CanaisIdentidadesLiteraturaMúsicas

Exposição ‘Nos Braços do Violeiro’ percorre o interior de SP até outubro

Colaborando com a RAIZ

Na mostra o público tem a oportunidade de mergulhar no universo criativo da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais do desenhista, músico e educador Yuri Garfunkel.

Na exposição interativa “Nos Braços do Violeiro”, o público terá a oportunidade de apreciar no Museu do Folclore em São José dos Campos, até o dia 25/05, as páginas originais da HQ, com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela e indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020. Umas das propostas da mostra, contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Circulação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, é promover a interação do público com os processos criativos do artista. Posteriormente a exposição segue até outubro para outras cidades do interior paulista.

Nos Braços do Violeiro
Divulgação/EBF Comunicação Exposição “Nos Braços do Violeiro”

Universo da música caipira e artes visuais

De acordo com Yuri Garfunkel, a ideia inicial da Viola Encarnada era traduzir o universo da música caipira para a linguagem dos quadrinhos e das artes visuais. “Criar um ponto de vista pra diálogos contemporâneos com a nossa cultura. A estreia da exposição concretizou essa vontade. Foi um grande encontro de pessoas interessadas em participar desse diálogo e um primeiro passo muito especial pra circulação que faremos durante esse ano”, declara Garfunkel.

Desta forma, além do contato com os originais da obra e seus esboços originais, o visitante da exposição “Nos Braços do Violeiro” terá acesso à viola física que foi inspirada na viola vermelha de Tião Carreiro e encomendada ao Luiz Armando da luthieria Trevo, exclusivamente para este projeto. Inspirado nesse universo, o público também poderá montar sua própria história em um painel com imãs das imagens da HQ. Oportunidade para soltar a criatividade e fazer parte da mostra.

Para propiciar uma imersão na HQ como um todo, a exposição disponibiliza áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile e em alguns dos encontros promovidos com o público, como rodas de viola e bate-papo, terão tradução em Libras.

Por ser uma exposição multidisciplinar sobre um instrumento singular que marca a nossa história musical, um dos objetivos dos idealizadores é compartilhar o conteúdo com um público diverso, inclusive estudantes, universitários e grupos de idosos e outros interessados. “Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira, por isso a intenção em cada uma das 6 cidades por onde passaremos é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais de cada um desses campos”, explica João Carlos Villela.

Nos Braços do Violeiro
Divulgação/EBF Comunicação Exposição “Nos Braços do Violeiro”

“A Viola Encarnada”

Em suas páginas, a obra “A Viola Encarnada‘ conduz o leitor para uma viagem sonora afinada e cheia de história, a partir de uma viola avermelhada nas mãos de um violeiro e de um vaqueiro, numa jornada que percorre os sertões até chegar na cidade grande, testemunhando a história da música caipira desde suas origens rurais.

Yuri Garfunkel detalha que a ideia da HQ se formou ao longo de muitos anos ouvindo música caipira. De modo geral, e no gênero Moda de Viola principalmente, ele explica que as canções descrevem narrativas tão intensas que muitas músicas inspiraram filmes. “Mas até agora não conheço outra graphic novel feita a partir desse repertório. Entendi que era um trabalho que poucos poderiam pôr em prática, e mergulhei de cabeça. No final de 2017 eu já tinha clara a estrutura do roteiro, fui a uma palestra do Ivan Vilela e me apresentei a ele que se interessou imediatamente pelo projeto e começamos a trabalhar”, relembra.

Nos Braços do Violeiro
Divulgação/EBF Comunicação Exposição “Nos Braços do Violeiro”

Programação

A circulação da Exposição ‘Nos Braços do Violeiro‘ estreou dia 24 de fevereiro na Casa Lebre, em Bragança Paulista. No Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100), em São José dos Campos, a exposição ficará até 25/05.

Depois a mostra seguirá para o MAGMA (Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia), em Botucatu e Centro Max Feffer, em Pardinho (01/06 a 10/08); Instituto Elpídio dos Santos, em São Luís Paraitinga (31/08 a 21/09) e Centro Cultural Casarão, em Campinas (28/09 a 20/10).

Ficha Técnica ‘Nos Braços do Violeiro’

-Yuri Garfunkel: Artista expositor, músico, coordenação geral

  • João Carlos Villela: Curadoria e Produção Artística
  • Cris Rangel: Produção Executiva
  • Lula Fidalgo: Montagem e direção musical
  • Ellen B. Fernandes: Assessoria de Imprensa
  • Mário de Almeida: Registro Audiovisual
  • Rodrigo Camargo: Consultoria Jurídica

Realização: ProAC Editais, Cult SP, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo

Nos Braços do Violeiro
Capa Nos Braços do Violeiro

SERVIÇO

Abertura da Exposição “Nos Braços do Violeiro”
Visitação: Até dia 25/05, de terça a Sexta das 09h as 17h/ Sábado e Domingo, das 14h as 17h
Local: Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100), São José dos Campos
Entrada gratuita

Colaborando com a RAIZ