19° Congresso Mundial de Educadoras e Educadores Sociais
A Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo – AEESSP organizará, na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, em abril de 2017, de 10 a 12, o XIX Congresso Mundial de Educador@s Sociais, como continuidade da série de congressos promovidos pela Associação Internacional de Educadores Sociais – AIEJI por meio de suas associações afiliadas.
Este será um momento estratégico para que educadores/as sociais do Brasil e da América Latina se (re)encontrem com colegas das demais regiões do mundo para debater os rumos de uma profissão e de um campo de pesquisas, de educação e de práticas voltadas à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em um contexto em que mundialmente somos empurrados para uma reflexão crítica que busque aprofundar os fundamentos éticos, teóricos e metodológicos de um fazer que necessita se redefinir, em função da transição que atravessa a contemporaneidade, este congresso será a oportunidade de reunir alguns dos mais expressivos pensadores da educação social, educação popular e educação não formal com agentes dos processos cotidianos de transformação social que, atuando nas fissuras do sistema, constróem estratégias de sobrevivência e resistência para aqueles que são incluídos à margem do sistema econômico dominante.
O educador social está hoje atuando nas mais variadas áreas, desde atividades de arte-educação em entidades assistenciais e de cultura, até ações diretas de prevenção em saúde, tais como agentes comunitários de saúde e redutores de danos, como ainda na educação de jovens e adultos, atividades de lazer para crianças e terceira idade, trabalho com saúde mental e ações comunitárias junto a remanescentes de quilombos, comunidades ribeirinhas, assentamentos rurais e movimentos populares, entre outros. Têm diversos perfis profissionais ou áreas de atuação, passando por monitores e cuidadores, arte-educadores, agentes sociais de saúde, educação e cultura, lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais. Todos eles têm em comum o trabalho com grupos comunitários em que as relações sociais demandam uma intervenção que vise a melhora da qualidade de vida.
Nestes próximos anos, em torno do congresso de 2017, o Brasil – assim como diversos outros países da América Latina, áfrica e Europa, principalmente – estará envolvido com aspectos legais e organizacionais do processo de estruturação do Educador Social como profissional, incluindo sua formação, o processo de escolarização e a regulamentação de sua profissão. Esta será uma arena em que disputas conceituais se misturarão a questões de mercado de trabalho e de formação, com impactos significantes na estruturação de currículos e carreiras acadêmicas, assim como no delineamento das políticas sociais básicas em que este profissional atue.
É neste contexto que a organização do 19° Congresso Mundial de Educadoras e Educadores Sociais reunirá de 600 a 800 educadores e educadoras sociais do Brasil e diversos outros países e produzirá seus debates que, certamente, impactarão o futuro dos educadores e educadoras sociais do Brasil e do mundo.
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La Asociación de Educadoras y Educadores Sociales del Estado de San Paulo – AEESSP organizará, en la Universidad Estatal de Campinas (UNICAMP) de 10 a 12 de abril de 2017, el XIX Congreso Mundial de Educadoras/es Sociales, como continuación de la série de congresos desarrollados por la Asociación Internacional de Educadoras/es Sociales – AIEJI y por sus asociaciones miembros.
Este es un momento estratégico para que educadores/as sociales do Brasil y de Latino América (re)encuentren con colegas de otras regiones del mundo para discutir el curso de una profesión y de un campo de investigaciones, de educación y de prácticas destinadas a la construcción de una sociedad más justa e igualitária. En un contexto que mundialmente nos empuja a una reflexión crítica que busque profundizar los fundamentos éticos, teóricos y metodológicos de nuestra práctica, que necesita redefinirse porque vivimos una transición en la contemporaneidad, este congreso será oportuno para reunir algunos de los más distinguidos pensadores de la educación social, de educación popular y de educación no formal, con los agentes de los procesos cotidianos de transformación social que, actuando en las fisuras del sistema, construyen estrategias de supervivencia y resistencia con los que son incluidos en los márgenes del sistema económico dominante.
