Coleção antirracista no Itaú Cultural Play
A coleção Narrativas Negras, da IC Play, é ampliada com quatro filmes: Tudo que é apertado rasga – que conta a história do audiovisual brasileiro pela ótica de artistas negros – e Dia de preto, Alexandrina – um relâmpago e Rapsódia para um homem negro, que abordam tanto racismo, violência e apagamento histórico quanto beleza, resistência e alegria.
Além desses filmes, Narrativas Negras traz outros dez filmes – entre eles, Branco sai, preto fica – e duas séries, Ancestralidades e Coleção Antirracista.
Como caminhar rumo a uma sociedade antirracista? Os filmes e séries desta coleção valorizam a negritude, reforçam a importância da representatividade e escancaram privilégios e violências. Apontam caminhos para reflexões sobre as origens e as consequências de um sistema violento e opressor, enquanto inspiram debates, mobilizações e ações – individuais ou coletivas – para alcançarmos este futuro.
Listagem dos filmes Antirracistas o Itaú Cultural Play:
- Ancestralidade
- Coleção Antirrascista
- Ôrí
- Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco
- Afoxés: Entre o sagrado e o mundano
- Meu nome é Maalum
- T1:E8 Sueli Carneiro
- A negação do Brasil
- Ser feliz no vão
- Solmatalua
- Alma no olho
- Branco sai, preto fica
- Rapsódia para um homem negro
- Alexandrina, um relâmpago
- Tudo que é apertado rasga
- Dia de preto
- Narrativas negras
O acesso é gratuito bastando se cadastrar na plataforma do Itaú Cultural Play (IC Play):
https://www.itauculturalplay.com.br
Sobre o antirracismo
O antirracismo pode ser definido como práticas individuais ou coletivas contra o racismo, a exemplo da atividade de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, da criação de legislações e políticas públicas, além da produção de discursos, ideologias, imagens e representações, isto é, todas as ações de combate a estereótipos, preconceitos, discriminações e desigualdades de cunho racial em diferentes esferas da vida social.
No mundo inteiro, o antirracismo se mostra de modo mais evidente nos movimentos sociais que protestam contra discriminações e preconceitos raciais. Vários são os exemplos na história que atestam o papel dessas associações no combate ao racismo.
Por muito tempo, o antirracismo é identificado como sinônimo do movimento negro, mas essa comparação limita a compreensão de todas as expressões antirracistas. Seu arco abrange ações, representações, normas e condutas que extrapolam os movimentos sociais e pode ser expressado de diferentes formas: no campo jurídico, em políticas públicas, na ética individual, bem como em organizações sociais e formas intelectuais e estéticas.
Veja mais em:
https://www.ancestralidades.org.br/termos-e-conceitos/antirracismo