CanaisLançamentosVisuais

Mostra reúne trabalhos inéditos de Alcides Pereira dos Santos

Colaborando com a RAIZ

Mostra inédita com 16 pinturas de Alcides Pereira dos Santos, que o marchand e colecionador Roberto Rugiero começou a adquirir no inicio dos anos 2000 em São Paulo.

São obras que abrangem suas principais tendências temáticas e estilísticas e que podem transitar livremente em qualquer das linguagens contemporâneas, seja naif, espontânea, art brut, e outras. Particularmente nós consideramos como pura arte contemporânea pela singularidade e abordagem estética onde o figurativismo não é o principal, mas sim a composição da tela.

Nas palavras de ROberto Rugiero: “A pintura de Alcides difere muito da produção habitual da arte popular no Brasil – poucos quadros refletem algum aspecto do cotidiano, e, se o fazem, é sempre de maneira sintética, minimalista, contemporânea, fazendo dele um artista que congrega e ultrapassa todas essas categorias presentes em sua obra.

Muitos críticos o consideravam “um inventor de formas” como Frederico Morais, Aracy Amaral e Olívio Tavares de Araújo.
Participou de dezenas de exposições de importância, como “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1981; “Herdeiros da Noite”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1994; Mostra do Redescobrimento, em 2000; “Brasileiro, Brasileiros”, no Museu Afro Brasil, em 2005. Em julho de 2007, a Galeria Estação, em São Paulo, organizou uma mostra individual do artista, que veio a falecer logo depois.

Alcides Pereira dos Santos está presente em coleções públicas como do: MAM – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Fundação Nemirovsky, São Paulo, SP, Brasil; University of Pennsylvania, Philadelphia, PA, USA.

A mostra na Galeria Ricardo Camargo em parceria com a Galeria Brasiliana traz 16 pinturas inéditas do período de 2002 a 2006, que estarão inclusive disponíveis para venda, de 21 de Outubro a 14 de Novembro de 2024.

ALCIDES PEREIRA DOS SANTOS
ALCIDES PEREIRA DOS SANTOS

ALCIDES PEREIRA DOS SANTOS

(1932, Rui Barbosa, BA – 2007, São Paulo, SP)
Baiano de nascença, criou-se no Mato Grosso, em Rondonópolis e depois Cuiabá, estado que trouxe muito dos animais que compunham sua produção inicial.
Chegou a morar na cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo, quando sua obra adquiriu temática dos transportes aquático com os quais convivia.
Foi pedreiro, sapateiro e barbeiro, além da pintura, que na fase final produzia com os parcos recursos de sua aposentadoria e vendas de suas obras sem o devido valor de mercado merecido.
Evangélico, acreditava que a arte é dom de Deus. Sua pintura, em consequência, reflete o provimento da vida do homem pela natureza, através do cultivo da terra e da pecuária, nas suas relações mútuas.
Sua obras compõem o acervo do Museu Afro Brasil, em São Paulo – SP, e do Museu de Arte Popular do Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa – PB.
Grande parte de sua produção estão em importantes coleções particulares.

SERVIÇO

ALCIDES PEREIRA DOS SANTOS
16 pinturas inéditas 2002 a 2006
21 de Outubro a 14 de Novembro de 2024
2ª a 6ª feira das 10 às 19 hs
Sábado das 10 às 14 hs

Galeria Ricardo Camargo

Rua Frei Galvão 121 J. Paulistano São Paulo SP Cep 01454 060
Tels. (55 11) 3031 3879 • 3819 0277
www.rcamargoarte.com.br • rcamargoarte@gmail.com

Colaborando com a RAIZ