LançamentosSustentabilidadeVisuais

Pantanal, livro e lugar, belo e ameaçado

Colaborando com a RAIZ

As Edições Sesc _SP e o fotógrafo João Farkas lançam o livro “Pantanal”, obra que, como apoio da iniciativa Documenta Pantanal, reúne 80 imagens produzidas durante dez expedições realizadas à região entre 2014 e 2019. Um lançamento que além do apelo estético revelado nas fotos de Farkas, que vão do íntimo dos habitantes locais às panorâmicas dessa região privilegiada pela biodiversidade e belezas naturais

Em um momento em que esse importante bioma da Humanidade passa por um grande período de devastação, com incêndios de grandes dimensões e assoreamento de seus principais rios, a obra é um convite às reflexões sobre os perigos socioambientais na região.

Nas palavras do fotógrafo João Farkas: “Eu imaginava um pantanal distante e inatingível, isolado e absolutamente preservado. O que acabei descobrindo ao longo destes cinco anos de trabalho é que ele é de uma beleza espetacular, diferente de tudo que já nos foi mostrado antes, com variações fascinantes, e muito mais frágil e ameaçado do que imaginamos”.

Ou como diz o também fotógrafo Luciano Candisani: “O ensaio Pantanal, de João Farkas, emociona pela estética sofisticada presente em cada uma de suas fotografias e pela narrativa que emana do conjunto da obra. as imagens trazem à luz uma síntese sobre o estado atual da maior planície inundável do planeta, um ambiente de beleza original mas vulnerável às ameaças silenciosas vindas dos planaltos ao redor”.

Depois de dez viagens realizadas em um período de cinco anos à região, o livro Pantanal, de João Farkas, é o novo lançamento das Edições Sesc São Paulo. Com 80 imagens acompanhadas de pequenos textos e distribuídas em 160 páginas, a obra desnuda a alma pantaneira a partir de um desafio ao tradicional estilo de documentação do fotógrafo. “Por ser muito fotogênico, esse ecossistema já foi objeto de muitos ensaios fotográficos. Não valeria a pena fazer um livro com os mesmos aspectos ou com a mesma visão. Trata-se de um olhar autoral com imagens que fogem do simplesmente documental e trazem uma visão pessoal, por vezes idílica, por vezes dramática”, diz o autor.

Pantanal, João Farkas, Revista Raiz
foto João Farkas – Divulgação

No livro, as fotos revelam toda a complexidade retratada, perpassando uma simbiose extremamente particular entre o bioma e a vida humana, gerando um emaranhado de sensações. Ao mesmo tempo em que instiga mistério e distanciamento, a obra de Farkas remete a um assunto amplamente discutido e em evidência: as profundas ameaças e transformações do Pantanal por conta do assoreamento de seus rios e da mudança climática. “Na edição de todo o material produzido, eu incluí imagens das consequências destas alterações ao lado de fotos espetaculares e pouco conhecidas de alguns aspectos da região, como a floresta de buritis, as lagoas do Rio Paraguai e a fantástica florada dos ipês”, cita o autor.

Ao rever o desafio de registrar a região, o fotógrafo afirma que encontrar imagens diferentes e inesperadas do Pantanal era fundamental para que as pessoas dessem atenção ao trabalho, cuja missão subjacente é alertar a sociedade para o processo de degradação ambiental. Sobre isso, vale lembrar que, em outubro de 2019, Farkas documentou as maiores queimadas de que se tem notícia no Mato Grosso do Sul, assim como o desaparecimento do Rio Taquari em seu baixo curso.

Este último ponto também revela, na obra, a existência de heróis locais, como Ruivaldo Nery de Andrade, que, por meio de sua apaixonada luta em defesa do meio ambiente, inspirou o filme Ruivaldo, o homem que salvou a Terra, que teve aporte da iniciativa Documental Pantanal, da qual o fotógrafo é um dos porta-vozes. Com 46 minutos de duração, o documentário conta com direção de Jorge Bodanzky e é codirigido pelo próprio Farkas. Depois de estrear internacionalmente em Bruxelas em setembro de 2019, ter sido apresentado em Corumbá (MS) e na capital paulista, o título participou do evento Manifestos Para Adiar o Fim do Mundo e, mais recentemente, da programação especial dedicada à Semana do Meio Ambiente, que antecipou a nona edição da Mostra Ecofalante de Cinema (trailer disponível em no Youtube)

Pantanal, João Farkas, Revista Raiz
foto João Farkas – Divulgação

Quanto ao aspecto mais humano de “Pantanal”, Farkas recorre ao retrato – sua especialidade – para estampar a melancolia das pessoas que ali residem e resistem à destruição causada pela exploração não responsável das áreas produtivas. Esse olhar tristonho é recorrente nas imagens deste povo acometido por dificuldades e isolamento. Em poucas palavras, a proximidade do fotógrafo com a região pode ser definida como uma mescla de encantamento e estranhamento, como ele próprio relata em uma das passagens de seu novo livro: Caminhei instintivamente para imagens em tudo diversas das que já tinha visto, radicalmente distintas e surpreendentes. Quanto mais conheci o Pantanal, com mais profundidade mergulhei neste paradoxismo de beleza.”

Escolhido para escrever a orelha do livro, o fotógrafo Luciano Candisani, em sua reflexão sobre a profundidade do trabalho de Farkas, afirma que a obra imprime uma tônica fiel ao que o leitor verá em seguida. Por sua vez, o biólogo Sandro Menezes Silva, professor-doutor da Universidade Federal da Grande Dourados e um dos maiores especialistas sobre o Pantanal, presenteia o leitor, no final do livro, com todo o suporte teórico necessário para entendimento da realidade deste paraíso inundado.

“Caminhei instintivamente para imagens em tudo diversas das que já tinha visto, radicalmente distintas e surpreendentes. Quanto mais conheci o Pantanal, com mais profundidade mergulhei neste paradoxismo de beleza”.

João Farkas

Pantanal, João Farkas, Revista Raiz
foto João Farkas – Divulgação




SOBRE O AUTOR

Paulistano, João Farkas é formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com cursos complementares de fotografia no International Center of Photography e na School of Visual Arts (ambos em Nova York). Profissionalmente, foi editor da Revista Fotoptica e Isto É, tendo seus trabalhos publicados nos principais veículos da imprensa nacional e em importantes títulos internacionais. Em sua trajetória, participou de mais de 40 exposições individuais e coletivas nos principais museus brasileiros e em galerias, assim como no exterior, e seu trabalho integra o acervo de grandes coleções privadas e de reconhecidas instituições, como Masp, MAM-SP, MAM-BA, Museu de Arte do Rio, Maison Europeénne de Photographie e International Center of Photography, entre outras. Pantanal é o quinto livro de fotografias do autor, que também assina Amazônia ocupadaTrancoso”, Nativos e biribandos e Caretas de Maragojipe.

foto João Farkas – Divulgação

SERVIÇO

PANTANAL

Autor: João Farkas

Edições Sesc São Paulo 2020

Páginas: 160

ISBN: 978-65-86111-00-2

Preço: R$ 150 

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria

Colaborando com a RAIZ