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Pesquisa aponta aumento do consumo de cultura no Brasil

Colaborando com a RAIZ

Mais brasileiros realizaram atividades culturais em 2023 no comparativo com o ano anterior – 96% dos entrevistados neste novo ciclo contra 89% em 2022. O crescimento foi puxado pelo consumo de streaming de músicas, filmes e séries, contudo, atividades presenciais como apresentações artísticas, exposições e visitas a museus e centros culturais também registraram aumento.

Os dados são da 4ª edição da pesquisa Hábitos culturais, uma parceria do Observatório da Fundação Itaú e do Datafolha, que ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, entre os dias 1º e 28 de setembro de 2023.

Hábitos culturais no Brasil - Itaú Cultural/Datafolha - Revista Raiz
Hábitos culturais no Brasil – Itaú Cultural/Datafolha – Revista Raiz

Hábitos on-line

Consumir música (82% em 2023 e 80% em 2022) e produtos audiovisuais (74% em 2023 e 70% em 2022) em plataformas de streaming são as atividades favoritas dos brasileiros. Os podcasts também foram destacados por 48% dos entrevistados – em 2022, o índice era de 42%. Vale apontar que a maior parte dos ouvintes deste produto (64%) se concentra na faixa de 16 a 24 anos.

A leitura de livros on-line e e-books também cresceu, de 30% no ano passado para 42% em 2023. O acesso é maior entre as mulheres (44%) do que pelos homens (39%). Os jovens também são a faixa que puxa o consumo: 63% dos indivíduos possuem entre 16 e 24 anos.

Hábitos culturais no Brasil - Itaú Cultural/Datafolha - Revista Raiz
Hábitos culturais no Brasil – Itaú Cultural/Datafolha – Revista Raiz

Atividades presencias

As apresentações de música, dança e teatro foram realizadas por 45% dos entrevistados, 27 pontos percentuais maior que os 18% verificados em 2022. Outras atividades que apontam o crescimento são: cinema (33% em 2023 contra 26% em 2022), exposições e museus (26% em 2023 e 8% em 2022), centros culturais (19% contra 11%), teatro infantil (24% frente a 18%), bibliotecas (14% contra 11%), seminários (17% este ano contra 13% em 2022), oficinas de criação para crianças (de 7%, em 2022, para 10%), saraus de poesia, literários ou musicais (6% para 12%, entre 2022 e 2023).

Hábitos culturais no Brasil - Itaú Cultural/Datafolha - Revista Raiz
Hábitos culturais no Brasil – Itaú Cultural/Datafolha – Revista Raiz

Classes sociais, escolaridade e outros fatores

O levantamento indica que 100% dos indivíduos que se declararam de classes A/B realizaram alguma atividade cultural nos últimos 12 meses. A classe C registrou 98% de respostas afirmativas, enquanto nas classes D/E o índice cai para 88%.

Pessoas com mais escolaridade também estão propensos à terem mais hábitos culturais. No ensino superior, o índice foi de 100%; no ensino médio, 99%; e no ensino fundamental, o número cai para 89%.

Os principais motivadores para participar de atividades culturais presencialmente são convivência e interação (28%), espairecer, distração, diversão e lazer (23%), adquirir conhecimento (20%), conhecer novos lugares (12%), estar com a família e os filhos (12%) e novas experiências (11%).

Hábitos culturais no Brasil - Itaú Cultural/Datafolha - Revista Raiz
Hábitos culturais no Brasil – Itaú Cultural/Datafolha – Revista Raiz

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