CanaisCinema

O carnaval no cinema brasileiro em mostra na Cinemateca

Colaborando com a RAIZ

Antecipando o feriado, a Cinemateca Brasileira apresenta a segunda edição da mostra ESQUENTA CARNAVAL. Serão seis sessões entre os dias 8 e 11 de fevereiro, cada uma com um curta e um longa-metragem, que destacam a euforia, as contradições e a riqueza da maior festa do país.

Dois clássicos destacam-se entre os 14 títulos a serem exibidos de 8 a 11 de fevereiro: o longa Orfeu de Carnaval, de 1950, dirigido por Marcel Camus, e o registro Carnaval Paulista de 1937, restaurado pelo projeto Nitratos da Cinemateca Brasileira, que faz parte do VIVA CINEMATECA

Dois títulos com classificação livre estão no programa SÁBADO INFANTIL: o curta Carnaval dos Deuses, de Tata Amaral, e o longa Despedida, de Luciana Mazeto e Vinicius Lopes

Como ponto de partida, a centralidade das expressões afro-brasileiras no carnaval é ressaltada em filmes como Geruzinho, sobre o bloco sergipano Descidão dos Quilombolas, e Samba de santo: resistência afro-baiana, que aborda a história e a influência de três blocos que nasceram em terreiros da Bahia: Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Bankoma. Ancorados em conhecimentos e tradições ancestrais, esses blocos não só celebram a cultura negra com música, dança e cores, mas também estabelecem uma forte relação social com as suas comunidades.

O cinema pernambucano marca presença na mostra com cinco títulos. O maracatu rural aparece em Maracatu, maracatus e em Azougue Nazaré – neste último, a expressão popular é tensionada e ameaçada pelo evangelismo em sua cidade de origem: Nazaré da Mata. Toritama, outra cidade de Pernambuco, é retratada em Estou me guardando para quando o carnaval chegar, que segue a história dos trabalhadores têxteis da cidade, ansiosamente esperando a chegada do feriado para viajarem. Mas carnaval não é só festa: Bloco do isolamento mostra como a pandemia de Covid-19 impactou o carnaval de Olinda, e Fim de festa combina a ressaca pós-feriado com uma investigação de um assassinato que ocorre em uma Quarta-Feira de Cinzas.

Fotograma do filme Maracatus, maracatus
Fotograma do filme Maracatus, maracatus

A figura da Rainha de Carnaval é tema de Danielle, carnaval e cinzas, documentário realizado em 1979 que constrói um retrato de uma mulher trans e dos bailes LGBTQIA+ em Curitiba. Já a manifestação popular paraense “assustado”, que consiste em uma festa ambulante que invade casas, é tema do divertido curta Assustado, que problematiza a necessidade de novas gerações manterem essa tradição local viva. Carnaval paulista de 1937 traz um registro histórico e raro, resgatado recentemente no projeto Nitratos da Cinemateca Brasileira, sobre os bailes e os desfiles no carnaval de São Paulo, e o mito grego de Orfeu e Eurídice é transporto para o carnaval carioca em Orfeu negro.

Por fim, a mostra inclui ainda uma sessão como parte do programa SÁBADO INFANTIL, com o curta-metragem Carnaval dos deuses, que discute a diversidade religiosa no contexto do carnaval, e o longa Despedida, sobre uma neta em busca do fantasma da vó por um mundo encantado, misterioso e carnavalesco.

A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

QUINTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO

19h – GERUZINHO
Brasil (SE), 2022, 14 min, cor, livre
Direção: Juliana Teixeira, Luli Morante, Rafael Amorim
Elenco: Niquimba, Nego Dadá, Mestre Nenê, Dingo Bala

Sinopse: Nas ladeiras do bairro Cirurgia, os irmãos Dingo Bala, Mestre Nenê, Niquimba e Nego Dadá construíram o bloco afro Descidão dos Quilombolas, uma história sobre a importância dos tambores na conexão do povo preto à sua ancestralidade.

