CanaisIdentidadesVisuais

A devoção católica feita de barro em Caruaru

Colaborando com a RAIZ

O Museu do Barro de Caruaru (Mubac), gerido pela Secult-PE/Fundarpe, preparou para as festividades da Semana Santa a exposição “A Religiosidade em Barro – Novenas”. A mostra, que será inaugurada na próxima terça-feira (11), reúne peças das artesãs do Grupo Flor em Barro e retrata uma das tradições religiosas mais expressivas do Alto do Moura, a novena de São Sebastião.

No Alto do Moura, tem a novena de São Sebastião. A exposição, além de mostrar todos os ritos e devoção dessa tradição, irá revelar, através do acervo do Grupo Flor do Barro, todo o movimento que essa festividade envolve, principalmente ao redor da igreja, que costuma promover uma verdadeira confraternização entre os moradores e devotos, numa junção entre o sagrado e o profano”, conta a gestora do Mubac, Amélia Campello, que também assina a curadoria da mostra.

Na mostra, os visitantes poderão ver estatuetas de banda de pífanos, barracas de prendas, conjunto de forró tocando, pessoas dançando, namorando, comprando, uma verdadeira festa popular.

O fluxo de pessoas no município no período da Semana Santa fica intenso como rota da Paixão de Cristo em Fazenda Nova, uma oportunidade para apresentar a riqueza dos artistas e artesãos de Caruaru”.

A exposição é fruto do trabalho desenvolvido pelo Grupo Flor do Barro, criado em 2014 e composto de 16 mulheres artesãs, que desenvolvem um trabalho de ressignificação da herança cultural do local deixada pelos mestres Vitalino, Zé Caboclo, Manuel Eudócio, Ernestina, Zé Rodrigues, dentre tantos outros. O objetivo do grupo é fazer com que se perpetuem os costumes da comunidade de artesão do Alto do Moura, fazendo uma reconstrução das tradições vividas na região.

As visitas poderão ser feitas de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingo, das 9h às 13h. A entrada custa R$ 2.

Grupo Flor do Barro
Carmélia Rodrigues da Silva
Cícera Otília da Silva
Cleonice Otília da Silva
Drielle Micaela Soares da Silva
Elisvanda Barbosa da Silva
Ivanise da Silva
Ivonete Soares da Silva
Janaína Barbosa de Melo
Maria Aparecida Barbosa da Silva
Maria Betânia Silva Barbosa
Maria do Socorro Rodrigues da Silva
Maria Margarida da Silva
Marli Maria Lopes da Silva
Nerice Otília da Silva
Patrícia Maria da Silva
Rosineide Maria Silva de Barros

Serviço
Exposição “A Religiosidade em Barro – Novenas”
Quando: de 11/4 a 10/5; visitação de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h
Onde: Museu do Barro de Caruaru (Mubac) – R. Cel. Limeira, 100 – Centro, Caruaru – PE
Entrada: R$ 2 (preço único)

Colaborando com a RAIZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *