CanaisLançamentosMúsicas

Ocupação celebra Lia de Itamaracá em Recife

Colaborando com a RAIZ

A Ocupação Lia de Itamaracá, que celebra a vida e a obra da mestra cirandeira, chega ao museu Paço do Frevo, em Recife (PE), para uma temporada de três meses


Aberta em 21 de março, os visitantes terão até 21 de junho para conferir de perto a mostra, que reúne documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e recursos audiovisuais da artista.

A montagem no Paço do Frevo trará alguns recursos inéditos, além de se aprofundar em outros já vistos em São Paulo. Uma das experiências é a instalação Águas de Lia, realidade virtual que vai permitir que os visitantes vivenciem situações como estar numa roda de ciranda e conhecer o trabalho no curral – local de onde os pescadores da Ilha de Itamaracá retiram seu sustento.

“Estamos retomando alguns conceitos que nos ajudaram a construir a narrativa da primeira mostra, mas nos aprofundando ainda mais em temáticas como a questão da raça, que permeia toda a vida e trajetória artística de Lia”… “Em São Paulo abordamos a questão racial, mas desta vez traremos outros recursos, como depoimentos em vídeo, que vão tratar de um assunto que atravessa e deixa uma marca não apenas na história de Lia, mas na de todos os artistas da cultura popular que atuam em gêneros feitos pelo povo pobre, trabalhador e negro do Brasil, sobretudo do Nordeste”, conta Michelle de Assumpção, que continua assinando como curadora na itinerância.

Lia de Itamaracá
Foto do Perfil do Paço do Frevo no Instagram

A realização da Ocupação Lia de Itamaracá em Recife é do museu pernambucano e do Centro Cultural Estrela de Lia – instituição formada por profissionais que trabalham na produção artística da cantora –, com o apoio do Itaú Cultural (IC) e patrocínio do Itaú. A coordenação geral é de Beto Hees, empresário e produtor da artista, e a produção de Marcos Paulo, também da equipe de Lia.

Lia de Itamaracá destaca sua felicidade por também receber a exposição em sua terra natal, “sendo feita pelas pessoas que já trabalham comigo, sabem da minha história, conhecem minha luta. Eu me sinto muito à vontade, muito acolhida e amada, pelo fato de a exposição estar sendo montada outra vez, pelas nossas mãos”.

Lia de Itamaracá
Foto Ytallo Barreto – Divulgação

SERVIÇO

Ocupação Lia de Itamaracá – Paço do Frevo
abertura 21 de março de 2023, às 18h [entrada gratuita]
visitação até 21 de junho de 2023

Paço do Frevo [Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife (PE)]

terça a sexta, 10h às 17h
sábado e domingo, 11h às 18h

Ingressos R$ 10 e R$ 5 (meia)
Entrada gratuita às terças-feiras

Saiba mais sobre o museu Paço do Frevo
https://pacodofrevo.org.br/

Colaborando com a RAIZ