LiteraturaUncategorized

Lançado o livro Um banquete Tropical: temas de etnoalimentação

Colaborando com a RAIZ

“Um banquete Tropical: temas de etnoalimentação”, livro de Raul Lody, pensador da comida e da alimentação, oferece ao sabor do leitor um verdadeiro encontro com ingredientes, processos culinários, receitas de comidas e de bebidas, que revelam símbolos e significados que ampliam os paladares de cada alimento.

E dessa maneira, mostra-se um Brasil plural, e global, rico nos seus sistemas alimentares, sendo uma das maiores cozinhas do mundo. O livro traz 78 artigos que formam um verdadeiro banquete da diversidade; da pluralidade do fazer, do servir e do comer, nos muitos rituais sociais da comensalidade, tanto no cotidiano quanto nas festas.

Como relata no prefácio Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa:

“Raul Lody é uma enciclopédia; este livro – que comemora seus cinquenta anos de atividades como escritor –, um verdadeiro banquete nos trópicos. A cada artigo / capítulo, ele nos ensina alguma coisa. Muita coisa. Ou nos relembra conhecimentos que já tínhamos, mas lhes dando conteúdo ou contexto novo, em muitos casos, surpreendente. Fiquei matutando sobre como eu poderia escrever o prefácio de um livro com tais qualidades que não fosse apenas um desfilar de elogios, que ele merece, mas que tivesse também outra utilidade, além da exclusivamente laudatória.”

Este livro leva o leitor a um encontro com ingredientes, processos culinários e receitas de comidas e de bebidas, revelando em 78 artigos símbolos e significados que ampliam o paladar de cada alimento. Trata-se de um verdadeiro banquete da diversidade, da pluralidade do fazer, do servir e do comer, nos muitos rituais sociais da comensalidade, tanto no cotidiano quanto nas festas. As ilustrações foram especialmente realizadas pelo autor.

O livro apresenta ainda ilustrações que foram especialmente realizadas pelo autor. E assim, é posto à mesa do leitor para ser comido, mastigado e interpretado.

Boa refeição!

SOBRE O AUTOR

Raul Lody é antropólogo, escritor e pesquisador de gastronomia, no Brasil e no exterior, desde 1978.
É autor de mais de 70 livros, com premiações mundiais e nacionais no Gourmand World Cookbook Awards em 2006, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2014. Coordenou o Registro do Oficio das Baianas de Acarajé. Curador do Museu da Gastronomia Baiana, da Fundação Gilberto Freyre, da Fundação Pierre Verger, do Dragão do Mar; e do www.museudoacucar.com.br
Integra o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. Representa o ICAF – International Commission on the Anthropology of Food (2005-2012) no Brasil e é investigador associado da DIAITA/ Patrimônio Alimentar da Lusofonia, Universidade de Coimbra, Portugal.

SERVIÇO

Um banquete tropical – Temas da etnoalimentação
Autor Raul Lody
Cepe Editora
Dimensões: 16×22
Páginas: 264
Edição: 2022
ISBN: 978-65-5439-050-7

Para comprar:

http://www.editora.cepe.com.br/livro/um-banquete-tropical–temas-da-etnoalimentacao

 

Colaborando com a RAIZ