CanaisMúsicas

Marco Mazzola e a história da MPB no livro Ouvindo Estrelas

Colaborando com a RAIZ

Com conteúdo inédito e nova apresentação, além da versão impressa, a autobiografia será publicada em ebook e também em audiobook narrado pelo ator Lucio Mauro Filho

Conhecido como “Fazedor de estrelas”, “Ouvido de ouro” e “O Midas da MPB”, Marco Mazzola é um dos produtores musicais mais renomados do Brasil, tendo trabalhado com os principais artistas do país como Chico Buarque, Ivete Sangalo, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas, Elis Regina e muitos outros. É ainda o idealizador do conceituado Rio Montreux Jazz Festival, além de ter assinado musicais e shows especiais do Rock in Rio e ter sido responsável pela produção musical da trilha sonora e do evento principal do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (2013). Na sua autobiografia, Mazzola compartilha com o público a sua trajetória pessoal e profissional, repleta de desafios, surpresas e sucessos.

MAZZOLA É UMA DAS PESSOAS MAIS QUERIDAS DO MEIO FONOGRÁFICO. TALVEZ PELA PONTE QUE CONSTRÓI ENTRE A INQUIETAÇÃO DOS ARTISTAS E O CONSERVADORISMO DA INDÚSTRIA. SEUS MAIORES ÊXITOS VIERAM DOS MOMENTOS EM QUE CONSEGUIU UM BOM EQUILÍBRIO ENTRE ESSES DOIS ASPECTOS MUITAS VEZES CONFLITANTES. OBSERVADOR, MANTEVE-SE SEMPRE CURIOSO A RESPEITO DA CENA MUSICAL BRASILEIRA QUANDO PODERIA TER-SE SENTADO NOS LOUROS DE SUA JÁ BEM-SUCEDIDA CARREIRA. RESIDE AÍ SUA MAIOR QUALIDADE.

(CHICO CÉZAR)

Outra novidade é que, além do ebook, a obra será publicada em audiobook, com a narração do ator e fã de Mazzola, Lucio Mauro Filho. “Este livro é uma homenagem que eu tenho a honra de poder contribuir, humildemente, com esse mestre da música brasileira”, conta o ator que se aproximou da música aos 15 anos, quando seu pai ainda era jurado de um programa de auditório, e começou a ler as fichas técnicas e percebeu que as grandes produções tinham a assinatura do produtor musical. Além de sua voz, que conduz as histórias contadas por Mazzola, a produção conta com trechos de depoimentos dos grandes nomes da MPB, muitos deles produzidos e descobertos pelo autor, como Chico César, Zeca Baleiro, Kleiton e Kledir, Martinho da Vila e muitos outros ícones.

ADMIRAVA A PRODUÇÃO MUSICAL DO MAZZOLA, TÃO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DA NOSSA MÚSICA, ANTES DE CONHECER PESSOALMENTE O PRODUTOR. AGORA CONHEÇO BEM A SUA MANEIRA DE TRABALHAR E O ADMIRO MAIS AINDA.

(MARTINHO DA VILA)

Esta edição atualizada de “Ouvindo estrelas – A luta, a ousadia e a glória de um dos maiores produtores musicais do Brasil” conta com novos capítulos, fotos inéditas e bastidores de produções recentes e prefácio inédito escrito por Milton Nascimento.

No livro, o produtor musical não se limita apenas a contar suas histórias com as estrelas da MPB, mas traz também um reflexão sobre a evolução da indústria musical, a ideia que originou o Prêmio de Música Digital Brasil (atual DMX Brasil); o sucesso de “A Turma do Seu Lobato”, projeto autoral infantil que saiu do mundo musical e audiovisual e invadiu os palcos de teatros; como foi ser convidado para participar da Jornada Mundial da Juventude; e a realização do Montreux Jazz Festival no Brasil, um dos mais importantes festivais de jazz do mundo.

“Fico feliz em poder dividir mais algumas de minhas histórias e produções, com o intuito de mostrar que a nossa música brasileira tem uma história linda. Nessa versão atualizada, conto mais histórias de bastidores das realizações e produções de projetos musicais e dos grandes eventos que dirigi de 2007 (ano da primeira edição do livro) até 2021. O mais interessante é podermos viajar pelos últimos 50 anos em que presenciamos tantas coisas mudarem no mundo, na indústria da música e entretenimento, na tecnologia… E como durante todo esse tempo estive nos bastidores do mercado fonográfico, sempre em busca do novo e de olho no futuro, acredito que consegui resumir boa parte dessas experiências. Espero que cada leitor e leitora consiga mergulhar junto comigo no dia a dia de quem faz arte, música e entretenimento, tendo, por meio da leitura, uma experiência única e divertida, seja no imaginário dos estúdios de gravações, dos grandes palcos de festivais de música ou de eventos tecnológicos”, comenta Marco Mazzola.

Conquistas como o recente prêmio de melhor Álbum de Música Instrumental, recebido no Latin Grammy Awards 2021 pela produção de Bachianinha de Toquinho e Yamandu Costa também já constam na versão atualizada.


SERVIÇO

Ouvindo estrelas – A luta, a ousadia e a glória de um dos maiores produtores musicais do Brasil

Está disponível nas versões audiobook, e-book e impressa nas melhores livrarias físicas e online.
Páginas: 544
Preço: R$ 79,90



Sobre Marco Mazzola

Marco Mazzola é considerado um dos principais produtores musicais do país. Entre seus títulos estão ‘O Midas da MPB’ e ‘Os ouvidos de ouro’. Já trabalhou com diversos artistas de sucesso nacional e internacional e, agora, ele conta toda a sua história. Cada episódio da vida de Mazzola estará presente nessa fantástica, sincera e honesta autobiografia. Ao lado de mestres da MPB, tornou- se uma das figuras mais importantes da música brasileira. Em ‘Ouvindo estrelas – A luta, a ousadia e a glória de um dos maiores produtores musicais do Brasil’ o leitor conhecerá os bastidores da vida de um homem que foi responsável pela produção e gravação dos principais álbuns e canções da história. De Raul Seixas a Djavan, passando por Elis Regina, não é possível falar de música brasileira sem falar de Marco Mazzola.


Sobre a Ubook

Lançada no início de outubro de 2014, a Ubook é o maior aplicativo de audiotainment da América Latina. Por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. Além dos audiobooks e podcasts, a Ubook inovou o segmento trazendo também séries e documentários originais, notícias e ainda ampliou sua oferta ao disponibilizar também ebooks para seus assinantes. Com a crescente demanda por conteúdo em áudio no país, a plataforma lançou recentemente a Ubook Music e a Ubook FM, uma nova área que oferece música de diversos gêneros para assinantes e não assinantes. Para saber mais acesse: www.ubook.com

Colaborando com a RAIZ