CanaisIdentidadesLançamentos

Encontro irá reunir mais de 50 mestras e mestres da cultura na Chapada dos Veadeiros, Goiás

Colaborando com a RAIZ

Espaço de discussão sobre as culturas populares e tradicionais no Brasil, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Que Transforma, pela primeira vez realizará, em um mesmo ano, sua segunda rodada de debates.

A atividade promovida pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, em co-realização com o Ministério da Cultura (MinC), ocorre entre 13 e 17 de dezembro, na Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, por meio da Secretaria de Turismo do Município, e Universidade Federal de Goiás (UFG) também são parceiras da iniciativa.

A programação inclui rodas de prosa, palestras, oficinas, shows, exposições e a Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado. O Encontro integra o calendário cultural anual do estado de Goiás e atende tanto ao público regional e nacional como ao internacional.

Diretor de Promoção das Culturas Populares da SCDC, Tião Soares, ressalta a importância da iniciativa. “O Encontro reúne representantes de diferentes manifestações e expressões culturais, possibilitando um espaço de troca de experiências e saberes entre mestres e mestras de todo o Brasil”, afirma. E completa: “Essa diversidade cultural é um dos pilares do Programa Nacional, que deve abranger as várias demonstrações culturais do país, além da valorização dos grupos, coletivos e territórios culturais. O reconhecimento das culturas populares e tradicionais do processo social e histórico desse segmento busca dar visibilidade aos trabalhos desses guardiões e guardiãs dos saberes tradicionais, bem como garantir condições dignas de trabalho e reconhecimento de sua contribuição para a sociedade”, conclui.

“Esta edição especial do Encontro de Culturas chega em um momento oportuno para articulação de políticas públicas culturais para as culturas populares e tradicionais do Brasil. Com o Encontro, nossa região da Chapada dos Veadeiros é um lugar estratégico para as discussões sobre as culturas populares e tradicionais e o desenvolvimento econômico, simbólico e social do País. Este momento histórico é construído pelas comunidades e seus representantes, que preservam e fortalecem, principalmente nos interiores, os saberes e fazeres tradicionais da ancestralidade brasileira e, mesmo com tantas dificuldades financeiras e de acesso, são as referências do Brasil”, avalia Juliano George Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

Tambor de Criola do Seu Teodoro -  Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Tambor de Criola do Seu Teodoro – Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

CONFERÊNCIA

Um dos destaques do Encontro é a Conferência livre com temática das Culturas Populares e Tradicionais, que será realizado de 15 a 17 de dezembro. A atividade é uma co-realização Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural. Participarão dela mais de 50 mestras e mestres da cultura popular de todo o país, além de pesquisadoras e pesquisadores das culturas populares e tradicionais.

O Encontro e a Conferência terão cinco eixos temáticos:

  • Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares e dos Territórios Tradicionais;
  • Memória e Identidade das Cultura Populares: Patrimônio Material e Imaterial das Culturas Populares e Tradicionais;
  • Manutenção e Desenvolvimento Sustentável: promover condições para o desenvolvimento da produção, circulação e fruição das culturas populares e tradicionais, respeitando os modos próprios de expressão e organização de seus praticantes;
  • Economia Criativa e Sustentabilidade das Culturas Populares e Tradicionais; e
  • Transmissão de Saberes e Práticas das Culturas Populares e Tradicionais.

O objetivo é dar início ao debate a respeito da criação de um Programa Nacional para escutas, discussões, reflexões e a elaboração de um programa nacional voltado às culturas populares e tradicionais.


SHOWS

A programação musical faz referência a ritmos reconhecidos como patrimônios culturais imateriais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Entre os nomes que farão shows estão o grupo Tambores do Tocantins (TO); o rapper GOG (DF); o violeiro Volmi Batista (DF); a opereta popular “Era Uma Vez”, da Turma Que Faz e Doroty Marques (GO), com elenco formado pelas crianças e jovens da Vila de São Jorge; o Maracatu Leão do Cerrado, de Alto Paraíso de Goiás (GO); o Boi do Seu Teodoro (DF); o Jongo Iracema (GO); o grupo Sambadeiras de Roda (GO); o Trio Buritis (GO); Martinha do Coco (PE).


OFICINAS

As atividades incluem ainda oficinas gratuitas com o grupo Penã Folclórica, da Turma Que Faz; de tecido acrobático com Poliana Moraes; e de rimas de improviso com o rapper GOG; entre outros. A ação é direcionada sobretudo aos jovens da comunidade de São Jorge e região da Chapada dos Veadeiros.


RODAS DE PROSA

Para a discussão de políticas públicas culturais e temas ligados à arte, cultura, educação e turismo, com foco no tema desta edição, o evento terá dez rodas de prosa. Entre os temas, o papel das políticas públicas na preservação do patrimônio; e turismo cultural e de base comunitária na região da Chapada dos Veadeiros.


A FEIRA

O calendário contempla ainda a Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado, que irá reunir 20 expositores do nordeste goiano, com trabalhos em palha, joias e semijoias, itens de vestuário e decoração, produtos da sociobiodiversidade, obras sacras e criativas.

O expositor deve ser de uma das cidades do nordeste goiano e pode se candidatar para receber apoio de estadia e alimentação.

A segunda edição do Encontro tem como parceira a ASJOR (Associação dos Moradores da Vila de São Jorge), apresentação do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Secult Goiás, por meio de projetos contemplados pelo edital de fomento aos Festivais e Eventos e pelo edital de fomento ao Artesanato do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023; e apoio da Goiás Turismo e do Governo de Goiás.


HISTÓRICO

Em 23 anos de história, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, já trouxe à Vila de São Jorge mais de 575 atrações culturais e 196 oficinas e cerca de 200 rodas de prosa. Uma média de 460 mil pessoas participaram das atividades.

O Encontro tem como missão promover a sociobioversidade; a política do Patrimônio Imaterial instituída no Decreto nº 3.551/2000; as políticas educacionais das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileira e indígena no currículo escolar, com ênfase nas disciplinas de História, Arte e Literatura; a política nacional sustentável para povos e comunidades tradicionais; e a Lei nº 13.018/2014, que institui a Política Nacional de Cultura Viva.

SERVIÇO

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Que Transforma
Data: 13 a 17 de dezembro de 2023
Local: Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás

Conferência livre com temática das Culturas Populares e Tradicionais
Data: 15 a 17 de dezembro de 2023
Local: Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás

Veja mais em: XXIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Colaborando com a RAIZ