CanaisIdentidadesLançamentos

José de Anchieta e a fundação do Brasil colonial

Quase cinco séculos após sua chegada ao Brasil, a trajetória do jesuíta continua dividindo interpretações entre legado cultural, evangelização e apagamento de saberes indígenas.

Poucas figuras ocupam um lugar tão central — e ao mesmo tempo tão controverso — na história do Brasil quanto o padre José de Anchieta. Missionário, escritor, linguista, poeta e um dos fundadores da cidade de São Paulo, ele foi durante séculos celebrado como o “Apóstolo do Brasil”.

Nos últimos anos, porém, sua atuação passou a ser revisitada sob novas perspectivas, especialmente em relação ao papel desempenhado pela Companhia de Jesus no processo de catequização e transformação das sociedades indígenas durante o período colonial.

A discussão ganha destaque na semana em que se celebra o Dia Nacional de Anchieta, data que marca a morte do jesuíta, ocorrida em 9 de junho de 1597. Canonizado pelo Vaticano em 2014, Anchieta permanece como uma das personalidades mais influentes da formação histórica e cultural do país.

O jovem jesuíta que ajudou a fundar São Paulo

José de Anchieta nasceu em 1534, na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, então território da Coroa Espanhola. Filho de uma família de cristãos-novos — descendentes de judeus convertidos ao catolicismo — foi enviado ainda jovem para estudar em Portugal, onde ingressou na Companhia de Jesus.

Chegou ao Brasil em 1553, desembarcando em Salvador antes de seguir para a Capitania de São Vicente. Menos de um ano depois, participou da fundação do colégio jesuíta que daria origem à vila de São Paulo de Piratininga, em 25 de janeiro de 1554.

Ao longo de mais de quatro décadas, percorreu extensas áreas do litoral brasileiro, atuando em missões religiosas, negociações políticas, ensino e produção intelectual. Aprendeu a língua tupi, escreveu a primeira gramática sistematizada de um idioma indígena no Brasil e produziu cartas e relatos que hoje constituem importantes documentos sobre a paisagem, os povos e a natureza do século XVI.

O cronista de um Brasil ainda em formação

Entre os documentos mais conhecidos deixados por Anchieta está a chamada Carta de São Vicente, escrita em 1560. Nela, o jesuíta descreve aspectos da fauna, da flora e dos habitantes da então Capitania de São Vicente, oferecendo um dos retratos mais detalhados do território brasileiro nos primeiros anos da colonização portuguesa.

Suas observações ajudam historiadores a compreender como eram as florestas da Mata Atlântica, os modos de vida indígenas e a ocupação do litoral paulista no período colonial.

Hoje, diversos municípios paulistas preservam espaços associados à passagem do religioso, transformados em atrativos turísticos e locais de memória.

Itanhaém e os Caminhos de Anchieta

Entre 1563 e 1595, Anchieta manteve forte ligação com Itanhaém, no litoral sul paulista. A cidade reúne um conjunto de atrações conhecido como Caminhos de Anchieta, formado por locais relacionados à sua trajetória.

Entre eles estão a Cama de Anchieta, formação rochosa onde teria descansado e escrito poemas; a Passarela de Anchieta, com vista para o mar; o Pocinho de Anchieta; os painéis em mosaico que retratam sua vida; o monumento em sua homenagem e a histórica Igreja Matriz de Sant’Anna.

Ubatuba e o poema escrito na areia

Outro episódio frequentemente lembrado ocorreu em Ubatuba, então conhecida como Iperoig. Durante negociações de paz entre portugueses e povos indígenas aliados aos franceses, Anchieta permaneceu na região e, segundo a tradição, compôs um extenso poema dedicado à Virgem Maria.

Sem papel disponível, teria decorado os versos e os registrado temporariamente na areia da praia com um cajado. O episódio tornou-se um dos marcos simbólicos de sua trajetória literária.

A cidade também abriga a Ilha Anchieta, hoje um dos principais destinos turísticos do litoral norte paulista.

Itu, São Vicente e a presença jesuíta

Anchieta também passou pela região que atualmente corresponde ao município de Itu, onde atuou junto às aldeias indígenas da região do rio Tietê.

