CanaisVisuais

44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Colaborando com a RAIZ

Com números expressivos e muita história para contar que o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba apresenta 410 obras selecionadas e premiadas de 34 países, no Armazém 14, e também as mostras paralelas espalhadas no Engenho; espaços culturais, artísticos e recreativos da cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Com 2.985 trabalhos de 560 artistas, originários de 57 países inscritos, a mostra superou a edição passada.

O júri de seleção foi composto pelos cartunistas William Hussar, Junião e Orlando Pedroso, pelo professor de publicidade e propaganda Ricardo Morelatto, pelo caricaturista Baptistão, pela ilustradora Maria Eugênia e pela produtora cultural Ana Helena Curti. O de premiação reuniu o caricaturista francês Jean Mulatier, os cartunistas Arturo Kemchs (México), Raul Fernando Zuleta (Colômbia) e Fernando Gonsales (Brasil), a pesquisadora em história em quadrinhos e doutora em ciências da comunicação Sônia Luyten, o ex-diretor geral da Pinacoteca de São Paulo e professor da ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), Tadeu Chiarelli, e pela publicitária e comediante do Festival Risadaria, Arianna Nutt.

 

PROGRAMAÇÃO – Além da mostra competitiva, com 410 trabalhos, e o 15º Salãozinho de Humor, o 44º Salão Internacional de Humor terá mais de 15 paralelas, no Engenho e em outros espaços da cidade.

A primeira delas será aberta hoje, 25/08, na Casa do Povoador. Serão expostas caricaturas do francês Jean Mulatier, membro do júri de premiação. Mulatier é um dos principais nomes da caricatura mundial.

Entre os estrangeiros, ganharam paralelas também o colombiano Fernando Zuleta, com a mostra denominada Arte Irónico para un Mundo em Crisis. Já o mexicano Arturo Kemchs será homenageado com a paralela Caricatura Mexicana, mostra coletiva de diversos artistas, que contam um pouco da história daquele país por meio de seus desenhos.

Ainda podem ser vistas E Depois a Maluca Sou Eu, com trabalhos de Mariza Dias Costa, uma das mais importantes e influentes ilustradoras da imprensa brasileira; Traço Preto, com desenhos de Junião; Cara Nova da HQ, de Montanaro; Portocartoon 2016, em homenagem ao jogador português Cristiano Ronaldo, com uma seleção de suas caricaturas e A Arte de Baptistão no Shopping Piracicaba, entre outras.

A Noiva da Colina, que completa 250 anos, será homenageada com Piracicaba, Mon Amour, que tem curadoria de Gualberto Costa (Gual), e Daniela Rangel. Piracicaba, Mon Amour apresenta algumas páginas do álbum homônimo, produzido pelo quadrinista francês Claude Moliterni. O material original foi produzido por ele após sua visita a Piracicaba, na segunda edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1975.

 

 

PUBLICAÇÕES – Como parte da programação do Salão também será lançado o livro Ilustre Guardanapo, que reúne desenhos produzidos pelo artista gráfico Fausto Longo durante suas estadas na Itália. Outro livro a ser lançado no evento será Mulheres em Traços: a Percepção do Sensível Presente na Exposição Batom, Lápis & TPM, de autoria de Camilla Lelis. Os dois lançamentos ocorrem no Engenho Central, no dia 26 de agosto e 22 de setembro, respectivamente.

Outra publicação que ganhou espaço na programação do 44º Salão de Humor é a recriação da coluna Você Sabia?, do cartunista piracicabano Edson Rontani (1933-1997), com o tema 250 anos de Piracicaba. Em formato de toalha de mesa, foi recriada por Fábio Rontani, filho do artista.

Esta edição também deve ficar marcada pela 1ª Feira de Quadrinhos e Humor de Piracicaba – que já conta com três editoras confirmadas e outras em negociação – com data para acontecer nos dias 22, 23 e 24 de setembro, das 10h às 20h, no Armazém 9 do Engenho Central, que terá como patrono o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que estará no evento no dia 24.

A organização do Salão é da Prefeitura, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba). A Feira de Humor também conta com o apoio institucional da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e parceria do Sesc Piracicaba.

Outra atração será uma área de alimentação, durante os dias de visitas às exposições – quintas, sextas, sábados, domingos e feriados -, até o encerramento.

 

NO PALCO – Outra novidade desta edição são os espetáculos do Festival Risadaria, que acontecem nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Teatro Erotides de Campos. Hoje, 25/08, acontece o espetáculo O Problema Não é Você Sou Eu, um solo de stand-up, improviso e música com Rafael Cortez.

No dia 26, às 11h, o show ficará por conta da trupe do palhaço Tchutchuco. Às 20h do mesmo dia será a vez de Rudy Landucci, conhecido por suas imitações. No dia 27, às 11h, o espetáculo Botão Mágico trará ao público infantil o gênero cênico-musical apoiado em técnicas de clown e música. Os ingressos para o Festival de Humor podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Erotides de Campos ou pela internet https://www.megabilheteria.com

A programação completa do 44º Salão de Humor, que conta ainda com debates, oficinas, workshops, Festival Paulista de Circo e a 6ª Caminhada com Humor, no dia 10/09, pode ser acessada no endereço http://salaointernacionaldehumor.com.br/

O Salão de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e faz parte das comemorações pelos 250 anos de Piracicaba. A Feira de Humor também conta com o apoio institucional da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e parceria do Sesc Piracicaba.

 

Conta com patrocínio da Arcor, Instituto Arcor Brasil, Unimed Piracicaba, Arcelor Mittal, Neurônio Adicional, Águas do Mirante, Raízen, Acipi, Shopping Piracicaba, Apapir, Metrologias SA, Esalq/USP, Chelso e Selam. São apoiadores a APEAO (Associação Piracicabana das Empresas de Auto Ônibus), AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba), Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba, Governo do Estado de São Paulo, A Tribuna, Mackenzie, J Portes Livraria e Papelaria, Câmara de Vereadores de Piracicaba, Supermercado e Varejão Paraty, Libral Papelaria, Água Mineral Natural Ubá, Pizzaria Elite, Fórum de Piracicaba, Arte e Cultura no TJSP, Gazeta de Piracicaba, Jornal de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.

 

SERVIÇO – 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Cerimônia de premiação, dia 26/08, às 17h, no Teatro Erotides de Campos, Parque Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Piracicaba. Na sequência, abertura da mostra no Armazém 14. Visitação de até 12/10, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Informações: (19) 3403-2620/2623.

 

(Imagens Divulgação)

 

Colaborando com a RAIZ