CanaisIdentidadesLiteratura

Edições Sesc e Editora Unifesp lançam o livro Povos indígenas entre olhares

Colaborando com a RAIZ

As Edições Sesc e a Editora Unifesp lançam o livro Povos Indígenas entre olhares, o livro é fruto de um curso de extensão homônimo que teve sua primeira edição em 2016, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e reúne treze artigos que se propõem a apresentar um panorama histórico e atual sobre a situação dos indígenas no Brasil por meio de uma reflexão interdisciplinar de historiadores, arqueólogos, antropólogos e especialistas nas áreas de educação e saúde. Temas como arte indígena, políticas públicas de saúde e educação voltadas para esses povos são alguns dos assuntos abordados na publicação.

A obra se divide em duas partes, sendo que a primeira, “Atualidade, atuação e presença indígena no mundo contemporâneo”, se debruça sobre assuntos como os direitos e a política indigenista no Brasil, o aprendizado de história e cultura indígena no ensino básico, reflexões acerca da antropologia e história da arte, entre outros. A segunda parte do livro, “Povos indígenas fazendo e refazendo história”, dedica-se a aspectos históricos concernentes a esses povos e aborda temas como o ingresso de indígenas nas universidades, a resistência dos indígenas durante a colonização e a disparidade das situações dos povos indígenas nos diferentes países da América.

Povos indígenas entre olhares
Povos indígenas entre olhares

Este livro reúne treze artigos de grande interesse para professores, pesquisadores e interessados na temática indígena, um panorama da condição dos povos originários no Brasil atual e das relações históricas entre indígenas e não indígenas no país e no continente. Em todos os textos, evidencia-se o valor da alteridade, tão necessária para a construção de relações entre diferentes culturas. Temas como representações historiográficas, arte indígena, políticas públicas de saúde e educação indígenas e as relações entre populações ameríndias e o Estado de inspiração ocidental são abordados por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. O livro traz, ainda, contribuições de dois educadores e pesquisadores indígenas vindos de contextos variados: um de uma aldeia Guarani encravada na maior cidade da América do Sul; outro, proveniente da ampla terra indígena dos Paiter Suruí, margeada pela fronteira do agronegócio em Rondônia. Essas contribuições são apenas uma amostra dos frutos originados na Cátedra Kaapora, criada pela Unifesp para promover o diálogo simétrico entre saberes acadêmicos e saberes contra hegemônicos.


SOBRE O ORGANIZADOR DA OBRA
André Roberto de A. Machado é professor do Departamento de História da Unifesp. É graduado e doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pós-doutorados no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), na Universidade Brown e na Universidade Harvard. Suas pesquisas e publicações estão concentradas na história do Brasil no século XIX, com especial destaque para o processo de formação do Estado e da nação e, mais recentemente, para o estudo da manutenção de sistemas de trabalho compulsório de indígenas no mesmo período.


SERVIÇO

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play, e pelo portal:
https://portal.sescsp.org.br/loja/11478_POVOS+INDIGENAS+ENTRE+OLHARES

POVOS INDÍGENAS ENTRE OLHARES
ANDRÉ ROBERTO DE A. MACHADO E VALÉRIA MACEDO (org.)

Edições Sesc São Paulo e Editora Unifesp
2022, 312 p.
16,3 cm x 23,0 cm x 1,5 cm
441g
Português
978-65-86111-96-5


SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store.



Colaborando com a RAIZ