Em São Vicente, seu primeiro destino no território paulista, desenvolveu estudos da língua tupi e escreveu obras que se tornariam fundamentais para a comunicação entre missionários e povos indígenas.

Já em Bertioga e Guarujá, sua passagem está associada a antigos fortes, igrejas e missões religiosas que integram parte do patrimônio histórico do litoral paulista.

As controvérsias da catequização indígena

Se por um lado Anchieta é reconhecido como linguista, educador e cronista, sua atuação missionária também integra um dos capítulos mais complexos da história brasileira.

A catequização conduzida pelos jesuítas tinha como objetivo converter os povos indígenas ao cristianismo e integrá-los ao modelo colonial português. Para isso, missionários criavam aldeamentos onde buscavam reorganizar hábitos, crenças, formas de trabalho e estruturas sociais das populações nativas.

Embora muitos historiadores reconheçam que os jesuítas atuaram, em determinados momentos, na defesa dos indígenas contra a escravização promovida por colonos, pesquisadores indígenas e estudiosos contemporâneos apontam que o processo também provocou profundas perdas culturais.

Línguas, rituais, cosmologias, práticas espirituais e formas tradicionais de organização social foram frequentemente reprimidas ou substituídas pelos valores europeus e cristãos.

Hoje, lideranças indígenas defendem uma leitura mais ampla desse período, reconhecendo tanto a documentação produzida pelos missionários quanto os impactos da evangelização sobre os modos de vida ancestrais.

Título: RETRATO DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
Autor: JESUS, BENEDITO CALIXTO DE
Data: 1902
Técnica: ÓLEO SOBRE  TELA
Dimensões (a_cm, a_sm X l_cm, l_sm): 148,5-140,5-109,5-101
Coleção:BENEDITO CALIXTO DE JESUS - CBCJ
Foto: José Rosael-Hélio Nobre-Museu Paulista da USP
Acervo: Museu Paulista da USP - Domínio Público
Título: RETRATO DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
Autor: JESUS, BENEDITO CALIXTO DE
Data: 1902
Técnica: ÓLEO SOBRE TELA
Coleção: BENEDITO CALIXTO DE JESUS – CBCJ
Foto: José Rosael – Hélio Nobre – Museu Paulista da USP
Acervo: Museu Paulista da USP – Domínio Público

Uma figura histórica em permanente revisão

Mais de quatro séculos após sua morte, José de Anchieta permanece como personagem central para compreender a formação do Brasil.

Sua trajetória reúne elementos que ajudam a explicar a expansão colonial portuguesa, o nascimento de cidades, o desenvolvimento da educação e da escrita no período colonial, mas também as tensões que marcaram o encontro entre culturas indígenas e europeias.

Ao percorrer os caminhos que ainda preservam sua memória em São Paulo, o visitante encontra não apenas vestígios da vida de um santo católico, mas também um convite para refletir sobre as múltiplas narrativas que moldaram a história brasileira.

Entre homenagens e questionamentos, Anchieta continua sendo uma das figuras mais emblemáticas — e debatidas — do passado nacional.

Você pode conhecer mais a obra e o acervo sobre o padre José de Anchieta em Museu dedicado a ele no Pateo do Collegio, no centro histórico de São Paulo. Um lugar rico em referências e histórias sobre essa figura tão presente no imaginário nacional.

Pateo do Collegio - Museu Anchieta - foto acervo Associação Raiz
Pateo do Collegio – Museu Anchieta – foto acervo Associação Raiz

Museu Anchieta no Pateo do Collegio

Inaugurado em 1979, com o objetivo de resgatar a memória e importância do local, tem como missão proporcionar reflexões acerca da fundação de São Paulo e sobre o papel dos jesuítas no cotidiano desses primeiros habitantes.

O edifício no qual está instalado trata-se de um memorial construído no século XX, que preserva duas paredes remanescentes dos séculos XVI e XVII, além de um amplo acervo de arte sacra e religiosa que datam desde o século XVI até meados do século XX.

Com o auxílio de painéis, mapas, textos explicativos e maquete, os visitantes podem contextualizar histórica, geográfica e artisticamente a fundação da cidade bem como as transformações sofridas no local de 1554 até os nossos dias.

Praça Pateo do Collegio, 3, Largo Páteo do Colégio, 2 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01016-040. De terça a sábado, das 9h às 16h45.