Hoy, el educador/a social tiene su actuación en las más diversas áreas. Desde actividades de arte-educación en entidades de asistencia social y de cultura, en acciones directas de prevención en salud, como agentes comunitarios de salud o reductores de daños. Así como en la educación de jovenes y adultos, actividades de ocio para niños/as o mayores, en el trabajo con salud mental y en acciones comunitarias con antiguos ‘quilombos’ (remanecentes de esclavos), comunidades tradicionales, asentamientos rurales y movimientos populares, entre otros. Tienen diversos perfiles profesionales o áreas de actuación, nombrados ‘monitores’ o ‘cuidadores’, ‘arte-educadores’, agentes comunitarios de salud, educación y cultura, líderes de la comunidad y militantes de movimientos sociales. Todos tienen en común el trabajo con grupos comunitarios en que las relaciones sociales demandan una intervención que vise la mejoría de la qualidad de vida.
En los proximos años, alrededor del congreso de 2017, Brasil – como diversos otros países de Latino América, África y Europa, principalmente – se va a implicar con aspectos legales y de organización del proceso de estruturación de Educador/a Social como profesional, incluso su formación, su proceso de escolarización y la reglamentación de su profesión. Esta será una arena en que disputas conceptuales se mesclan a cuestiones de mercado de trabajo y de formación, con impactos significativos en la estructuración de currículos y carreras académicas, como también en el delineamiento de las políticas sociales básicas en que este profesional actúa.
Es en este contexto que la organización del XIX Congreso Mundial de Educador@s Sociales reunirá de 600 a 800 educadores e educadoras sociales de Brasil y diversos otros paises y producirá sus discusiones que, seguro, van impactar el futuro de educadores e educadoras sociales de Brasil y del mundo.
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The purpose of International Association of Social Educators – AIEJI is to emphasize and promote the philosophy of social education and its uniqueness in being actively involved in partnership with clients, working with them, not only individually but in groups, families, communities and the social environments towards the development of their strengths and in resolving personal, social, and community difficulties.
The Sao Paulo State’s Social Educators Association – AEESSP will from April 10th to 12th, organize the AIEJIs XIX World Congress of Social Educators at UNICAMP – Campinas State University. This congress will follow the historical series of International Association of Social Educators – AIEJI congresses held by its associated members.
This will be a strategic moment for social educators all around the world. An open space to meet and discuss with colleagues The congress will represent a meetingpoint in which the discussion of social educators as a profession and research practice will take place, developing professional and practices debates. Social welfare is an educational as well as practical field, that aim to build a more fair, equal and just society. Across the world, the context in which social educators are working is constantly challenged and criticised. Consequently, our theoritically as well as methodological approach ought to be redefined and developed in order to adapt to the needs of a changing society. This congress will be an opportunity to join some of the most important thinkers on social, popular and nonformal education. The overall aim is to build survival and resistance strategies for the people placed at the margin of our main economic system.
But, in order for such a goal to be realized: We must work together.
The Social Educator, nowadays, is acting in diversified areas, from the art teachers in social cares and culture to straight actions in health prevention, as community workers and damages reducers also in adults and youths education, leisure for children and elderlies, mental health activities and community actions with remaining from “Quilombos”, “Comunidades Ribeirinhas” (riverside communities), rural settlements and popular motions, among others. There are several professional profiles or areas, from monitors, caregivers, art teachers, social health, education and culture workers, communities’ leaderships and social activists. All of them have the activities with community group in common, where the social relations require an intervention that should aim a better quality in life.
The coming years, considering the 2017 congress, Brazil, as well as many other countries from Latin America, Africa and Europe mainly, will be involved with legal and organizational aspects of the structuring process of the Social Educator as a professional, including his qualification, the schooling process and his professional regulation. This will be the circle where conceptual disputes are going to mingle with the job market and qualification questions raised with distinguished impact on the academic careers and curriculum elaboration, as well as in the outline of the basic policies where this professional acts.
In this context the XIX Word Congress of Social Educators organization is gathering from 600 to 800 educators and social educators from Brazil and many other countries and will produce its debates which, certainly, will impact the future of the educators and social educators from Brazil e and the worldwide.