SAMBA DE SANTO: RESISTÊNCIA AFRO-BAIANA
Brasil (BA) 2020 81 min Cor Livre
Direção: Betão Aguiar
Elenco: Alberto Pitta, Lais dos Santos, Antônio Carlos dos Santos, Mameto Kamurici, Emeli Neves, Vivaldo Benvindo

Sinopse: Três blocos de carnaval, nascidos em terreiros de candomblé na Bahia, são o centro deste documentário: Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Bankoma. Por meio do trabalho desses grupos centenários, o filme explora a cultura negra, suas danças, seus tecidos e sua ancestralidade.

SEXTA-FEIRA, 09 DE FEVEREIRO

19h – MARACATU, MARACATUS
Brasil (PE) 1995 14 min Cor Livre
Direção: Marcelo Gomes
Elenco: Jofre Soares, Meia-Noite, Ailton Guerra, Mestre Salu, Dona Neta

Sinopse: A partir de três personagens – um mestre do maracatu, um músico de rock e um filho de um antigo e famoso caboclo – o filme aborda a questão das diferenças culturais entre gerações de integrantes do maracatu rural: um ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco.

ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
Brasil (PE), 2019, 86 min, cor, 10 anos
Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável: a cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os moradores trabalham sem parar, orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o carnaval – o único momento de lazer do ano –, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.

Fotograma do filme Descidão Dia 02
Fotograma do filme Descidão Dia 02

SÁBADO, 10 DE FEVEREIRO

15h – CARNAVAL DOS DEUSES
Brasil (SP) 2010 10 min Cor Livre
Direção: Tata Amaral
Elenco: João Victor, Ketheleyn Keys, Leo Palhano, Hiyan Watanabe, Marina Medeiros

Sinopse: As crianças estão fazendo suas fantasias de carnaval, mas Ana não participa porque acha que carnaval é pecado. O impasse provoca uma conversa entre os amiguinhos sobre suas diferentes origens religiosas.

DESPEDIDA
Brasil (RS) 2021 91 min Cor Livre
Direção: Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
Elenco: Anaís Grala Wegner, Patricia Soso, Sandra Dani, Ida Celina, Marielly da Cruz, Kiko Ferraz, Silvia Duarte, Clemente Viscaino, Frederico Machado, Kauã Machado

Sinopse: Durante o carnaval, Ana, uma menina de 11 anos, viaja ao interior do Rio Grande do Sul para o funeral de sua avó. À noite, pela janela, ela vê o fantasma da avó entrando na floresta perto da casa da família. Quando Ana decide segui-la entre as árvores, descobre um mundo de fantasia e mistério.

17h – CARNAVAL PAULISTA DE 1937
Brasil (SP) 1937 10 min Cor Livre
Companhia produtora: Rossi-Rex Film
Elenco: Antonieta Rudge

Sinopse: Carnaval de 1937 em São Paulo: os preparativos, as avenidas decoradas, os desfiles, os bailes populares, a rainha do carnaval.

ORFEU NEGRO
Brasil (SP), França, Itália 1959 113 min Cor Livre
Direção: Marcel Camus
Elenco: Breno Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira, Léa Garcia

Sinopse: A trágica história romântica entre a jovem Eurídice e o motorista e músico Orfeu. Os dois se conhecem durante o carnaval no Rio de Janeiro e se apaixonam. No entanto, esse belo amor desperta a ira da ex-noiva de Orfeu, e a Morte acompanha tudo de perto.

19h15 – BLOCO DO ISOLAMENTO
Brasil (PE) 2021 10 min Cor Livre
Direção: Daniel Barros
Elenco: Bibi Soares, Clarice Holfman, Elvira Freitas, Lourival Cuquinha, Moema França, Rani Duarte, Demétrio Demetrius, Kelly Rodrigues, Milton Petruczok, Pedro Roque, Tatiana Diniz

Sinopse: Através de mensagens de WhatsApp, foliões de Olinda relatam o impacto do cancelamento do carnaval de 2021 em suas vidas.

