CanaisIdentidades

Caminho Religioso da Estrada Real é destino turístico

Colaborando com a RAIZ

Foi lançado o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), desenvolvido pela Secretaria de Estado Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Estrada Real (IER), e inspirado no famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

O CRER será a maior rota de turismo religioso do Brasil, ligando o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté (MG), ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros.

Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que 8,1 milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé, e Minas Gerais traz em sua bagagem uma cultura religiosa forte.  As peregrinações e as festas religiosas fazem parte do calendário de várias cidades mineiras e são as principais responsáveis por movimentar o turismo religioso no Estado; como as Folias do Divino ou as peregrinações ao Santuário de Bom Jesus de Matozinhos.

 

Percurso do CRER

 

CRER

Atualmente, o trajeto pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou 4 x 4 Off Road,  configurando-se assim, como uma opção de turismo e peregrinação com prestação de serviços qualificados para atender os visitantes/peregrinos em uma única viagem ou por etapas, conforme a sua disponibilidade.

A rota passa por 32 municípios mineiros e seis cidades paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros. Os municípios mineiros são eles: Caeté, Sabará, Raposos, Barão de Cocais, Nova Lima, Santa Bárbara, Rio Acima, Catas Altas, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Casa Grande, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro.  E os municípios paulistas: Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida.

 

Santuário Nossa Senhora da Piedade, Caetés-MG

 

A rota já está toda sinalizada para que o peregrino possa se orientar com segurança. Totens instalados em locais estratégicos indicam as direções. Placas indicativas apresentam o mapa geral do caminho, mostrando os municípios do percurso. Há ainda o quadro de distâncias da rota, a sua localidade atual (“Você está Aqui”), a localidade anterior (“Destino de onde você veio”) e qual será a próxima localidade (“Destino turístico a ser visitado na Rota”), além dos detalhes específicos de altimetria, que mostra as diferenças de níveis do terreno. Também foram instalados paraciclos para aqueles que optarem por percorrer o CRER de bicicleta.

Para marcar o caminho percorrido, o turista poderá adquirir um passaporte onde registrará as cidades onde esteve. Estes carimbos estarão disponíveis nos pontos de apoio CRER, geralmente localizados nas secretarias paroquiais de cada município ou nos pontos de informações turísticas da cidade.

Ao final do percurso, seja no Santuário Nossa Senhora Aparecida, seja no Santuário Nossa Senhora da Piedade, o peregrino que apresentar o seu passaporte carimbado em sua totalidade, receberá um certificado de conclusão de todo o Caminho Religioso da Estrada Real.

 

Mais informações acesse:

http://www.sacrumbrasilidades.com/passosdocrer

http://www.institutoestradareal.com.br

 

 

(Imagem Divulgação, foto divulgação de Rodrigo Azevedo)

Colaborando com a RAIZ