CanaisDestaquesIdentidades

Cultura caiçara é preservada pelo Turismo no Litoral Norte de São Paulo

Colaborando com a RAIZ

Diante da crescente demanda por viagens mais conscientes e sustentáveis, o Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como uma referência em Turismo de Base Comunitária (TBC). Isso porque, as cinco cidades integrantes do Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) vem promovendo a cultura caiçara e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Conforme aponta o relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com em 2023, 76% dos viajantes buscam opções que aliem suas experiências de viagem à sustentabilidade e ao suporte à economia local.

E o TBC na Região Turística busca exatamente essa integração dos visitantes com a vida e a cultura locais, transformando o turismo em uma ferramenta de valorização cultural e desenvolvimento econômico, em contraposição ao turismo de massa. Essa abordagem promove uma interação respeitosa e enriquecedora entre turistas e moradores, assegurando que os benefícios da prática sejam compartilhados com a comunidade local.

Bertioga, por exemplo, destaca-se pela implementação de atividades de TBC em locais como a Vila da Mata, o Sítio São João e o Balneário Mogiano. Na Vila da Mata, desde 2018, turistas podem participar de rodas de conversa, vivências em hortas comunitárias, observação de aves e experiências culinárias locais. Enquanto no Sítio São João, os visitantes são introduzidos à cultura das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), participando de trilhas educativas e histórias locais. E o Balneário Mogiano oferece uma experiência única com a criação de abelhas sem ferrão e narrativas das tradições locais.

Divulgação/ MaresiasTur
Rota Caiçara em São Sebastião
Divulgação/ MaresiasTur Rota Caiçara em São Sebastião

Caraguatatuba apresenta o Turismo de Base Comunitária por meio da AMAPEC na Fazenda de Mexilhão da Cocanha, que se destaca como a maior fazenda de mariscos do estado. O projeto permite aos visitantes compreender o processo de cultivo do mexilhão, práticas sustentáveis de maricultura e a importância da preservação ambiental e cultural do local. Adicionalmente, a área proporciona a oportunidade de observação da biodiversidade marinha local.

As atividades de TBC na cidade ainda inclui os pescadores com a pesca do camarão e entreposto de pesca do Porto Novo com a tainha e ajudam a fomentar a economia local e movimentar o turismo.

Em Ilhabela, o TBC é exemplificado pelo engajamento dos visitantes nas práticas de pesca artesanal na Baía de Castelhanos, incluindo visitas ao cerco e oficinas de rede de pesca. O que permite uma imersão na vida caiçara e promove a sustentabilidade e o respeito às tradições locais.

O TBC é uma forma de conhecer as raízes de Ilhabela e toda a beleza que rodeia a Baía de Castelhanos. Além da riqueza da experiência, esse é um tipo de turismo que pode ser feito durante o ano inteiro, porque não depende do sol e da praia, sendo a cultura caiçara o principal ponto de interesse.

Divulgação/ MaresiasTur
Rota Caiçara em São Sebastião
Divulgação/ MaresiasTur Rota Caiçara em São Sebastião

São Sebastião, por sua vez, mergulha os visitantes na cultura caiçara por meio da Rota Caiçara em Boiçucanga, que engloba conversas com residentes sobre a história e os costumes locais, passeios de barco e experiências gastronômicas que destacam a culinária tradicional.

Além disso, na divisa de Bertioga com São Sebastião, na Praia de Boracéia, estão as Terras Indígenas do Rio Silveira, onde vivem cerca de 500 índios guaranis. A aldeia mantém viva sua cultura, com danças, músicas, culinária e artesanato típico.

Enquanto Ubatuba, entre outras atividades, oferece uma experiência única com a Vivência Indígena na Aldeia Boa Vista, promovendo a interação direta com a cultura do povo Guarani Mbyá e incluindo atividades como trilhas, visitas à casa de reza, oficinas de arte e momentos de aprendizado sobre a história e os costumes do povo.

Ou seja, estas iniciativas destacam o compromisso do consórcio turístico e de seus municípios integrantes com práticas de turismo que não apenas respeitam, mas também valorizam a cultura local e o meio ambiente, reforçando a posição do Litoral Norte de São Paulo como destino de turismo sustentável e responsável no Brasil.

Tatyana Andrade/cidadeecultura
Aldeia Boa Vista em Ubatuba
Tatyana Andrade/cidadeecultura Aldeia Boa Vista em Ubatuba

SERVIÇO

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo e acesse mais detalhes de cada município da região em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Para viver o melhor da Região Turística, acesse o guia de fornecedores locais:

https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Colaborando com a RAIZ