FIM DE FESTA
Brasil (PE) 2019 100 min Cor 16 anos
Direção: Hilton Lacerda
Elenco: Irandhir Santos, Hermila Guedes, Arthur Canavarro, Suzy Lopes, Jean Thomas Bernardini, Ariclenes Barroso

Sinopse: O carnaval chegou ao fim. Uma jovem francesa foi brutalmente assassinada na cidade do Recife. O policial Breno volta antecipadamente de suas férias para investigar o crime, surpreendendo seu filho com três amigos hospedados em sua casa. Enquanto procura por pistas, a cidade desenterra traumas do passado de Breno e revela um estranho universo de lugares e memórias.

Esquenta Carnaval na CInemateca
Cartaz da Mostra Esquenta Carnaval na CInemateca

DOMINGO, 11 DE FEVEREIRO

17h – DANIELLE, CARNAVAL E CINZAS
Brasil (PR) 1979 20 min Cor 12 anos
Direção: José Augusto Iwersen
Elenco: Danielle Gomes de Lima Júnior

Sinopse: Retrato de uma travesti: sua vida cotidiana, sua filosofia de vida, seu passado e o carnaval.

AZOUGUE NAZARÉ
Brasil (PE) 2018 82 min Cor 14 anos
Direção: Tiago Melo
Elenco: Valmir do Côco, Joana Gatis, Mestre Barachinha, Mohana Uchôa, Edilson Silva, Ananias de Caldas

Sinopse: Num imenso canavial que parece não ter fim, em uma casa isolada, mora o casal Catita e Irmã Darlene. Catita esconde que participa do maracatu. Darlene é fiel da igreja do Pastor Barachinha, um antigo mestre de maracatu convertido à religião evangélica que se vê na missão de expulsar o demônio da dança, evangelizando toda a cidade.

19h – ASSUSTADO
Brasil (PA) 2020 20 min Cor 14 anos
Direção: San Marcelo
Elenco: Alceny Garrido Nunes, Tarsila França, Kadu Santoro, Dilamar Castanho, Aviz de Castro, Raquel Leite, Lady Guimarães Torres, Juan Muniz

Sinopse: Após ver fotos antigas no arquivo do avô, Pedro passa a conhecer a manifestação popular carnavalesca Assustado. Ele então decide remontar um Assustado com os amigos, regado com alegria, memórias e muito Cajuaçu.

O PAI DA RITA
Brasil (SP/RJ) 2021 97 min Cor 16 anos
Direção: Joel Zito Araújo
Elenco: Ailton Graça, Wilson Rabelo, Jessica Barbosa, Elisa Lucinda, Léa Garcia, Sidney Santiago, Chico Gaspar, Paulo Betti, Eduardo Silva

Sinopse: Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham uma quitinete, décadas de amizade, o amor pela escola de samba e uma dúvida do passado: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos? O surgimento de Ritinha, filha da dançarina, e as sombras do compositor Chico Buarque, ameaçam desmoronar essa grande amizade.

Cartaz do filme Geruzinho
Cartaz do filme Geruzinho

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

Sobre o PROJETO VIVA CINEMATECA
O Viva Cinemateca foi lançado em junho como continuidade ao processo de retomada iniciado no ano passado. O projeto pretende ampliar e modernizar a Cinemateca Brasileira, fazendo com que ela ocupe definitivamente o seu relevante lugar na história do cinema brasileiro. Está prevista a ampliação dos espaços de laboratórios da instituição, garantindo que mais filmes e documentos possam ser preservados. Assegura-se, dessa maneira a sobrevivência de mais de 120 anos de história do cinema e do Brasil. Outra importante frente do projeto contempla o restauro das edificações históricas, melhorando as instalações disponíveis para o público. Desde 1997, a Cinemateca Brasileira está instalada em seu prédio atual: uma valiosa edificação em tijolos aparentes, remanescente da arquitetura industrial de São Paulo do século 19.

Além da mostra A CINEMATECA É BRASILEIRA, as ações de difusão também incluíram o FESTIVAL CULTURA E SUSTENTABILIDADE e as mostras POVOS ORIGINÁRIOS DA AMÉRICA LATINA e MULHERES PIONEIRAS DO CINEMA.

CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Colaborando com a RAIZ