CanaisIdentidadesLançamentos

Povos Juruna e Arara em evento no Instituto Tomie Ohtake

Colaborando com a RAIZ

Paulistanos terão a oportunidade da vivência com indígenas que irão interagir com o público através de suas artes e oficinas educativas

Em sua terceira edição em São Paulo, a mostra “Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta Grande do Xingu”, acontece de 9 a 11 de novembro, com entrada gratuita no Instituto Tomie Ohtake, no bairro de Pinheiros.

A iniciativa acontece através da parceria entre o curador Renato Imbroisi e Idanise Hamoy – curadora indígena da mostra. Marisa Ota, responsável pela curatela da IT Design – loja oficial do Tomie Ohtake, desde a fundação do Instituto em 2001 e a Norte Energia, que desenvolve ações através de programas oficiais da FUNAI, que hoje beneficiam na região, cerca de 140 artesãos indígenas de 11 aldeias que vivem da produção de artesanatos exclusivos, pinturas étnicas corporais e tecidos, gerando renda para suas aldeias.

Com entrada gratuita, os paulistanos poderão interagir com os indígenas e aprender mais sobre as etnias participantes, além de poder comprar suas artes e participar de vivências como a agenda abaixo:

9/11 quinta-feira – Pintura Corporal das 14h às 17h na Sala 2

9/11 quinta-feira – Roda de conversa com artesãos Juruna, Arara, curadores e equipe do projeto

11/11 Sábado – Pintura Corporal e Oficina de Técnicas com miçanga na Sala 3

Mostra"Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta Grande do Xingu" - Divulgação
Mostra”Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta Grande do Xingu” – Divulgação

Além de conhecer e poder adquirir produtos na feitos na região da Volta Grande do Xingu, no Pará. Esta edição traz a exposição de fotos da premiada fotógrafa Walda Marques, que estará presente no evento. Natural de Belém (PA), Walda fez duas incursões na Volta Grande do Xingu para mergulhar no dia a dia da cultura Arara e Juruna. “Foi uma experiência incrível conviver com eles, experimentar os sabores, ouvir histórias e poder registrar um pouco do que representa essa exposição, seja nas peças de arte produzidas na floresta ou nas expressões que revelam o modo de vida dessas pessoas”, explica Walda, que também recebeu mulheres indígenas em seu estúdio durante a exposição realizada em Belém, em outubro passado.

A realização do evento na região Sudeste do país tem como principal diferencial o protagonismo dos próprios indígenas como expositores, promovendo uma rica e única troca de experiências e oportunidades. “Além de oferecer essa experiência ao público, a exposição estreita os laços com fornecedores de materiais para artesanato, lojistas e profissionais de moda. É importante porque os indígenas podem ver, inclusive através do aspecto de compra e venda, a valorização de sua própria cultura diante de um público cosmopolita”, considera Renato Imbroisi, que também integra a curadoria da exposição.

De modo geral, o Programa promove ações de valorização do patrimônio cultural material e imaterial desses povos e possui um importante papel no PBA-CI da UHE Belo Monte que é fazer a interface com outras frentes de atuação como o fortalecimento institucional, atividades produtivas e educação escolar indígena. “A Norte Energia, por meio das ações previstas do Licenciamento Ambiental do Componente Indígena, segue empenhada em fortalecer o engajamento dos povos indígenas da área de abrangência da UHE Belo Monte, de modo a possibilitar o protagonismo social e construção de agendas de benefícios mútuos a médio e longo prazo como pode ser observado em eventos com a mostra Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta Grande do Xingu. Todos saem ganhando através das trocas de conhecimento e das novas oportunidades de negócios e de públicos que eventos como esse possibilitam”, afirma Nina Fróes Fassarella, Gerente Socioambiental do Componente Indígena da Norte Energia.

Mostra"Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta Grande do Xingu" - Divulgação
Mostra”Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta Grande do Xingu” – Divulgação

SERVIÇO

Exposição Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta Grande do Xingu
Datas: 9 a 11 de novembro
Local: Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88 – Pinheiros, São Paulo, SP)
Horário: 11h – 19h
Entrada Gratuita

Colaborando com a RAIZ