Cultura amazônica em São Paulo na Exposição “Amazônia Literária”
O projeto Amazônia Literária homenageia os 80 anos das viagens realizadas por Mário de Andrade pela região amazônica.
A mostra acontece em São Paulo, na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, entre os dias 10 de maio a 1º de agosto. O objetivo é realizar uma imersão na cultura do Norte do país. Além da exposição, será realizado um ciclo de quatro palestras sobre a produção literária da região.
A exposição trabalha com todos os sentidos do público, por meio de vídeos, músicas, fotografias e figurinos que remetem à construção cultural da região. Destacam-se, na mostra, as obras literárias de Benedito Nunes, professor, filósofo e crítico literário paraense, além de poemas de autores da floresta, do Grão-Pará e da Amazônia. A exposição inclui, também, imagens das manifestações populares Círio de Nazaré e Carimbó. A mostra conta com uma instalação baseada em um templo xamânico e diversas projeções que propiciam uma ambientação baseada na região Norte do país.
“A maioria desconhece a literatura da Amazônia. Os estudiosos da USP estão redescobrindo a literatura da região Norte. Eu espero que ela seja compreendida e apresentada para a maior parte das pessoas”, explica o curador e palestrante Carlos Alberto da Conceição Teixeira,
mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP.
As palestras aprofundam os estudos sobre a produção literária e cultural da região. Na abertura da exposição, no dia 10 de maio, às 19h, acontecerá a leitura de poemas dos principais representantes da produção literária amazônica. No dia 24 de maio, às 19h, a segunda palestra, A literatura de expressão amazônica, discutirá os fundamentos que norteiam o conceito de “literatura de expressão amazônica”.
A palestra Sob a ótica da luz: o mito da salvação e as águas, do dia 7 de junho, às 19h focalizará um dos maiores eventos religiosos do mundo, no Belém do Pará: o Círio de Nazaré, realizado em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. O último encontro, Carimbó, batuque e poesia tratará do ritmo cadenciado do batuque associado à palavra poética. A palestra incluirá a exibição de um documentário sobre o assunto.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Oficina Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922. O espaço pertence à Secretaria da Cultura do Estado e é gerenciado pela organização social Poiesis. A Casa abriga, além de oficinas de literatura e escrita, uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de gravações e filmes nos quais ele aparece.
SERVIÇO:
Exposição “Amazônia Literária”
De 10/5 a 1/8
A LITERATURA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA
Por Carlos Alberto da Conceição Teixeira
24/5, das 19h às 21h
SOB A ÓTICA DA LUZ: O MITO DA SALVAÇÃO E AS ÁGUAS
Por Carlos Alberto da Conceição Teixeira
7/6, das 19h às 21h
CARIMBÓ, BATUQUE E POESIA
Por Carlos Alberto da Conceição Teixeira
21/6, das 19h às 21h
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 18h
(Fotos Divulgação)