CanaisLançamentos

Livro revive a importância de Janete Costa

Colaborando com a RAIZ

Editora CEPE lança “JANETE COSTA – ARQUITETURA, DESIGN E ARTE POPULAR”
que retrata sob diferentes óticas a importante obra da arquiteta.

A arquiteta pernambucana de Garanhuns Janet Costa (1932-2008) literalmente virou-à-mesa da arquitetura brasileira. Principalmente em projetos de ambientes interiores, mudando o olhar que aceitava um artesanato balinês, mas nem podia ver um Mestre Vitalino. Seguindo de maneira bastante própria a trilha iniciada por outra arquiteta ícone, Lina Bo Bardi, a identidade brasileira é o diferencial estético da abordagem marcante de Janete Costa. Não por acaso, a edição 6 da Revista Raiz homenageia a arquiteta na seção Figuras de Raiz.

E é para reforçar esse legado que o livro “Janete Costa – Arquitetura, Design e Arte Popular”, com edição da Cepe e assinaturas de Júlio Cavani, Adélia Borges, Lauro Cavalcanti, Marcelo Rosenbaum e Marcus Lontra, ganha lançamento.

O livro Oferecer uma visão panorâmica e crítica sobre a obra de Janete Costa em seu conjunto, sob diversas perspectivas, é proporcionar uma percepção de sua importância histórica nos contextos da arquitetura modernista brasileira e da arte popular. Com ensaios analíticos de Adélia Borges, Lauro Cavalcanti, Julio Cavani, Marcus Lontra e Marcelo Rosenbaum, acompanhados de um amplo acervo de fotografias que retratam exposições, móveis, objetos, obras de arte, peças de artesanato e projetos de interiores, este livro procura contribuir para uma reflexão sobre o rico do legado sociocultural da consagrada arquiteta pernambucana.

Janete Costa - Divulgação - Revista Raiz
Janete Costa – Divulgação

“É um projeto importante como contribuição histórica para a cultura brasileira e especialmente para a arquitetura, o design e a arte popular. É um resgate em forma de publicação que servirá de referência definitiva, mas ainda há a possibilidade de novas pesquisas e novos recortes mais específicos e aprofundados”, destaca um dos curadores Julio Cavani.

A arquiteta Janete Costa realizou mais de 3 mil projetos, entre edifícios públicos e residenciais, sempre garantindo o diálogo com a brasilidade em torno de suas obras. No ano de 1992, foi curadora da exposição Viva o povo brasileiro realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Foi responsável também pela curadoria de mais de 50 exposições realizadas em museus e institutos como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva em Lisboa, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Casa Brasileira (MCB), dentre outros. Foi responsável ainda por curadorias na França e na Inglaterra.

A PUBLICAÇÃO

Com trabalho de pesquisa, levantamento e escolha de imagens a partir do acervo de família, tendo à frente a filha e o neto de Janete, a também arquiteta Roberta Borsoi e fotógrafo Francisco Baccaro, o livro ganhou vida em parceria com a Cepe e participação da Proa Cultural.

Além das imagens, as pouco mais de 150 páginas do livro trazem também textos – em português e em inglês – elaborados por convidados que, de acordo com Cavani, “oferecem olhares a partir de suas especialidades”.

“Adélia Borges é uma das principais jornalistas e críticas do Brasil na área de design e teve um grande contato com Janete. Rosenbaum é um grande nome da nova arquitetura brasileira contemporânea que assume ter sido influenciado por Janete, principalmente em iniciativas como o ‘Instituto A Gente Transforma’, no trabalho com artesãos. E Lontra, que atua principalmente como curador de artes visuais, também trabalhou com Janete e aborda a questão da valorização dos artistas em seus projetos”.

JANETE COSTA – ARQUITETURA, DESIGN E ARTE POPULAR

Autores: Adélia Borges, Julio Cavani, Lauro Cavalcanti, Marcelo Rosenbaum e Marcus Lontra
Pode ser encontrado no site da CEPE Editora (www.cepe.com.br) e nas livrarias.

R$ 100 (livro impresso) e R$ 40 (ebook).

CARACTERÍSTICAS
Dimensões: 22x32x1,5CM
Páginas: 161
Edição: 2020
ISBN: 978-65-990168-9-9

Colaborando com a RAIZ