Destaques

Nei Lopes apresenta 100 afrodescentes de sucesso

Colaborando com a RAIZ

O sambista, escritor, pesquisador múltiplo e com rara produção -de volume e qualidade- lança agora o livro “Afro-Brasil Reluzente”, trazendo à pauta os ‘casos de sucesso’, que por sua obra e resistência, romperam o abraço do racismo. Entidade quase abstrata, mas sempre presente em nossa sociedade. Vide os múltiplos exemplos e escorregadas ideológicas recorrentes, mesmo na grande mídia sempre tão cuidados com suas pautas.

No Brasil, embora constituam a maioria da população, os afrodescendentes ainda hoje raramente chegam aos núcleos de influência, poder e notabilidade. E os que chegam, muitas vezes são “invisíveis”.

Neste “Afro-Brasil Reluzente”, Nei Lopes apresenta cem perfis biográficos de personalidades afrodescendentes contemporâneas que, por seus dotes pessoais, posicionamentos, esforços, estudos e trabalhos conseguiram ou estão conseguindo romper o denso véu com que o racismo envolve e oculta a presença negra na nossa sociedade.

Afro-Brasil Reluzente – Nei Lopes – Nova Fronteira

Os perfis de 100 personalidades afrodescendentes que, com seu trabalho, construíram um Brasil mais diverso estão reunidos em Afro-Brasil Reluzente. Escrita pelo cantor, compositor e estudioso das culturas africanas, Nei Lopes, a obra chega às livrarias pela editora Nova Fronteira e, destacando nomes do século XX, busca dar visibilidade às realizações do notável talento dos negros em nosso país.

Passeiam pelas páginas do livro representantes das artes, do esporte, da ciência, da política, da religião e de outras tantas áreas do saber. Abdias Nascimento, Cartola, Conceição Evaristo, Elza Soares, Elisa Lucinda, Gilberto Gil, Glória Maria, Marielle Franco e Pelé são apenas alguns deles. A seu lado, surgem nomes mais invisibilizados, mas não menos importantes, como o de Enedina Alves Marques, a primeira negra a se formar em engenharia no país, em 1945.


Nei Lopes – divulgação

NEI LOPES

Nei Lopes, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ), é compositor de música popular e escritor. Dedicado estudioso da cultura africana, tem diversos livros e artigos publicados sobre o assunto. É autor de 20 contos e uns trocadosDicionário da antiguidade africanaNovo dicionário banto do BrasilDicionário da história social do samba, entre outros.


SERVIÇO

AFRO-BRASIL RELUZENTE: 100 PERSONALIDADES NOTÁVEIS DO SÉCULO XX
isbn: 9788520944820
segmento específico: BIOGRAFIA
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 15,5 x 23 x 2,5
páginas: 454
ano de edição: 2019
ano copyright: 2019
edição: 1ª

Colaborando com a RAIZ