Kuarup, uma gravadora muito brasileira — Revista RAIZ - cultura brasileira

Kuarup, uma gravadora muito brasileira

Colaborando com a RAIZ

Uma das primeiras parcerias da Revista Raiz foi com a Gravadora Kuarup, com um catálogo invejável de artistas com raízes bem brasileiras abrangendo o popular, o chorinho, o samba, o jazz e até o erudito, sem nunca perder o Brasil de foco. Como a Raiz, a Kuarup trata seus artistas com extremo respeito e admiração, com tratamento editorial sempre primoroso. Sem dúvida, a Gravadora Kuarup apresenta um painel da música brasileira como poucos, hoje são mais de 150 artistas em seu catálogo.

Especializada em música brasileira, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no País, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.

E nos dias atuais de muita virtualidade, a colocação desse acervo valioso nos serviços de streaming revelam ainda mais a importância do trabalho realizado pela Gravadora. Tem também bastante material para assistir no Youtube (https://www.youtube.com/user/kuarupmusica/videos).

Taiguara Gravadora Kuarup

A Kuarup continua lançando novos talentos e recuperando a história fonográfica do Brasil, no passado recente lançou a obra de Taiguara, um artista de grande talento com músicas sofisticadas e de apelo popular, cuja obra andava esquecida e sem veículos físicos ou digitais para promover seu conhecimento.

A Kuarup também é famosa por juntar artistas de diferentes origens musicais em parcerias inusitadas, como no icônico álbum “Consertão” com a fina flor da música instrumental brasileira: Elomar, Arthur Moreira Lima, Paulo Moura, Heraldo do Monte. Lançamento recente, “Flores da Manhã” traz três gerações do rock rural: Guarabira (da dupla Sá & Guarabira), Tuia e Zeca Baleiro.

Consertão Gravadora Kuarup

A música popular ganha muita relevância nos lançamentos mais contemporâneos da Kuarup, como “O Berrante Pantaneiro”, disco do músico Milton Guapo em parceria com a Orquestra de Mato Grosso. Ou o álbum de Élcio Dias & Amorim, músicos influenciados por clássicos do repertório caipira e ritmos da cultura popular como a congada, o pagode, a Folia de Reis e músicas juninas, em leitura da obra de Pena Branca & Xavantinho interpretando os grandes sucessos da dupla.  Só para citar dois exemplos dos muitos em catálogo. A roda da Kuarup não não para.

Esse trabalho é fruto de pessoas abnegadas como Rodolfo Zancke, que com persistência e competência no desafio de tirar a Kuarup da falência, reativou e transformou novamente a empresa, com seu prestigiado acervo e trazendo novos artistas, para uma das mais importantes gravadoras brasileiras, dando continuidade ao excelente trabalho antecedido por Arthur Fitzgibbon responsável inicial pelo Catálogo sem igual da gravadora.

Fica aqui o desafio para todos desbravarem esse acervo de grande qualidade e amplitude editorial, que permite um mergulho profundo na alma brasileira representada por álbuns e artistas tão diversos e de vários gêneros musicais.

Orquestra MT Gravadora Kuarup

GRAVADORA KUARUP

Acesse: https://www.kuarup.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/kuarupprodutora/
Instagram: https://www.instagram.com/kuarupprodutora/
Youtube: https://www.youtube.com/user/kuarupmusica/videos

Rua Alves Guimarães, Nº 309 – Pinheiros
CEP: 05410-000 – São Paulo – SP

55 11 2389-8920
atendimento@kuarup.com.br

Colaborando com a RAIZ