CanaisLançamentosLiteratura

O geógrafo Milton Santos celebrado pelo Itaú Cultural

Colaborando com a RAIZ

De 19 de julho a 08 de outubro de 2023, o Itaú Cultural (IC) celebra a vida e a obra de um dos maiores pensadores brasileiros: o geógrafo Milton Santos. Na 59ª edição da Ocupação Itaú Cultural pode-se conhecer a história e o trabalho do homenageado por meio de fotos, documentos e depoimentos de familiares, alunos, amigos e parceiros profissionais.

Além dos materiais da exposição, o site itaucultural.org.br/ocupacao reúne outros conteúdos exclusivos sobre o geógrafo que reconheceu, na periferia do mundo, a força da criação de um futuro mais humano.

Na plataforma Ancestralidades você pode acessar o verbete de Milton Santos e de muitos outros intelectuais. O site Ancestralidades, desenvolvido em parceria entre a Fundação Tide Setubal e o Itaú Cultural, reúne e difunde conteúdos que evidenciam saberes, histórias e culturas negras que formam a identidade do Brasil.

QUEM FOI MILTON SANTOS

Baiano de Brotas de Macaúbas com uma extensa produção acadêmica, envolvido em debates sobre política e educação e defensor de uma intelectualidade independente e engajada na transformação da sociedade, Milton Santos foi um dos grandes responsáveis por renovar e transformar o pensamento geográfico brasileiro, entendendo a área não só como disciplina técnica, mas também como reflexão teórica, resgatando, atualizando e reformulando conceitos fundamentais.

Mesmo com tamanha dedicação ao trabalho teórico e crítico, Milton não se resume a isso. Graduou-se em direito, foi jornalista e professor, e teve uma extensa produção de estudos sobre planejamentos regionais e política econômica, de análises e de diagnósticos dos usos dos territórios, entre outros. Conhecido como cidadão do mundo, o geógrafo fez seu doutorado no Instituto de Geografia da Universidade de Estrasburgo, na França, onde pôde conhecer as particularidades de territórios e povoamentos franceses e de alguns países africanos, como Senegal e Sudão.

Durante a ditadura militar brasileira, Milton foi preso e, por problemas de saúde, solto logo em seguida. Sem liberdade para continuar seu trabalho intelectual no país, ele se exilou na França, onde passou a lecionar na Universidade de Toulouse, começando também uma trajetória de trabalho em diversos cantos do mundo, como Venezuela, Canadá, Estados Unidos e Tanzânia.

LIVROS PUBLICADOS POR MILTON SANTOS

  • O povoamento da Bahia: suas causas econômicas, Imprensa Oficial da Bahia, Salvador/BA, 1948.
  • Estudos sobre geografia, Tipografia Manú, Salvador/BA, 1953.
  • Os estudos regionais e o futuro da geografia, Imprensa Oficial da Bahia, Salvador/BA, 1953.
  • Zona do cacau. Introdução ao estudo geográfico, 1ª edição, Imprensa Oficial da Bahia, Artes Gráficas, Salvador/BA, 1955. 2ª Edição: Companhia Editora Nacional, São Paulo, Col. Brasiliana, vol. 296, Biblioteca Pedagógica Brasileira, 1957.
  • Estudos de Geografia da Bahia, (em colaboração com J. Tricart e outros), Livraria Progresso Ed., Salvador/BA, fotos e mapas, 1958.
  • Localização Industrial, em colaboração com D. Jacobina, Estudos e Problemas da Bahia, Ed. mimeografada da CPE nº 3, Salvador/BA, mapas e tabelas, 1958.
  • A cidade como centro de região. Universidade Federal da Bahia – Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, Imprensa Oficial, Salvador/BA, mapas e fig., 1959.
  • A rede urbana do Recôncavo’, Universidade Federal da Bahia – Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, Imprensa Oficial, Salvador/BA, 19 mapas e fig., 1959.
  • O centro da cidade do Salvador, Universidade Federal da Bahia-Editora Progresso Editora, Salvador/BA, 17 mapas, 5 gráficos e 27 fotos, 1959.
  • Marianne em Preto e Branco (viagens), Livraria Progresso Editora, Salvador/BA, 1960.
  • A cidade nos países subdesenvolvidos, Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1965.
  • Croissance démographique et consommation alimentaire dans les pays sous-développés, I. Les données de base (320 p.); II. Milieux géographiques et alimentation (341 p.), Centre de Documentation Universitaire (CDU), Paris, França, 1967.
  • Aspects de la géographie et de l’économie urbaine des pays sous-développés, 2 fasc (100 e 92 p.), Centre de Documentation Universitaire (CDU), Paris, França, 1969.
  • Dix essais sur les villes des pays-sous-développés, Ed. Ophrys, Paris, França, 1970.
  • Le métier du géographe en pays sous-développés, Ed. Ophrys, Paris, França, 1971.
  • Les villes du Tiers Monde, Ed. Génin, Librairies Techniques, Géographie Economique et Sociale, tome X, Paris, França, figs., mapas e fotos, 1971.
  • Geografia y economia urbanas en los países subdesarrolados, Ed. Oikos-Tau, Barcelona, Espanha, Colección Ciências Geográficas, fig., 1973.
  • Underdevelopment and poverty: a geographer’s view, The Latin American in Residence Lectures, University of Toronto, Canadá, 1972-1973, 1975.
  • L’espace partagé, Editions Librairies Techniques, M. Th. Génin, Paris, França, 1975.
  • Por uma geografia nova, HUCITEC-EDUSP, São Paulo, 1978 (5ª edição: 1996).
  • O trabalho do geógrafo no Terceiro Mundo, HUCITEC, AGB, São Paulo, 1978 (4ª edição: 1996).

SERVIÇO

Ocupação Milton Santos
até domingo 8 de outubro de 2023
classificação indicativa: livre, segundo autodefinição

ITAÚCULTURAL
Avenida Paulista, 149, São Paulo (SP)
Terça a sábado (11h às 20h)
Domingos e feriados (11h às 19h)
Entrada gratuita

#revistaraiz #itaucultural #miltonsantos

Colaborando com a RAIZ