Lançado o livro “Raoni – Memórias do Cacique”
“Me escutem! Minhas palavras são para o nosso bem viver, quero que vocês sejam felizes”, disse Raoni Mẽtyktire no lançamento de seu livro “Raoni – Memórias do Cacique”.
O livro trata da trajetória de um dos mais influentes líderes indígenas contemporâneos, registrada em suas próprias palavras. Em Memórias do Cacique, Raoni tece sua concepção sobre a vida, a floresta e o mundo atual e compartilha de maneira única a cultura, a cosmologia e a luta do povo Mẽbêngôkre.
Ropni, aportuguesado como Raoni, pertence ao povo Mẽtyktire-Mẽbêngôkre, também conhecidos como Kayapó e Txukarramãe. Cacique, pajé e cuidador de seu povo, tornou-se uma liderança que conheceu o mundo dos brancos, fez alianças pessoais e políticas, dentro e fora do Brasil, e formou uma visão de mundo própria, em que mito e história convergem, revelando a complexidade do pensamento originário.
O livro foi construído a partir de entrevistas inéditas realizadas pelos tabdjwy de Raoni, seus netos, entre 2020 e 2023. Falando sempre em mẽbêngôkre, e rodeado de parentes, Raoni gravou durante dezenas de horas, em diversas sessões, as histórias e mitos que resultaram neste relato. O material foi traduzido para o português por meio de um trabalho meticuloso e extenso de uma equipe de tradutores Mêbêngôkre, sob a coordenação do antropólogo Fernando Niemeyer, que também supervisionou a redação e edição do manuscrito.
As memórias do cacique nos convidam a enxergar a história do Brasil pela perspectiva daqueles que sempre habitaram estas terras, que testemunharam a chegada dos invasores e que, desde então, elaboram estratégias de resistência. É a perspectiva daqueles que veem a floresta ― rica, viva e repleta de espíritos ― como seu principal meio de existência e que lutam por ela como um ato de esperança para o futuro.

“Me comovo quando penso em Raoni, herói mítico do panteão dos guerreiros, líder da resistência nativa no continente americano com quem temos a oportunidade de conviver, alguém de cuja luta podemos ser testemunhas.” ― Ailton Krenak
O livro Memórias do Cacique é uma publicação da Companhia das Letras e contou com o apoio do Instituto Socioambiental (@socioambiental), do Instituto Sociedade, População e Natureza (@ispn_brasil) e do Instituto Raoni (@institutoraoni).

SERVIÇO
RAONI – MEMÓRIAS DO CACIQUE
Autor: Raoni Mẽtyktire
ISBN: 09788535938821
Capa: Alceu Chiesorin Nunes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 296
Dimensões: 16 cm X 23 cm
Peso: 0.459 kg