CanaisLançamentosLiteratura

Festa Literária Internacional de Praia do Forte traz grandes autores nacionais

Colaborando com a RAIZ

4ª FLIPF – Festa Literária Internacional de Praia do Forte, evento que acontece na Bahia e vai reunir, entre 4 a 7 de maio (5ª feira a domingo), com o tema “Voam sonhos nas asas da esperança”.

Mais de 140 convidados nacionais e internacionais, como: Aline Bei, Ailton Krenak, Sidarta Ribeiro, Maria Valéria Rezende, a mexicana Guadalupe Nettel, a angolana Yara Nakahanda Monteiro e a portuguesa Ana Saramago participam com seus lançamentos literários e troca de saberes.

Para a abertura oficial das mesas literárias, no dia 4 de maio, foram convidados pesquisadores, escritores, educadores e multiartistas como Maria Valéria Rezende (SP), Bel Santos Mayer (SP) e Tiganá Santana (Salvador).

Autores, pesquisadores, artistas, estudantes, turistas e comunidade em torno do livro e da cultura na 4ª FLIPF – Festa Literária Internacional de Praia do Forte/BA, que busca promover uma festa com o propósito de se firmar entre as celebrações literárias de destaque do Brasil, sediado num dos destinos mais procurados do Litoral Norte da Bahia, o tema escolhido para este ano é “Voam sonhos nas asas da esperança”.

Quatro curadores administram os espaços oficiais: Canto da Palavra, Rede de Livros, Ninho FLIPF e Multiverso FLIPF que discutirão temas diversos. Dois shows gratuitos com João Bosco e outro com Antônio Nóbrega.

Em paralelo estão os espaços parceiros: feira de artesanato; feira ecológica com empreendedores locais e marcas autorais; apresentação das escolas municipais de Mata de São João no Coreto, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal. Também no Coreto haverá apresentação da Sinfônica Garcia D’avila e do Grupo Swing Forte, em parceria com a Fundação Garcia D´Ávila; a Coelba/ Neoenergia trazendo o Educa mais Recicla e a Fundação Pedro Calmon com a inauguração da nova biblioteca itinerante, a Bibex, na Praia do Forte.

Imagem 3ª FLIPF 2022 – Divulgação

Apresentando ao público o universo da literatura sob o olhar e conhecimento de autores baianos, nacionais e internacionais, atrações musicais como João Bosco, na sexta, e Antônio Nóbrega, no sábado, ambos no Projeto Tamar, feira de empreendedorismo, oficinas, slam, saraus e muito mais. Para a diretora geral, o livro é a semente de esperança para um mundo melhor. “Com a festa literária contribuímos para o desenvolvimento da Praia do Forte e seu entorno, buscamos valorizar sua rica biodiversidade e suas manifestações culturais, sobretudo buscamos incentivar a leitura na comunidade local, moradores e turistas, tudo isso por meio de uma programação ampla, diversa e democrática”, sinaliza Vanessa.

A Festa Literária é uma realização da Trevo Produções, da Gabiroba Cultural e do Ministério da Cultura do Governo Federal. Além disso, conta com a parceria e apoio do Projeto Tamar, Projeto Baleia Jubarte, Turisforte, Associação São Francisco de Assis de Moradores e Pescadores da Praia do Forte, da Prefeitura Municipal de Mata de São João e do Governo do Estado da Bahia. O projeto é patrocinado pela Petrorecôncavo, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
https://www.flipf.com.br/


Espaço Canto da Palavra

Responsável pela curadoria do espaço “Canto da Palavra”, a jornalista e pesquisadora baiana Edma de Góes preparou uma programação com 10 mesas e um total de 21 autores e autoras, sendo três internacionais – a mexicana Guadalupe Nettel a angolana Yara Nakahanda Monteiro e a portuguesa Ana Saramago, curadora da Fundação José Saramago, todas divulgando seus livros mais recentes. Para a abertura oficial das mesas literárias, no dia 4 de maio, foram convidados pesquisadores, escritores, educadores e multiartistas como Maria Valéria Rezende (SP), Bel Santos Mayer (SP) e Tiganá Santana.

Espaço Ninho FLIPF
À frente da curadoria do espaço voltado para o público infantil, intitulado de Ninho FLIPF, a escritora de literatura para infância e professora Emília Nuñez trouxe para a programação atividades como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil. Foram convidados para fazer parte desse ambiente, os escritores: Emillie Lapa e Natalyne Santos, Adilson Passos, Lucianna Ávila, Tiago Oliveira, Deko Lipe e Letícia Paulina, Niní Kemba, Lorena Ribeiro, Denízia Kawany, Caroline Adesewa, Luiza Meireles, Vini Souza, Marcos Cajé, Maria Valéria Rezende, Yalle Tarique, Renata Fernandes, Ricardo Ishmael e Heitor Neto, Ionã Scarante, Carol Fernandes, Ana Fátima, Anna Cunha e Suzane Lopes, Lulu Lima, Nairzinha Spinelli, Alessandro Marimpietri, Alessandro Marimpietri.

Espaço Multiverso FLIPF

Com curadoria do escritor baiano, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, o espaço “Multiverso FLIPF” terá uma programação totalmente voltada para os jovens com mesas literárias, oficinas, batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual. Na programação estão artistas como: Aline Bei (Poeta), João Ricardo (Professor de Libras), Ian Fraser (Fantasista), Lorena Ribeiro (Escritora Infantil) e Gleice Ferreira (Escritora – Indígena). Para Anderson, o Multiverso FLIPF traz o conceito ficcional do termo para a realidade, tornando o espaço um local para as diversas realidades existirem.

Espaço Rede de Livros

Outro ambiente que promete ser bastante disputado é o espaço “Rede de Livros”, que tem a curadoria da antropóloga, escritora e curadora artística Bárbara Falcón. Neste local, acontecerá uma feira de livros e encontros e trocas de experiências entre autoras e autores baianos. A Rede de Livros ficará situada no Clube dos Pescadores, que também abriga a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.

Para o último dia, no domingo 7 de maio, mais duas mesas complementarão a programação. Na manhã, o encontro do agitador cultural e músico Moura Utopia com o escritor quilombola Gildemar da Paixão Trindade abordará saberes tradicionais e a importância do envolvimento comunitário com causas coletivas. À tarde, a tradutora e poeta Lubi Prates (SP), a editora de livros, escritora e performer Deisiane Barbosa e o artista visual, precursor das estamparias baiano-africanas Alberto Pitta falarão sobre as rotas de produção de artistas negros para propor novos imaginários sociais. O encerramento será composto por um encontro de autores e autoras da programação contando um pouco sobre seu livro de cabeceira.

Empreendedorismo, artesanato e apresentações culturais

Uma novidade dessa edição são os espaços dos parceiros com a apresentação das escolas municipais de Mata de São João no Coreto, em parceria com a Prefeitura Municipal; a feira de artesanato, empreendedores locais com marcas autorais e feira agroecológica na Praça São Francisco. Também no Coreto, apresentação da Sinfônica Garcia D’avila e do Grupo Swing Forte em parceria com a Fundação Garcia D´Ávila; a Coelba/ Neoenergia trazendo o Educa mais Recicla e a Fundação Pedro Calmon com a inauguração da nova biblioteca itinerante, a Bibex, em Praia do Forte. Teremos uma atmosfera de muita ludicidade!

A 4ª edição da FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte conta com o patrocínio da Petroreconcavo e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO

4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF)
04 a 07 de maio de 2023
Vila da Praia do Forte
Outras Informações: https://www.flipf.com.br/


Colaborando com a RAIZ