1291

 

 

(Fotos Divulgação)

Colaborando com a RAIZ