CanaisIdentidadesVisuais

Tecnologias negras no Sesc SP

Colaborando com a RAIZ

Durante o mês de outubro o Sesc São Paulo realiza , uma ação que reúne artistas, cientistas, criadores, mestres populares e pesquisadores negros e negras para compartilharem seus conhecimentos por meio de bate-papos, palestras, encontros, cursos e oficinas que acontecem nas unidades de todo o estado.

Por meio de atividades práticas e reflexivas, saberes como Tecnologias Africanas na Construção de Moradias, Afrogames, Modelagem em Argila a partir da Arte Dogon, Moda Afro-brasileira – Racismo e Criação, Percussão, Escrita Afrofuturista, Desenho de Modelo Vivo com Corpos Negros, Reconhecimento Facial – Processamento de Imagens e Questões Raciais, Empreendedorismo Negro serão abordados na terceira edição do Tecnologias e Artes em Rede, programação quemobiliza todos os 37 ETAs (Espaços de Tecnologias e Artes) das unidades do Sesc.

Sesc-Registro_Emol-FT-Stephany-Tiveron
Sesc-Registro_Emol-FT-Stephany-Tiveron

Afonsinho Menino, DiCampana Fotocoletivo, Fábio Kabral, Fióti, Hudson Rodrigues, Ike Banto, João Simões, Luciane Ramos, Marcelo D’Salete, Mestra Alcione (MG), Mestra Cristina (RJ), Mestra Janja Araújo (BA), Sonia Guimarães, Tiganá Santana e Walter Firmo são alguns dos profissionais e grupos que irão ministrar mais de 150 atividades, em sua maioria gratuitas, que contemplam cinco eixos temáticas:

Tecnologias Ancestrais – Tradicionais, da Palavra e Manuais
Abordagens que retomam ou atualizam habilidades, técnicas e saberes antigos, ou ainda relacionados a práticas, memórias e histórias orais.

Sesc-Pinheiros-BLACK-CLOUD-GLOSSÁRIO-TECNOLÓGICO-PARA-ARTISTAS-E-PESQUISADORES-NEGROS-Foto-Jason-Mandella
Sesc-Pinheiros-BLACK-CLOUD-GLOSSÁRIO-TECNOLÓGICO-PARA-ARTISTAS-E-PESQUISADORES-NEGROS-Foto-Jason-Mandella

Tecnologias Digitais e Contemporâneas
Práticas desenvolvidas utilizando recursos elétricos, eletrônicos e de informática, ou reflexões e discussões relativas à atualidade.

Afrofuturismos, Distopias e Utopias
Estéticas e filosofias culturais que refletem e discutem representações e realidades de pessoas negras em diálogo entre passado, presente e futuro, utilizando cosmovisões africanas, ficção científica, mitologias e realidade fantástica.

Tecnologias Invisibilizadas e de Resistência
Conceitos e técnicas desenvolvidos por pessoas negras que foram sistematicamente apagados ou ignorados na história da humanidade e que buscam fortalecê-los e potencializá-los na atualidade.

Estética, Crítica e História da Arte
Reflexões e práticas ligadas ao campo das artes visuais que podem, ou não, promover discussões a respeito de relações étnico-raciais.

Sesc-Parque-Dom-Pedro-Representatividade-Negra-em-HQ-FT-Regis-Rocha
Sesc-Parque-Dom-Pedro-Representatividade-Negra-em-HQ-FT-Regis-Rocha

Com expectativa de alcançar mais de 3 mil pessoas, Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras complementa os temas abordados nas duas edições anteriores da ação – As Mulheres e as Tecnologias, em setembro de 2018, e as Tecnologias Livres, em junho de 2019 –em uma ação que intensifica o trabalho educativo de promover a reflexão, a pratica e o aprendizado oferecido regularmente nos ETAs do Sesc São Paulo.

Sobre o Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc São Paulo

O Sesc São Paulo conta com 44 unidades, em sua maioria centros de cultura e esporte, que desenvolvem programações em diversos formatos e linguagens, entre eles, os cursos e oficinas de artes visuais e tecnologias.

Nessa ampla rede de ação socioeducativa, 37 unidades dispõem do Espaço de Tecnologias e Artes, o ETA. Tratam-se de salas-laboratório dedicadas a práticas de viés educativo que utilizam suportes tecnológicos e/ou digitais. Orientando as ações do ETA, o Programa de Tecnologias e Artes propõe a intersecção de materiais, processos e inspirações provindos de diversos contextos – o que inclui os fazeres realizados, por exemplo, na garagem do avô, no ateliê do artista, nos hack, fab e media labs, e também nos maker e tinker spaces.

Com isso, busca-se explorar as mais variadas possibilidades das mídias digitais, com destaque para: fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual (som, vídeo e luz), fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games e inovações na cidade.

Para a realização de suas atividades, o ETA conta com uma equipe de educadores especializados que propõem cursos, oficinas, vivências e instalações. Ao fazê-los, procuram valorizar a convivência, a diversidade, o protagonismo, a autonomia e a reflexão criativa e crítica. A fim de potencializar ainda mais suas ações, o ETA convida artistas, educadores e pesquisadores para desenvolver propostas e cursos específicos.

Sesc Osasco_Xequere_infantil FT Afonsinho Menino
Sesc Osasco_Xequere_infantil FT Afonsinho Menino

>> Clique aqui e veja a programação completa e mais no Sesc SP.

Recomendamos!

Colaborando com a RAIZ