CanaisVisuais

Tributo à arte brasileira no MAB FAAP

Colaborando com a RAIZ

Exposição Eterna Trilogia

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) apresenta a partir de 15 de fevereiro a exposição “Eterna Trilogia”, com 103 obras dos mais clássicos gêneros visuais presentes na história da arte ocidental: retrato, paisagem e natureza-morta. Gratuita, a mostra trará ainda um núcleo especial, dedicado a celebrar os 70 anos da FAAP e que relembrará as primeiras obras adquiridas pelo museu.

Em “Eterna Trilogia”, no núcleo Retratos, o público poderá ver obras que não se limitam a resumir as características físicas do retratado, mas também seu estado de ânimo, personalidade, caráter, valores éticos e história. Obras de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Flávio de Carvalho, Victor Brecheret, entre outros artistas, compõem o espaço.

O núcleo Paisagens traz produções de artistas como Johann Moritz Rugendas, Alfredo Volpi, Cícero Dias, Nicolas Vlavianos e Emiliano Di Cavalcanti. Nele, será possível apreciar a representação de paisagens marítimas, rurais, históricas, entre outras. Também presente na exposição, o gênero Natureza-Morta compõe o terceiro núcleo, com obras de Pedro Alexandrino, Cícero Dias, Gilberto Vançan, Flávio Shiró, Maria Tereza Louro, entre outros artistas.

O objetivo da curadoria é que o público possa contemplar obras de tendências acadêmica e modernista, além de realizações e interpretações de formas artísticas e conteúdos estéticos próprios do século XX e do início do século XXI. A partir dessas obras, o visitante poderá notar variações sobre um mesmo tema e assinalar analogias, paridades e abordagens excepcionais.

 

Núcleo especial

No núcleo central, denominado Obras-primas, será o momento de rememorar as primeiras obras que integraram o acervo do museu há 55 anos. Para isso, estarão presentes, entre as 18 obras, uma pintura do artista Umberto Veruda, datada de 1903, a obra “Retrato de Homem”, pintada por Anita Malfatti entre 1912/13, “Alegoria à Música”, de 1910, do artista Benedito Calixto, entre outras.

Quatro exposições se revezarão no núcleo especial, para celebrar os 70 anos da FAAP. Após Obras-primas, que fica na programação até Maio, o público terá a oportunidade de ver a mostra Arquitetura do Prédio Matriz da FAAP, com imagens, plantas e obras que relembram a construção do edifício principal, cujo projeto é do francês Auguste Perret. Em agosto, o espaço será voltado para As Faculdades Faapianas, com histórias, projetos de alunos, entre outras ações desenvolvidas ao longo dos 70 anos da instituição. Para fechar o ano, a mostra Faculdade de Artes Plásticas abre em outubro com obras, registros e trabalhos dos alunos dos cursos de Artes Visuais, Moda, Design e Arquitetura.

 

Um acervo diversificado

As exposições com obras do acervo do MAB-FAAP buscam tornar o acervo mais conhecido do público em geral, principalmente para as escolas, que poderão fazer visitas educativas gratuitas ao longo de toda a duração da mostra, também para os turistas em passagem por São Paulo, que desejam conhecer e apreciar as produções artísticas brasileiras.

O acervo do MAB-FAAP possui hoje mais de 3 mil obras de arte – entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, vídeos e esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil. Essa diversidade artística permite recortes, com o intuito de discutir um tema específico a partir das obras e dos artistas.

 

Exposições permanentes

Um painel de vitrais de 350 metros quadrados também integra o acervo de obras do MAB-FAAP, composto por 56 projetos de destacados artistas como Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Lina Bo Bardi, Tomie Ohtake, Arcangelo Ianelli, entre outros. O vitral da claraboia cujo tema é a floresta amazônica, de 126 metros quadrados, e de autoria de Claudia Andujar, dá as boas-vindas aos visitantes logo ao entrar no saguão do MAB-FAAP.

As modelagens em gesso que reproduzem os profetas de Aleijadinho e que foram criadas pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais para a mostra Barroco no Brasil, exposição inaugural do MAB, em 1961, constituem uma atração à parte, incorporadas ao entorno arquitetônico do saguão. A expedição cultural do MAB-FAAP conta ainda com o jardim das esculturas, com uma área de 1.245 metros quadrados, onde podem ser conferidas esculturas em metal ou pedra, de medianas e grandes dimensões, de artistas como Bruno Giorgi, Nicolas Vlavianos, Franz Weissmann, Caciporé Torres e Yutaka Toyota.

 

Eterna Trilogia: Retratos, Paisagens e Naturezas-Mortas
Exposição de longa duração com 103 obras do acervo do MAB-FAAP, entre pinturas, desenhos, esculturas e fotografias. A mostra traz ainda quatro exposições internas que se revezarão ao longo do ano em comemoração aos 70 anos da FAAP.

Período de visitação: 15/2 a 10/12/2017
Atenção para os novos horários:
Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 18h, com permanência até às 19h.
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até às 18h.
(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200
Entrada: gratuita

Colaborando com a RAIZ