CanaisVisuais

Exposição de Maureen Bisilliat e os grandes escritores da literatura brasileira

Colaborando com a RAIZ

O Espaço Maureen Bisilliat, no pavimento térreo do MIS SP presta devida homenagem à fotógrafa inglesa naturalizada brasileira, por ocasião dos seus 90 anos. Maureen é figura presente no acervo do museu e sua obra e legado estão em destaque na história da fotografia no Brasil.

O espaço foi inaugurado em fevereiro de 2022, com a exposição “Archipelago”, com curadoria de Roberto Linsker e da própria Maureen, numa seleção de vinte artistas plásticos contemporâneos, de diversas linguagens, que refletiram através da arte sobre seus momentos de isolamento social. A entrada é gratuita e se dedica à exibição de mostras em curta duração, com acervo do MIS e de instituições parceiras.

A exposição “Maureen Bisilliat — Presente_do_Futuro” faz parte de um projeto realizado pelo Instituto Olga Kos que proporcionou aos participantes do Olga oficinas de fotografia, em que tiveram suas habilidades sensoriais estimuladas e concluíram trabalhos também presentes nesta exposição. Com a supervisão de instrutores do Instituto, estes beneficiários aplicaram o Ecoline sobre suas fotos, trazendo para as mesmas um novo significado. É importante contextualizar que Maureen se aproximou da arte experimental a partir da utilização de Ecoline sobre suas obras originais. A aplicação da aquarela sobre o papel especial prateado apresenta uma perspectiva lúdica em cima da obra original, acrescentando um toque tropicalista dentro da ótica do sertão.

Desta forma, nasceu o livro “Maureen_2022” e a exposição “Maureen Bisilliat — Presente_do_Futuro”. São obras que exploram a relação de Maureen com grandes escritores da literatura brasileira: João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, Adélia Prado, Euclides da Cunha, Ariano Suassuna e Mário de Andrade. Trata-se de um dos mais reconhecidos estudos fotográficos acerca da identidade do país, usando como base obras destes escritores que apresentam e ilustram as raízes nordestinas e do sertão.

Maureen Bisilliat -- Presente_do_Futuro
Foto Divulgação

Durante toda sua estadia em território brasileiro, a fotógrafa sempre se mostrou sensível e intrigada em relação a temáticas muitas vezes ignoradas socialmente. Ou seja, a sua visão e biografia é consoante ao trabalho realizado pelo Olga que há 16 anos atende pessoas com deficiência e situação de vulnerabilidade social, reconhecendo o poder questão a arte pode ter em relação ao desenvolvimento da pessoa com deficiência e defendo sempre que: a arte deve ser para todos, deve ser prestigiada por todos, retratar todos, sobretudo, ser produzida para e por todos. Existe algo mais brasileiro do que a inclusão e a diversidade de nossos corpos e mentes? Este projeto traz esta reflexão.

SERVIÇO

Exposição “Maureen Bisilliat — Presente_do_Futuro”
Local: Museu da Imagem e do Som Mis. Espaço Maureen Bisilliat.

Avenida Europa 158.
Visitação: 12.05 a 11.06
Horário: terças a sextas, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada Gratuita.

Colaborando com a RAIZ