Festival de Cultura Popular acontece em Ouro Preto, MG
O Festival de Cultura Popular é um evento plural, para exaltar as culturas populares que são parte da programação da festa. A realização auxiliará na formação de públicos diversos, além de democratizar o acesso à cultura e promover experiências artísticas e culturais cidadãs para as localidades.
Os espaços serão tomadas por uma programação rica e marcada pela diversidade cultural que ilustra e colore nossa brasilidade. Em 2024 o Festival acontece em Ouro Preto, Glaura e Miguel Burnier.
Desde 2022, o Festival de Cultura Popular está circulando em várias cidades de Minas Gerais e, em 2024, na segunda edição, chegamos em Ouro Preto e nos distritos Glaura e Miguel Burnier. Nos dias 17 a 22 de setembro, uma programação gratuita vai ocupar algum cantinho dessas cidades com diversas atrações.
PROGRAMAÇÃO:
OURO PRETO
Dias 17,18 e 19 DE SETEMBRO DE 2024
SEMINÁRIO: DIÁLOGOS COM AS CULTURAS POPULARES
HORÁRIO : DE 14H30 ÀS 17H30
LOCAL: CINE VILA RICA – ANEXO DO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA (PRAÇA TIRADENTES/OURO PRETO)
DIA 17 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA
“Paisagem e Patrimônio Industrial”
Como salvaguardar as tradições populares nas cidades que sediam atividades minerárias? Quais as estratégias e políticas públicas que vêm sendo criadas para a preservação deste patrimônio?
Convidados:
Cristina Cairo – Arquiteta e Urbanista
Karine Gonçalves Carneiro – Coordenadora GEPSA – UFOP
Gustavo Nolasco – Escritor, roteirista, sócio da Nitro Histórias Visuais
DIA 18 DE SETEMBRO – QUARTA FEIRA
“Redes e Culturas Populares”
Política Nacional de Cultura Viva . Como coletivos e manifestações culturais podem se tornar um ponto de cultura e como os pontos de cultura auxiliam o IPHAN no registro de tradições e saber fazer?
Convidados:
João Pontes – Diretor da Política Nacional de Cultura Viva – MINC
Virgínia Maria Henriques Deveza – Presidente da Associação das Senhoras Artesãs (ASA)
Tainah Leite – Superintendência do Iphan-MG
DIA 19 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA
“A Extroversão das Culturas Populares”
Cidades que sediam Festivais de Cultura Popular e museus de cultura popular. Como os Festivais/museus transformam as comunidades em que estão sediados? Como os Festivais/Museus mobilizam/formam seus públicos?
Convidados:
Rafa Barros – Diretor do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN/MINC
Rachel Falcão – Coordenadora do Núcleo de Artes e Ofícios/FAOP
Joana Corrêa – antropóloga e gestora cultural, articuladora da Rede Nacional de Culturas Populares e Tradicionais
GLAURA (distrito de Ouro Preto)
Dia 20 DE SETEMBRO – SEXTA -FEIRA
18H – FEIRA GASTRONÔMICA
18H30 – EXIBIÇÃO FILME “RECORDAR MIGUEL BURNIER”
20H – SHOW BATUQUE DAGMAR DE BELO HORIZONTE/MG
Grupo de samba formado só por mulheres. Maria Elisa Pompeu (cavaquinho e voz); Mariana Martins (voz e percussão); Júlia Nascimento (violão 6 cordas); Analu Braga (percussão) e Mônica Santos (percussão) e Priscila Norberto (flauta transversal).
DIA 21 DE SETEMBRO – SÁBADO
12H – Feira da Matriz de Glaura e Feira Gastronomica
14H30 – Dança das Fitas DA Escola Municipal Benedito Xavier de Glaura/MG
15H – CORPORAÇÃO MUSICAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E MARIA de Miguel Burnier/MG
15H – Rua de Brincar com Grupo Atrás do Pano
A Rua de Brincar é uma ação lúdica de ocupação do espaço urbano que propõe uma relação direta e espontânea com o público, estimulando sua participação através da confecção de brinquedos e objetos cênicos, brincadeiras de roda, jogos cênicos e musicais, ateliê aberto de artes plásticas e aulão de percussão.
17H – Folia do Boi da Manta de São Bartolomeu/MG
A Folia do Boi da Manta é uma tradição de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, renovada ao longo de muitas gerações. Durante alguns anos o Boi da Manta ficou “adormecido”, mas a união da comunidade resgatou essa tradição da cultura popular tão importante para a região. O Boi da Manta está presente nas festas de São Bartolomeu e se apresenta na forma de cortejo repleto de alegorias, música, teatro e dança, com muitas cores e instrumentos musicais despertando a alegria dos foliões de todas as idades e encantando, especialmente, as crianças.
17H40 – Caretagem dos Amaros de Paracatu/MG
A comunidade quilombola dos Amaros está localizada no município de Paracatu, na região Noroeste de Minas Gerais. A Caretada, expressão dos descendentes de africanos, é a manifestação popular mais conhecida na localidade. Durante a noite de São João, os membros do grupo se transvestem com máscaras – daí o nome -, roupas coloridas com fitas e saem cantando e dançando pelas ruas.
18H30- Show com Mestre Ambrósio de Recife/PE
O Mestre Ambrósio ressoa como uma das mais importantes bandas do movimento Manguebeat, mas, há quase 20 anos, o grupo não se reunia nos palcos para dividir a imagética que marca a relação que mantém com o público. O marco de 30 anos de criação da banda inspirou um reencontro de Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder “O” Rocha (percussão), HelderVasconcelos(fole de 8 baixos, percussão e coro), Sérgio Cassiano (vocal e percussão), Mazinho Lima (baixo e coro) e Mauricio Bade (percussão e coro).
MIGUEL BURNIER (distrito de Ouro Preto)
Dia 22 DE SETEMBRO – DOMINGO
08H ÀS 12H – Festa de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
O tradicional Encontro de Congados de Miguel Burnier é um marco no calendário de eventos tradicionais de Ouro Preto, acontecendo todos os anos no mês de setembro no distrito.
EXIBIÇÃO FILME “RECORDAR MIGUEL BURNIER”
12H – Folia do Boi da Manta de São Bartolomeu/MG
A Folia do Boi da Manta é uma tradição de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, renovada ao longo de muitas gerações. Durante alguns anos o Boi da Manta ficou “adormecido”, mas a união da comunidade resgatou essa tradição da cultura popular tão importante para a região. O Boi da Manta está presente nas festas de São Bartolomeu e se apresenta na forma de cortejo repleto de alegorias, música, teatro e dança, com muitas cores e instrumentos musicais despertando a alegria dos foliões de todas as idades e encantando, especialmente, as crianças.