CanaisLançamentosSustentabilidade

Mostra “Raízes da Gastronomia” estreia na capital paulista

Colaborando com a RAIZ

Em tempos de queimadas e suas consequências trágicas para o meio ambiente e a saúde, destacamos um trabalho incrível de interconexão entre tradição e inovação na produção de alimentos. A exposição, que já passou pelo interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, destaca a interseção entre cultura indígena e agricultura regenerativa. “Raízes da Gastronomia” acontece de 21 de setembro a 31 de outubro, na capital paulista.

A mostra destaca os aspectos históricos e culturais das comunidades indígenas e sua relação com as mais modernas técnicas de agricultura regenerativa, uma das chaves mitigadoras da emergência climática. A produção de café em fazendas sustentáveis de Minas Gerais também é destaque na exposição, que visa conscientizar e expandir o conhecimento sobre o tema por meio de uma seleção cuidadosa de imagens, documentário (disponível no https://abrir.link/RbvqR) e artefatos que ilustram a jornada desde o cultivo até a mesa.

A comunidade Tuyuka, localizada no Amazonas, é um dos destaques do projeto devido à sua importância na cidade de São Gabriel da Cachoeira, onde sua produção abastece não apenas as escolas locais, mas também parte da população. Além disso, a Guima Café, uma empresa situada em Varjão de Minas, na região do Cerrado Mineiro, é outra protagonista com suas práticas de agricultura regenerativa certificadas pela Regenagri, instituição britânica de cafeicultura regenerativa.

Indígena da Comunidade Tuyuka - Foto Maxwell Polimanti
Indígena da Comunidade Tuyuka – Foto Maxwell Polimanti
Indígena da Comunidade Tuyuka - Foto Maxwell Polimanti
Indígena da Comunidade Tuyuka – Foto Maxwell Polimanti

A instalação, que está dividida em três corredores temáticos – Passado Ancestral, Amazônia, Cerrado – mostra como as práticas agrícolas indígenas mantém a floresta em pé, nela o público conhecerá o cultivo de uma variedade de alimentos, como mandioca, banana, abacaxi, cupuaçu, açaí, cará, maracujá do mato pela comunidade Tuyuka. Além disso, poderá se encantar com a produção de café da fazenda Guima, que integra mata nativa em seu espaço e possui bolsões para armazenagem e distribuição de água. Toda a exposição foi cuidadosamente elaborada para demonstrar que a combinação de agricultura e floresta pode criar um ecossistema saudável e produtivo.

A exposição “Raízes da Gastronomia” já passou pela cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo e também pelo município de Costa Rica no Mato Grosso do Sul. O projeto contemplado pela lei Rouanet tem patrocínio da John Deeree e da SLC Agrícola, apoio do Instituto SLC e Acriart, e realização do Ministério da Cultura.

Ficha técnica

Coordenação Geral: Fabiano Moreira
Produção Executiva: Ananda Produções Artísticas
Coordenadora Administrativa: Luciana Ruggiro
Assistente Administrativa: Sarah Lustosa
Assessoria Contábil: Claudia Viri
Assessoria de Imprensa: Iara Filardi
Assistente de Comunicação: Clara Melo
Designer Gráfico: Maurício Santana
Coordenação Artística: Fabiano Moreira
Pesquisa / Textos: Adriana Farias
Produção Audiovisual / Fotografia: Maxwell Polimanti
Projeto Expográfico: Rayane Soares
Projeto Cenográfico: Triade Cultura e Patrimônio
Cenotécnica e Montagem: Diego Dac e Roberto Tomasim
Assistente de Montagem: Paul Marcel e Gustavo Rosa
Comunicação Visual: Luana Miyamoto
Coordenadora Cultural: Shirley Bordon
Webdesigner: Valaroma Marketing Digital

Guima Café - Foto Maxwell Polimanti
Guima Café – Foto Maxwell Polimanti

O projeto tem o documentário “Raízes da Gastronomia“, que revela a ligação entre culturas indígenas e práticas agrícolas contemporâneas conectadas pela agricultura regenerativa, uma das chaves mitigadoras da emergência climática.
Na Amazônia, a jornada do povo Tuyuka, se fortalece ao alimentar um município por meio de seu sistema de produção tradicional reconhecido como patrimônio cultural do Brasil. No Cerrado como uma fazenda cafeeira incorpora saberes ancestrais, semeando árvores e outras plantas nas entrelinhas do cultivo, transformando a área em corredor ecológico.

Assista em:
https://www.youtube.com/watch?v=DV3EdN4nQ2k

Serviço

Raízes da Gastronomia em São Paulo/SP

Onde: Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Rua: Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó – São Paulo, SP

Abertura: 21/09/2024
Visitação: 21/09/2024 a 31/10/2024
De segunda a sexta-feira das 09h às 17h
Sábados: 10h às 14h
Mais informações: Whatsapp: 11 3998-9494
Entrada: Gratuita

Instagram: @raízes.gastronomia.br
www.raizesdagastronomia.com.br

Colaborando com a RAIZ