CanaisLiteratura

Sérgio Vaz, o poeta da periferia, com novo livro e exposição em São Paulo

Colaborando com a RAIZ

Flores da Batalha, lançado pela Global Editora, leva a poesia contemporânea àqueles que lutam diariamente pelos seus ideais


Sérgio Vaz completa 35 anos de intervenção urbana com a arte da poesia e lança seu novo livro: “Flores da Batalha“, pela Global Editora.
Poeta, ativista cultural, fundador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) sua luta sempre vem recheada de arte e cultura. Seja nos saraus que promove no Campo Limpo, Zona Sul de Sâo Paulo, seja em suas poesias que retratam a dura realidade das bordas da cidade com muito encantamento.

A obra integra o segundo título de “Flores“, que teve início com “Flores de Alvenaria“, publicado em 2016. Criando poesia como alimento da alma, o escritor dá esperança e voz àqueles que foram negligenciados por muito tempo. Seus textos relatam, de maneira profunda e honesta, as dores e a alegria de viver na periferia de São Paulo. O prefácio é assinado por Emicida, que como muitos outros moradores da periferia, teve Sérgio Vaz como inspiração para descobrir a poesia e o universo literário.

Flores da Batalha, Sérgio Vaz
divulgação

A Exposição Flores da Batalha tem a intenção de mostrar um pouco da alma deste poeta. As frases e poesias foram retiradas do livro e escolhidas a dedo, pelo próprio Sérgio. A partir do dia 28 de março, quem passar pelas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do metrô, poderá desfrutar das palavras deste grande autor.

Com cartazes distribuídos em espaços públicos com circulação de mais de 3 milhões de pessoas por dia, a exposição permite uma pausa na rotina acelerada dos trabalhadores paulistanos para apreciar a beleza da literatura nacional, em especial, a literatura de um artista que compreende e compartilha questões da realidade do povo brasileiro.

A exposição acontece de 28 de março a 28 de junho e será itinerante, com início na estação República, da linha Vermelha, onde ficará por 30 dias, e depois passará por estações da linha Azul e Verde. Já na estação Marechal Deodoro, ficará fixa, localizada nas plataformas.


Sérgio Vaz e a Cooperifa estão na Revista RAIZ 08, veja mais:


Sobre Sergio Vaz

Sérgio Vaz é considerado o poeta da periferia. Morador de Taboão da Serra (Grande São Paulo), além de escrever, é agitador cultural nas periferias do Brasil. É criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e do Sarau da Cooperifa — movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em centro cultural. O projeto promove o encontro de leitores e escritores, leva a poesia às escolas, entre outras ações culturais, e já influenciou e deu origem a quase 50 saraus, além da publicação independente de mais de 100 livros.

Seu trabalho é reconhecido em vários países e já recebeu diversos prêmios. Pela Global Editora, publicou as obras Colecionador de Pedras, Literatura, pão e poesia e Flores de Alvenaria.

Poeta Sérgio Vaz
perfil Facebook @poetasergio.vaz2


SERVIÇO
Exposição Flores da Batalha – Metrô de São de Paulo
Data: 28/03 a 28/06
Locais:
Itinerante – Estação República – 28/03 – 28/04 e segue até 28/06 em outras estações
Fixa – Plataformas da estação Marechal Deodoro (Linha 3-Vermelha do Metrô)

Livro disponível para aquisição nas grandes livrarias, físico e online.


Colaborando com a RAIZ